Sala Odeon: Contribuições para a História do Cinema na Amazônia - A recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12386Resumo
Neste trabalho, apresentamos os resultados da pesquisa que se deteve sobre a história da sala de diversões Odeon, erguida em Belém do Pará, no Brasil, no início do século XX. À luz dos estudos de recepção, a pesquisa teve como objetivo levantar elementos que permitissem inferir sobre o perfil do público e a natureza das películas exibidas, durante a década de 1910, no contexto de uma cidade da Amazônia, que vivenciava os impactos econômicos e migratórios do Primeiro Ciclo da Exploração da Borracha (1850 a 1920). Para a operacionalização da metodologia dos estudos, visitamos as memórias do pioneiro do cinema espanhol, Ramón de Baños Martínez, sobre o período em esteve na capital paraense, contratado como projecionista, operador de câmera e fotógrafo. Também buscamos levantar informações sobre a programação da Odeon, nas páginas do jornal O Estado do Pará, periódico fundado em 1911. Movimento teórico-metodológico norteado por Bernardet e Mascarello, quanto à necessidade da investigação sobre a História do Cinema Brasileiro ir além do campo da produção fílmica. A investigação revelou, entre outros aspectos, que mesmo já diante da predominância da exibição dos filmes importados, europeus e norte-americanos, o público estava sempre ávido pelas produções nacionais e, sobretudo, as locais, ovacionadas depois de se enfrentar longas filas e em sessões madrugada adentro. Revelam-se ainda as audiências colossais de filmes pornográficos, exclusivamente para as plateias masculinas, vendidos como milagroso elixir para os problemas de sexualidade.
Palavras-chave: cinema na amazônia, exibição, recepção, sala odeon.
Odeon theater: Contributions to the History of Cinema in the Amazon - The cinematographic reception and exhibition in the beginning of the 20th century
ABSTRACT. In this article, we present the results of the research that focused on the history of the Odeon amusement room, built in Belém do Pará, Brazil, at the beginning of the 20th century. In the light of reception studies, the research aimed to raise elements that allowed inferences about the profile of the public and the nature of the films exhibited during the 1910s, in the context of an Amazon city, which was experiencing economic and migratory impacts of the First Cycle of Rubber Exploitation (1850 to 1920). For the operationalization of the methodology of the studies, we visited the memories of the pioneer of Spanish cinema, Ramón de Baños Martínez, about his period in the capital of Pará, hired as a projectionist, camera operator and photographer. We also sought to gather information about Odeon's programming, in the pages of the newspaper O Estado do Pará, a periodical founded in 1911. Theoretical-methodological movement guided by Bernardet and Mascarello, regarding the need for research on the History of Brazilian Cinema to go beyond the field of film production. The investigation revealed, among other aspects, that even given the predominance of showing imported, European and North American films, the public was always eager for national and, above all, local productions, applauded after facing long lines and in late-night sessions. It also reveals the colossal audiences of pornographic films, exclusively for male audiences, sold as a miraculous elixir for the problems of sexuality.
Keywords: cinema in the amazon, exhibition, reception, odeon theater.
Sala Odeon: Contribuciones a la historia del cine en la Amazonía - La recepción y la exhibición cinematográficas en los inicios del siglo XX
RESUMEN. En este artículo presentamos los resultados de la investigación que se centró en la historia de la sala de diversiones Odeón, construida en Belém del Pará, Brasil, a principios del siglo XX. A la luz de los estudios de recepción, la investigación tuvo como objetivo plantear elementos que permitieran realizar inferencias sobre el perfil del público y la naturaleza de las películas exhibidas durante la década de 1910, en el contexto de una ciudad amazónica, que estaba experimentando impactos económicos y migratorios del Primer ciclo de explotación del caucho (1850 a 1920). Para la operacionalización de la metodología de los estudios, visitamos las memorias del pionero del cine español, Ramón de Baños Martínez, sobre el período que estuvo en la capital de Pará, contratado como proyeccionista, operador de cámara y fotógrafo. También buscamos obtener información sobre la programación de Odeon, en las páginas del periódico O Estado do Pará, fundado en 1911. Movimiento teórico-metodológico guiado por Bernardet y Mascarello, sobre la necesidad de investigar la Historia del Cine Brasileño para ir más allá del campo de la producción cinematográfica. La investigación reveló, entre otros aspectos, que aun ante el predominio de proyecciones de películas importadas, europeas y norteamericanas, el público siempre estuvo ávido de producciones nacionales y, sobre todo, locales, aplaudidas tras haber enfrentado largas colas y en sesiones continuando por la madrugada. También revela las audiencias colosales de películas pornográficas, exclusivamente para el público masculino, vendidas como un elixir milagroso para los problemas de la sexualidad.
Palabras clave: cine en la amazonia, exhibición, recepción, sala odeon.
Downloads
Referências
Altenloh, E. (1914). Zur Soziologie des Kino. Prose Nonfiction, 110. Recuperado de:
https://scholarsarchive.byu.edu/sophnf_nonfict/110
Bernardet, J. C. (2008). Historiografia clássica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogia. São Paulo, SP: Annablume.
Bernardet, J. C. (2009). Propostas para uma história do Cinema Brasileiro. São Paulo, SP: Companhia das Letras.
Eltermann, R. F. (2018). Buscar nos escritos as imagens perdidas (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Fundação Biblioteca Nacional - FBN – Hemeroteca Digital (n.d.). O Estado do Pará (1910-1919) [Base de dados eletrônica]. Recuperado em 5 maio, 2021, de https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/
González López, P. (1986). Un catalán, pionero del cine en Brasil. La aventura de Ramón de Baños en Belem do Pará (1911-1913). D’art [en línia], 12, 211-221. Recuperado de: https://www.raco.cat/index.php/Dart/article/view/100148
Internet Movie Database - IMDB (n.d.). [Base de dados eletrônica]. Recuperado em 6 maio, 2021, de https://www.imdb.com/
Jullier, L. (2012). Cinéfilos y Cinefilias. Bueno Aires. AR: La Marca Editora.
Mascarello, F. (2006). Os estudos culturais e a recepção cinematográfica: um breve mapeamento crítico. In Jacks, N., & Souza, C. (Orgs). Mídia e Recepção: televisão, cinema e publicidade (pp. 74-99). Salvador, BA: Edufba.
Mascarello, F. (2008). Reinventando o conceito de cinema nacional. In Baptista, M., & Mascarello, F. (Orgs,). Cinema Mundial Contemporâneo (pp. 25-54). Campinas, SP: Papirus.
Menezes, L. M. (2013). Imigração: "zonas de sombra" documentais. In Arruda, J., Ferlini, V., Matos, M., & Sousa, F. (Orgs.). De colonos a imigrantes – I(E)migração portuguesa para o Brasil (pp. 149-161). São Paulo, SP: Alameda.
Mnemocine (n.d.). [Base de dados eletrônica]. Recuperado em 7 maio, 2021, de http://www.mnemocine.com.br/
Petit, P. (2010). Ramón de Baños, um pioneiro do cinema catalão em Belém do Pará nos tempos da borracha (1911-1913). O Olho da História, 15, 1-16.
Ribeiro, S. (2019). Cine Ópera - Belém-PA: Arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém.
Ruiz-Peinado, J. L. (2013). Ramón de Baños, o início do cinema na Amazônia. In Arruda, J., Ferlini, V., Matos, M., & Sousa, F. (Orgs.). De colonos a imigrantes – I(E)migração portuguesa para o Brasil (pp. 277-287). São Paulo, SP: Alameda.
Salles, V. (2012). No declínio da ópera chegou o cinema no Pará. In Veriano Direito Álvares, P., & Álvares, M. L. M. (Orgs.). Cinema Olympia: 100 anos da história social de Belém (pp. 45-56). Belém, PA: GEPEM.
Souza, J. I. M. (2018). Os Primórdios do Cinema no Brasil. In Ramos, F. P., & Schvarzman, S. (Orgs.). Nova História do Cinema Brasileiro (pp. 16-51). São Paulo. SP: Edições Sesc São Paulo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).