Educação Ambiental e sustentabilidade: estudo de caso na Escola Estadual do Campo Padre Antônio Vieira – Ensino Fundamental, Francisco Alves/PR

Autores

  • Edinei Aparecido Mora Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR
  • Patrícia Pereira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR https://orcid.org/0000-0003-3407-1483
  • Norma Barbado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR https://orcid.org/0000-0002-0562-3958

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10817

Palavras-chave:

Environmental diagnosis, Environmental Perception, Sense of Belonging, Subject of the field.

Resumo

A escola do campo pode ser um dos principais espaços da transformação humana, quando se leva em consideração a historicidade e os conhecimentos locais. Para tanto, torna-se fundamental a existência de estrutura adequada e o reconhecimento de mecanismos de construção da identidade do sujeito do campo. Assim, propicia-se o desenvolvimento do sentido de pertencimento que pode transformar a localidade onde a escola está inserida. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo caracterizar a Escola Estadual do Campo Padre Antônio Vieira – Ensino Fundamental, localizada no distrito de Rio Bonito, município de Francisco Alves, Paraná (PR), quanto aos aspectos da educação ambiental e sustentabilidade. Dessa forma, abordou-se principalmente os aspectos qualitativos, por meio das metodologias de pesquisa documental, percepção ambiental e análise de grupo focal. Os dados obtidos foram categorizados seguindo a metodologia da análise do conteúdo. A partir das informações obtidas, foram observados alguns pontos sensíveis ligados ao tripé da sustentabilidade, como: no aspecto ambiental verificou-se a carência de ações voltadas para educação ambiental e poucas práticas ambientais corretas; no aspecto social, a ausência do sentimento de pertencimento da comunidade escolar, a desvalorização do processo ensino aprendizagem e horta abandonada; no aspecto econômico observou-se a dificuldade financeira das famílias. 

Palavras-chave: ensino fundamental, escola do campo, percepção ambiental, sentido de pertencimento. 

 

Environmental Education and sustainability: case study at Campo Padre Antônio Vieira State School - Elementary School, Francisco Alves / PR

ABSTRACT. The rural school can be one of the main spaces for human transformation, when historicity and local knowledge are taken into account. Therefore, it is essential to have an adequate structure and to recognize mechanisms for building the identity of the subject in the field. Thus, it fosters the development of a sense of belonging that can transform the location where the school is located. In this context, this work aimed to characterize the State School of Campo Padre Antônio Vieira - Elementary School, located in the district of Rio Bonito, municipality of Francisco Alves, Paraná (PR) regarding aspects of environmental education and sustainability. Thus this end, the qualitative aspects were mainly addressed, using documentary research methodologies, environmental perception and focus group analysis. The data obtained were categorized according to the content analysis methodology. From the information obtained, some sensitive points related to the sustainability tripod were observed, such as: In the environmental aspect, it was found the lack of actions aimed at environmental education and few correct environmental practices; In the social aspect, the absence of the feeling of belonging to the school community, devaluation of the teaching-learning process and abandoned garden; In the economic aspect, the families' financial difficulties were observed.

Keywords: elementary school, countryside school, environmental perception, sense of belonging.

 

Educación Ambiental y sostenibilidad: estudio de caso en la Escuela Estatal Campo Padre Antônio Vieira - Escuela primaria, Francisco Alves / PR

RESUMEN. La escuela rural puede ser uno de los principales espacios para la transformación humana, cuando se tiene en cuenta la historicidad y el conocimiento local. Por lo tanto, es esencial tener una estructura adecuada y reconocer mecanismos para construir la identidad del sujeto en el campo. Por lo tanto, fomenta el desarrollo de un sentido de pertenencia que puede transformar la ubicación donde se encuentra la escuela. En este contexto, este trabajo tuvo como objetivo caracterizar la Escuela Estatal de Campo Padre Antônio Vieira - Escuela Primaria, ubicado en el distrito de Rio Bonito, municipio de Francisco Alves, Paraná (PR) en relación con aspectos de educación ambiental y sostenibilidad. De esa forma, los aspectos cualitativos se abordaron principalmente, utilizando metodologías de investigación documental, percepción ambiental y análisis de grupos focales. Los datos obtenidos se clasificaron según la metodología de análisis de contenido, estudiada por Bardin (2016). A partir de la información obtenida, se observaron algunos puntos sensibles relacionados con el trípode de sostenibilidad, tales como: En el aspecto ambiental, fue encontrado la falta de acciones dirigidas a la educación ambiental y pocas prácticas ambientales correctas; En el aspecto social, la ausencia del sentimiento de pertenencia a la comunidad escolar, la devaluación del proceso de enseñanza-aprendizaje y el jardín abandonado; En el aspecto económico, se observaron las dificultades financieras de las familias.

Palabras clave: escuela primaria, escola do campo, percepción ambiental, sentido de pertenencia.  

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Biografia do Autor

Edinei Aparecido Mora, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Licenciado em Ciências Exatas, Ciências Biológicas e bacharel em Direito, especialista em Interdisciplinaridade na Escola e Gênero e Diversidade na Escola, mestre em Sustentabilidade, com atuação profissional no Núcleo Regional da Educação de Umuarama/PR como técnico pedagógico da Diversidade e Coordenação de Frequência e Aprovação.

Patrícia Pereira Gomes , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Bióloga, mestre e doutora em Ecologia, docente do Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama.

Norma Barbado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Bióloga, mestre em Educação, doutora em Agronomia, docente do Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama.

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Publicado

2021-05-16

Como Citar

Mora, E. A., Pereira Gomes , P. ., & Barbado, N. (2021). Educação Ambiental e sustentabilidade: estudo de caso na Escola Estadual do Campo Padre Antônio Vieira – Ensino Fundamental, Francisco Alves/PR. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e10817. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10817

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos