Educação Ambiental e sustentabilidade: estudo de caso na Escola Estadual do Campo Padre Antônio Vieira – Ensino Fundamental, Francisco Alves/PR
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10817Palavras-chave:
Environmental diagnosis, Environmental Perception, Sense of Belonging, Subject of the field.Resumo
A escola do campo pode ser um dos principais espaços da transformação humana, quando se leva em consideração a historicidade e os conhecimentos locais. Para tanto, torna-se fundamental a existência de estrutura adequada e o reconhecimento de mecanismos de construção da identidade do sujeito do campo. Assim, propicia-se o desenvolvimento do sentido de pertencimento que pode transformar a localidade onde a escola está inserida. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo caracterizar a Escola Estadual do Campo Padre Antônio Vieira – Ensino Fundamental, localizada no distrito de Rio Bonito, município de Francisco Alves, Paraná (PR), quanto aos aspectos da educação ambiental e sustentabilidade. Dessa forma, abordou-se principalmente os aspectos qualitativos, por meio das metodologias de pesquisa documental, percepção ambiental e análise de grupo focal. Os dados obtidos foram categorizados seguindo a metodologia da análise do conteúdo. A partir das informações obtidas, foram observados alguns pontos sensíveis ligados ao tripé da sustentabilidade, como: no aspecto ambiental verificou-se a carência de ações voltadas para educação ambiental e poucas práticas ambientais corretas; no aspecto social, a ausência do sentimento de pertencimento da comunidade escolar, a desvalorização do processo ensino aprendizagem e horta abandonada; no aspecto econômico observou-se a dificuldade financeira das famílias.
Palavras-chave: ensino fundamental, escola do campo, percepção ambiental, sentido de pertencimento.
Environmental Education and sustainability: case study at Campo Padre Antônio Vieira State School - Elementary School, Francisco Alves / PR
ABSTRACT. The rural school can be one of the main spaces for human transformation, when historicity and local knowledge are taken into account. Therefore, it is essential to have an adequate structure and to recognize mechanisms for building the identity of the subject in the field. Thus, it fosters the development of a sense of belonging that can transform the location where the school is located. In this context, this work aimed to characterize the State School of Campo Padre Antônio Vieira - Elementary School, located in the district of Rio Bonito, municipality of Francisco Alves, Paraná (PR) regarding aspects of environmental education and sustainability. Thus this end, the qualitative aspects were mainly addressed, using documentary research methodologies, environmental perception and focus group analysis. The data obtained were categorized according to the content analysis methodology. From the information obtained, some sensitive points related to the sustainability tripod were observed, such as: In the environmental aspect, it was found the lack of actions aimed at environmental education and few correct environmental practices; In the social aspect, the absence of the feeling of belonging to the school community, devaluation of the teaching-learning process and abandoned garden; In the economic aspect, the families' financial difficulties were observed.
Keywords: elementary school, countryside school, environmental perception, sense of belonging.
Educación Ambiental y sostenibilidad: estudio de caso en la Escuela Estatal Campo Padre Antônio Vieira - Escuela primaria, Francisco Alves / PR
RESUMEN. La escuela rural puede ser uno de los principales espacios para la transformación humana, cuando se tiene en cuenta la historicidad y el conocimiento local. Por lo tanto, es esencial tener una estructura adecuada y reconocer mecanismos para construir la identidad del sujeto en el campo. Por lo tanto, fomenta el desarrollo de un sentido de pertenencia que puede transformar la ubicación donde se encuentra la escuela. En este contexto, este trabajo tuvo como objetivo caracterizar la Escuela Estatal de Campo Padre Antônio Vieira - Escuela Primaria, ubicado en el distrito de Rio Bonito, municipio de Francisco Alves, Paraná (PR) en relación con aspectos de educación ambiental y sostenibilidad. De esa forma, los aspectos cualitativos se abordaron principalmente, utilizando metodologías de investigación documental, percepción ambiental y análisis de grupos focales. Los datos obtenidos se clasificaron según la metodología de análisis de contenido, estudiada por Bardin (2016). A partir de la información obtenida, se observaron algunos puntos sensibles relacionados con el trípode de sostenibilidad, tales como: En el aspecto ambiental, fue encontrado la falta de acciones dirigidas a la educación ambiental y pocas prácticas ambientales correctas; En el aspecto social, la ausencia del sentimiento de pertenencia a la comunidad escolar, la devaluación del proceso de enseñanza-aprendizaje y el jardín abandonado; En el aspecto económico, se observaron las dificultades financieras de las familias.
Palabras clave: escuela primaria, escola do campo, percepción ambiental, sentido de pertenencia.
Downloads
Referências
Alves, C. G. R., Melo, L. C. B., & Santos, V. M. S. A. (2017). Educação do Campo e Educação Ambiental: Interconexões possíveis para a construção de um ensino crítico e transformador. Debate em Educação, 9(18), 87-97. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p87
Arruda, C. E., Yaegashi, S. F. R., Paccola, E. A. S., & Milani, R. G. (2018). Percepção Ambiental e Afetividade: Vivências em uma Horta Comunitária. Ambiente e Sociedade, (21). São Paulo, 2018.
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdos. Tradução Luiz Antonio Reto, Augusto Pinheiro. 3ª reimpressão. São Paulo: Edições 70.
Caldart, R. S. (2002). Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In Articulação Nacional “Por uma Educação do Campo”. Educação do campo: identidade e políticas públicas – Caderno 4. Brasília, DF: ANCA.
Dalberio, M. C. B. (2008). Gestão democrática e participação na escola pública popular. Revista Iberoamericana de Educación, 47(3), 1-12. Recuperado de https://rieoei.org/historico/deloslectores/2420Borges.pdf.
Decreto nº 7.352 de 01 de dezembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm
Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação do Campo. (2010). Secretaria de Estado da Educação. Curitiba. Recuperado de http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/diretrizescurricularesestaduaisdaeducacaodocampo.pdf.
Freire, P. (2000). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. (50a ed.) Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, P. (2014). Educação e Mudança. 36. ed. rev. e atual. São Paulo: Paz e Terra.
Helene, O., & Mariano, L. (2020). Educação e Desigualdade na Distribuição de Rendas. Educação e Sociedade, (41), 1-12. https://doi.org/10.1590/es.223485
Kripka, R. M. L., Scheller, M., & Bonotto, D. L. (2015). Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigações UNAD, 14(2), 243-247.
Massena, F. S., & Marinho, E. C. P. (2011). Educação ambiental: considerações a partir da teoria das necessidades. JURIS-Revista da Faculdade de Direito, 16, 167-168.
Mora, E. A., Gomes, P. P., & Barbado, N. (2020). Environmental Education practices as tools in the development of the subject’s sense of belonging country school. Research, Society and Development, 9(12), 1-18. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10911
Prefeitura Municipal de Francisco Alves. (2019). Sobre Francisco Alves. Francisco Alves. Recuperado de https://www.franciscoalves.pr.gov.br/sobre.
Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual do Campo Padre Antônio Vieira – Ensino Fundamental. (2016). 188p. Francisco Alves/PR.
Rambo, R. A. (2018). Emancipação na Perspectiva de Paulo Freire. Revista IBC. Recuperado de http://docplayer.com.br/30983183-Emancipacao-na-perspectiva-de-paulo-freire.html.
Reis, L. C. L., Semedo, L. T. A. S., & Gomes, R. C. (2012). Conscientização Ambiental: da Educação Formal a Não Formal. Revista Fluminense de Extensão Universitária, 2(1), 47-60.
Resolução n. 01 de 18 de fevereiro de 2002. Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Básica. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192.
Rosa, M. A. (2015). Desafios da Educação Ambiental nas Escolas do Campo. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, 10(26), 258-276.
Santos, S. L. F., & Sousa, R. P. (2018). Educação Ambiental nas escolas rurais: contribuições das pesquisas científicas no Brasil. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 35(2), 105-124. https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7676
Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (2019). Paraná Inteligência Artificial [Portal], nov. 12. Recuperado de http://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Secretaria-comeca-preparacao-para-Prova-Parana-Mais#
Silva, C. D. D. (2015). A educação Ambiental nas escolas do campo: Construções e desafios. Recuperado de https://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-ambiental-nas-escolas-do-campo-contribuicoes-e-desafios/132357.
Silva, J. K. S., & Pontes, A. N. (2015). Educação Ambiental em Ambiente Não-formal: Uma Experiência Estatal. In Anais do IV Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia (pp. 254-263). Belém. Recuperado de file:///C:/Users/Edinei/Downloads/v2p254.pdf.
Yin, R. K. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. (3a ed.) Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).