2001-2021, duas décadas da Brigada Nacional de Teatro do MST Patativa do Assaré: ressonâncias, desafios e interfaces com o trabalho teatral da Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12410Resumo
O artigo analisa a experiência de duas décadas de atuação da Brigada Nacional de Teatro do MST em comunidades camponesas de diversos estados brasileiros, por meio das metodologias da observação participante, da revisão bibliográfica e da pesquisa qualitativa O trabalho evidencia as tradições do teatro político e popular que ensejam a experiência teatral do MST. Um dos resultados da pesquisa é destacar que a peculiar dinâmica de produção e circulação da Brigada teve desdobramentos em universidades públicas, nas Licenciaturas em Educação do Campo, demonstrando o potencial de construção de uma cultura política contra-hegemônica.
Palavras-chave: teatro do oprimido, MST, cultura política, educação do campo.
2001-2021, two decades of the National Theater Brigade of the MST Patativa do Assaré: resonances, challenges and interfaces with the theatrical work of Rural Education
ABSTRACT. The article analyzes the experience of two decades of work by the MST National Theater Brigade in peasant communities in several Brazilian states, through the methodologies of participant observation, literature review and qualitative research. The work highlights the traditions of popular and political theater that give rise to the theatrical experience of the MST. One of the results of the research is to highlight that the peculiar dynamics of production and circulation of the Brigade had consequences in public universities, in the Degrees in Rural Education, demonstrating the potential for building a counter-hegemonic political culture.
Keywords: theater of the oppressed, MST, political culture, rural education.
2001-2021, dos décadas de la Brigada Nacional de Teatro del MST Patativa do Assaré: resonancias, desafíos e interfaces con el trabajo teatral de Educación del Campo
RESUMEN. El artículo analiza la experiencia de dos décadas de trabajo de la Brigada Nacional de Teatro MST en comunidades campesinas de varios estados brasileños, a través de las metodologías de observación participante, revisión de literatura e investigación cualitativa. El trabajo destaca las tradiciones del teatro popular y político que dan origen a la experiencia teatral del MST. Uno de los resultados de la investigación es resaltar que la peculiar dinámica de producción y circulación de la Brigada tuvo consecuencias en las universidades públicas, en los Grados en Educación Rural, demostrando el potencial para construir una cultura política contra hegemónica.
Palabras clave: teatro del oprimido, MST, cultura política, educación del campo.
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