Casas Familiares Rurais no contexto da Educação do Campo: um panorama das pesquisas na Região Norte 2008-2018
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6624Resumo
Este estudo é parte de uma investigação desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sobre a implantação de escolas do campo no modelo das Casas Familiares Rurais (CFR) em um município do estado do Pará, na região norte. Para nos apropriarmos das discussões acerca do objeto investigado, foi realizado o estado da arte das pesquisas em educação do campo e casas familiares rurais desenvolvidas em universidades da região. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa e para o sua execução, efetivou-se o mapeamento no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com o recorte temporal de 1998 a 2018, aplicando os descritores “educação do campo” e “casa familiar rural”. Este procedimento permitiu mapear as produções acadêmicas sobre a temática em diferentes áreas de conhecimento e nos apontou o cenário das discussões no âmbito de instituições de pesquisas investigadas, desvelando a dívida de conhecimento que se tem acerca da educação do campo, reafirmando a relevância de novos estudos que objetivam contribuir com as discussões sobre este tema, que se constitui um vasto campo a ser investigado.
Palavras-chave: educação do campo, casas familiares rurais, estado da arte.
Rural Households in the Countryside Education context: an outlook in researches in the North Region from 2008 to 2018
ABSTRACT: This paper is part of a research in the Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) at the Universidade Federal do Tocantins (UFT), about the countryside schools implantation according to the model of Casas Familiares Rurais (CFR) at the county of the Estado do Pará, located at North Region. We have reviewed the state of art in countryside education and Casas Familiares Rurais research, developed in research institutes at the region, in order to understand the discussion. This work has used a qualitative methodology, we have used the database from the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a series from 1998 to 2018, applying the descriptors "educação do campo" and "casa familiar rural". We have mapped academic works about this subject in different areas, which helped us to understand that exist a knowledge gap in the countryside education researches, which consolidates the relevance of news studies to contributes with this subject, and that is a big study field for investigations.
Keywords: countryside education, rural households, state of art.
Casas Familiares Rurales en el contexto de la Educación del Campo: un panorama de las investigaciones en la Región Norte 2008-2018
RESUMEN: Este estudio forma parte de una investigación desarrollada en el marco del Programa de Postgrado en Educación (PPGE) de la Universidad Federal do Tocantins (UFT), sobre la implantación de escuelas del campo en el modelo de las Casas Familiares Rurales (CFR) un municipio del estado de Pará, en la región norte. Para apropiarse de las discusiones sobre el objeto investigado, se realizó un panorama sobre el estado del arte de las investigaciones en educación del campo y casas familiares rurales desarrolladas en universidades de la región. La investigación adoptó el abordaje cualitativo y para su ejecución, se efectúa el mapeo en el banco de datos de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), con el recorte temporal de 1998 a 2018, aplicando los descriptores "educación del campo" y "casa familiar rural", este procedimiento permitió mapear las producciones académicas sobre la temática en diferentes áreas de conocimiento y nos apuntó al escenario de las discusiones en el ámbito de instituciones de investigaciones investigadas, desvelando la deuda de conocimiento que se tiene acerca de la educación del campo , reafirmando la relevancia de nuevos estudios sobre este tema, que se constituye un vasto campo a ser investigado.
Palabras clave: educación del campo, casas familiares rurales, estado del arte.
Downloads
Referências
Aires, H. Q. P. (2015). Um estudo sobre a pedagogia da alternância em Escolas Família Agrícola no estado do Tocantins (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Tocantins, Tocantins.
Almada, F. A. C. (2005). A experiência educativa de uma casa familiar rural e suas contribuições para o desenvolvimento local (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Pará.
Arroyo, M. G., Caldart, R.S., & Molina, M.C. (Orgs.). (2011). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes.
Arroyo, M. G. (2011). Educação básica e o movimento social do campo. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo (pp. 67-86). Petrópolis, RJ: Vozes.
Bardim, L. (2002). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70
Beserra, B., & Damasceno, M. N. (2004). Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educação e Pesquisa, 30(1), 73-89. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100005
Bourdieu, P. (1989). O poder simbólico. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand.
Caldart, R. S. (2012) Educação do campo. In Caldart, R. S. et al. (Orgs). Dicionário da Educação do Campo (pp. 257-264). Rio de Janeiro, RJ: Expressão Popular.
Caldart, R. S. (2011). A escola do campo em movimento. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo (pp. 89-131). Petrópolis, RJ: Vozes.
Costa, F. A; Carvalho, H. M. (2012). In Caldart, R. S. et al. (Orgs). Dicionário da Educação do Campo (pp. 257-264). Rio de Janeiro, RJ: Expressão Popular.
Estevam, D. O. (2012). Casa Familiar Rural: a formação com base na pedagogia da alternância. Florianópolis, RJ: Insular.
Ferreira, N. S. A. (2002). As Pesquisas Denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, 79(1), 257-272. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013
Freire, P. (2010). Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Gimonet, J. C. (2007). Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ: Vozes.
Gomes, D. A. (2015). Percursos e desafios da Licenciatura em Educação do Campo na UFT (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Tocantins, Tocantins.
Groulx, L. (2008). Contribuição da pesquisa qualitativa à pesquisa social. In Poupart, J. et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos (pp. 95-125), Petrópolis, RJ: Vozes.
Guimarães, M. S. S. (2017). A história de um intelectual orgânico em defesa da educação na Amazônia: Manoel do Carmo e a Casa Familiar Rural de Gurupá/PA (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Pará.
Lüdke, M. André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: E.P.U.
Medeiros, E. A., & Dias, A. M. I. (2015). O Estado da Arte Sobre a Pesquisa em Educação do Campo na Região Nordeste (1998-2015). Cadernos de Pesquisa, 22(3), 115-132. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n3.p.115-132
Melo, A. O. (2010). Educar para a sustentabilidade: a experiência da Casa Familiar Rural de Boa Vista do Ramos – Amazonas (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Amazonas, Amazonas.
Melo, A. O. (2017). Pedagogia da Alternância no Amazonas: uma práxis dos movimentos sociais da floresta e das Águas (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Amazonas, Amazonas.
Nosella, P. (2014). Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. Vitória, ES: EDUFES.
Pereira, D. S. (2015). O enfoque C-T-S na pedagogia da alternância o saber escolar e a prática cotidiana quilombola na Casa Familiar Rural de Jambuaçú - Moju – Pará (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Pará.
Santos, T. F. (2017). Desvelando cercas: o cenário da educação básica do e no campo no estado do Tocantins (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Tocantins, Tocantins.
Silva, L. H. (2012). As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias?. Curitiba, PR: CRV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).