O ensino da matemática escolar no contexto da Educação do Campo: reflexões a partir de documentos oficiais
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12402Resumo
Esta pesquisa busca refletir sobre as potencialidades e implicações de três entre os seis princípios indicados nas Referências para uma Política Nacional de Educação do Campo (2004), e que emergem dos documentos educacionais sobre a política de Educação do Campo no ensino da Matemática escolar. Os procedimentos metodológicos adotados fundamentam-se na análise documental de política educacional, neste caso específico, as que tratam da educação construída pelas populações do campo. Partimos do seguinte problema: Quais as potencialidades e implicações da incidência dos princípios da educação do campo no ensino da matemática escolar? A pesquisa permitiu uma ampliação das discussões suscitadas pelo Movimento por uma Educação do Campo, sinalizando que as possíveis implicações da incidência dos princípios da Educação do Campo no ensino da Matemática escolar estão principalmente na relação entre o conteúdo matemático formal e a realidade campesina, já as potencialidades dessa incidência encontram-se, na possibilidade de uma formação escolar articulada a um projeto emancipatório.
Palavras-chave: princípios da educação do campo, ensino de matemática, documentos oficiais.
The teaching of school mathematics in the context of Countryside Education: reflections from official documents
ABSTRACT. This research seeks to reflect on the potential and implications of three of the six principles indicated in the References for a National Countryside Education Policy (2004), and that emerge from educational documents on the countryside Education policy in the teaching of School math. The methodological procedures adopted are based on the documentary analysis of educational policy, in this specific case, those dealing with education built by rural populations. We start from the following problem: What are the potentials and implications of the incidence of rural education principles in the teaching of school mathematics? The research allowed an expansion of the discussions raised by the Movement for Countryside Education, signaling that the possible implications of the incidence of the principles of Countryside Education in the teaching of school Mathematics, are mainly in the relationship between formal mathematical content and peasant reality, already the potential of this incidence is found in the possibility of school education linked to an emancipatory project.
Keywords: principles of countryside education, mathematics teaching, official documents.
La enseñanza de la matemática escolar en el contexto de la Educación Rural: reflexiones a partir de documentos oficiales
RESUMEN. Esta investigación busca reflexionar sobre las potencialidades e implicaciones de tres entre los seis principios indicados en las Referencias para una Política Nacional de Educación Rural (2004), y que emergen de los documentos educativos sobre la política de Educación Rural en la enseñanza de la Matemática escolar. Los procedimientos metodológicos adoptados se fundamentan en el análisis documental de políticas educativas, en este caso específico, las que tratan de la educación construida por las poblaciones del campo. Partimos del siguiente problema: ¿Cuáles son las potencialidades e implicaciones de la incidencia de los principios de la educación rural en la enseñanza de la matemática escolar? La investigación permitió una ampliación de las discusiones suscitadas por el Movimiento por una Educación Rural, señalando que las posibles implicaciones de la incidencia de los principios de la Educación Rural en la enseñanza de la Matemática escolar están principalmente en la relación entre el contenido matemático formal y la realidad campesina, ya que las potencialidades de esa incidencia se encuentran, en la posibilidad de una formación escolar articulada a un proyecto emancipatorio.
Palabras clave: principios de la educación rural, enseñanza de matemática, documentos oficiales.
Downloads
Referências
Alencar, M. F. S. (2015) Princípios pedagógicos da educação do campo: caminho para o fortalecimento da escola do campo. Ci. & Tróp. Recife, 39(2), 41-72.
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado.
Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394/96 – 24 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF.
Brasil. (1998). Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática ensino de quinta a oitava séries. Brasília, DF: MEC/SEF.
Brasil. (2001). Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 36 de 04 de dezembro de 2001. Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo. Relatora: Edla de Araújo Lira Soares. Brasília, D.
Brasil. (2002). Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 01 de 03 de abril de 2002. Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, DF.
Brasil. (2004). Referências para uma Política Nacional do Campo. Cadernos de Subsídios. Brasília (DF): MEC/SECAD/Grupo de Trabalho de Educação do Campo.
Brasil. (2008). Conselho Nacional de Educação. Resolução. Resolução n. 02 de 28 de abril de 2008. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, DF.
Brasil. (2010). Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Brasília.
Caldart, R. S. (2004). Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In Arroyo, M., Caldart, R. S., & Molina, M. (Orgs.). Por Uma Educação do Campo (pp. 18-25). Petrópolis, RJ: Vozes.
Conte, I. I., & Ribeiro, M. (2017). Escola do campo: relação entre conhecimentos, saberes e culturas. Educação e Pesquisa, 43(3), 847-862. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201707160785
D'Ambrósio, U. (1998). Etnomatemática – arte ou técnica de explicar e conhecer. – São Paulo: Ática.
D'Ambrósio, U. (2001). Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. – Belo Horizonte: Autêntica (Coleção em Educação Matemática, 1).
Duarte, C. G. (2014). Relações entre a educação matemática escolar e educação do campo. In Brasil. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Matemática do Campo (pp. 21-25). Brasília: MEC, SEB.
Fernandes, S. S. (2006). A contextualização no ensino de Matemática – um estudo com alunos e professores do ensino fundamental da rede particular de ensino do Distrito Federal (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Católica de Brasília, Brasília.
Freire. P. (1996). Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Lima, A. S. (2014). Educação do campo e educação matemática: relações estabelecidas por professores e camponeses do Agreste e Sertão de Pernambuco (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru.
Lima, A. S., & Lima I. M. S. (2013). Educação matemática e educação do campo: Desafios e possibilidades de uma articulação. Em teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 4(3), 1-10.
Molina, M. C. (2017). Contribuições das licenciaturas em Educação do Campo para as políticas de formação de educadores. Educação & Sociedade, 38, 587-609. https://doi.org/10.1590/es0101-73302017181170
Neves, M. J. B., Santos, P. F., & Guerra, R. B. (2010). Educação matemática crítica: um olhar reflexivo acerca do seu caráter emancipatório e motivacional. In X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática. Salvador, BA.
Oliveira, C. M., & Bogaio, D. L. (2012). Bases legais para uma educação do e no campo e as experiências educativas de uma escola de agroecologia na região norte do Paraná. In IX Seminário ANPED SUL. Caxias, RS.
Otani. S. (2010). Considerações a respeito do termo “contextualização” no ensino da matemática: reflexões a partir da pedagogia histórico-crítica. In II Simpósio Nacional de Educação e XXI Semana de Pedagogia. Cascavel. Anais do II Simpósio Nacional de Educação e XXI Semana de Pedagogia.
Pinto, V. M. (2013). Educação do campo e emancipação: possibilidades pedagógicas em torno da metodologia e do conteúdo na escola de formação sindical da CONTAG. Recuperado de: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/publicacoes-seminarios-do-gepec/seminarios-de-2013/1-educacao-do-campo-movimentos-sociais-e-politicas-publicas/a16-educacao-do-campo-e-emancipacao-possibilidades.pdf/view. Acessado em: 4 de junho de 2021.
Rodrigues, H. C. C., & Bonfim, H. C. C. (2017). A educação do campo e seus aspectos legais. In EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação. Curitiba, PR.
Teixeira Jr, V. P. (2018). Contextualização e valorização em Wittgenstein: discussões na relação entre educação matemática e educação do campo. Acta Scientiarum. Education, 40, 1-11. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i3.37801
Vilaça, M. L. C. (2010). Pesquisa e ensino: considerações e reflexões. Revista E-scrita, 1(2), 59-74.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).