Conselho Municipal de Educação e planejamento participativo: mecanismos de efetivação da gestão dos sistemas e escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13312

Palavras-chave:

Municipal Education., Institutionalization of the Municipal Education System of Tocantins., Municipal Council of Education., Participatory Planning.

Resumo

O presente texto faz a discussão acerca do Conselho Municipal de Educação (CME) tendo o planejamento participativo como mecanismo de efetivação do Sistema Municipal de Educação do Tocantins na perspectiva da gestão democrática. Em geral, o SME é entendido como um órgão burocrático municipal, mas este pode ser um espaço de aglutinação das vontades coletivas municipais para a efetivação do SME tendo o planejamento democrático-participativo como horizonte? Este texto, que é resultado de um estudo bibliográfico-documental realizado na perspectiva crítico-dialética, busca explicitar essa tensão entre o SME como órgão burocrático de regulação e como espaço e mecanismo democrático no âmbito dos municípios, incluindo os municípios da realidade tocantinense. O estudo em pauta possibilitou fazermos uma reflexão teórica sobre o conceito, natureza e função do CME e, para além do aspecto teórico, esclareceu sua importância, assim como apontou, na gestão da educação municipal, o planejamento participativo como um importante mecanismo de materialização das políticas municipais no âmbito do SME.    

Palavras-chave: educação municipal, institucionalização do SME do Tocantins, conselho municipal de educação, planejamento participativo.

 

Municipal Council of Education and participatory planning: mechanisms for the effective management of systems and schools

ABSTRACT. This text discusses the Municipal Council of Education (CME) with participatory planning as a mechanism for the effectiveness of the Municipal Education System of Tocantins from the perspective of democratic management. In general, the SME is understood as a municipal bureaucratic body, but can this be a space of agglutination of the municipal collective will for the realization of the SME having participatory-democratic planning as a horizon? This text, which is the result of a bibliographic-documental study carried out in a critical-dialectical perspective, seeks to explain this tension between the SME as a bureaucratic regulatory body and as a democratic space and mechanism within the municipalities, including the municipalities in the reality of Tocantins. The study in question allowed a theoretical reflection on the concept, nature and function of the CME and in addition to the theoretical aspect it clarified its importance, as well as pointing out participatory planning in the management of municipal education as an important mechanism for the materialization of municipal policies within the scope of the SME.

Keywords: municipal education, institutionalization of the municipal education system of Tocantins, municipal council of education, participatory planning.

 

Consejo Municipal de Educación y planificación participativa: mecanismos para la gestión efectiva de sistemas y escuelas

RESUMEN. Este texto discute el Consejo Municipal de Educación (CME) con la planificación participativa como mecanismo para la realización del Sistema Educativo Municipal de Tocantins desde la perspectiva de la gestión democrática. En general, el SME se entiende como un organismo burocrático municipal, pero ¿puede ser éste un espacio de aglutinación de las voluntades colectivas municipales para la realización del SME, teniendo la planificación democrático-participativa como horizonte? Este texto, resultado de un estudio bibliográfico-documental realizado en la perspectiva crítico-dialéctica, busca explicitar esta tensión entre el SME como órgano regulador burocrático y como espacio y mecanismo democrático dentro de los municipios, incluyendo los municipios de la realidad de Tocantins. El estudio en cuestión permitió hacer una reflexión teórica sobre el concepto, la naturaleza y función del CME y, además del aspecto teórico, aclaró su importancia, así como señaló, en la gestión de la educación municipal, la planificación participativa como un importante mecanismo para la materialización de las políticas municipales en el ámbito del SME.

Palabras clave: educación municipal, institucionalización del SME de Tocantins, consejo municipal de educación, planificación participativa.

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Biografia do Autor

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Participa, como membro, da Associação nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Compõe o quadro de formadores da Rede Colaboração Tocantins (RCT).  É pesquisador na área de Sociedade, Política e Gestão Educacional e Currículo, vinculado ao: Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural; Núcleo de pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED); Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObsSPE) e da Pesquisa Rede MAPA; e Rede Universitas/Br. E-mail: rcarvalho@uft.edu.br; ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7278-181X

Rute Soares Rodrigues, Conselho Municipal de Educação em Palmas - TO.

Mestre em educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria, Professora da rede Municipal de Palmas Tocantins. Vinculada ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT e ao Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (EpeEM/ObsSPE). Atualmente é Presidente da Câmara de educação Básica do Conselho Municipal de Educação em Palmas - TO e Coordenadora do Fórum Permanente de Educação (FE-Palmas). E-mail: rutte.sr@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7435-7553

Ana Cléia Gomes da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda em Educação-PPGE/UFT (2018), Especialista em: Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia pela UFT (2017) e em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo/FESPSP (2014) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins/UFT (2006).  Atualmente trabalha na Secretaria Municipal da Educação de Palmas-TO, como técnica, lotada na Diretoria do Ensino Fundamental e Formadora da Rede de ColaboAção do Tocantins- (RCT) Educação Infantil. É Sócia da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED; Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE e Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as) - (ABPN). Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GEpeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES e do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE/TO).

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

Francisco de Carvalho, R., Soares Rodrigues, R., & Gomes da Silva, A. C. (2021). Conselho Municipal de Educação e planejamento participativo: mecanismos de efetivação da gestão dos sistemas e escolas. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e13312. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13312

Edição

Seção

DOSSIÊ: GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA CRISE DA COVID-19