O processo histórico-social da Terra Indígena Guarita
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8533Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral conhecer as especificidades do modo de ser Guarani, na Tekoá Ka’aguy Porã (Aldeia Indígena Gengibre), localizada na Terra Indígena Guarita, situada na região noroeste do Rio Grande do Sul. O estudo é produto de uma disciplina do 4º semestre de um curso de Licenciatura em Educação do Campo, ofertado por uma Universidade Federal na modalidade à distância. Para realizar a pesquisa primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a realidade indígena no Brasil, posteriormente uma pesquisa documental buscando elementos sobre o processo histórico de formação e organização da Terra Indígena Guarita, através de observação direta, conversas informais e entrevistas, resultando numa análise descritiva dos dados. Os resultados da pesquisa possibilitaram conhecer o cotidiano e os modos de vida do povo Guarani, identificando especificidades do modo de ser Guarani na Tekoá Ka’aguy Porã, incluindo suas crenças, hábitos alimentares e elementos da cultura material, colaborando desta forma, com a formação do futuro licenciado que pode vivenciar de perto um pouco da diversidade que possivelmente encontrará na sala de aula. Por meio da observação e da interação com o objeto da pesquisa foi evidenciado também a relação deste povo com a natureza e o meio ambiente.
Palavras-chave: pesquisa em educação, cultura, terra indígena, formação de professores.
The historical-social process of the Guarita Indigenous Land
ABSTRACT. The present study has as general objective to know the specificities of the Guarani way of being, in Tekoá Ka'aguy Porã (Indigenous Village Gengibre), located in the Terra Indígena Guarita, located in the northwest region of Rio Grande do Sul. The study is the product of a discipline of the 4th semester of a Licentiate Course in Rural Education, offered by a Federal University in the distance modality. In order to carry out the research, a bibliographic review on the indigenous reality in Brazil was carried out, later on, a documentary search seeking elements on the historical formation and organization process of the Guarita Indigenous Land, through direct observation, informal conversations and interviews resulting in a descriptive analysis of the Dice. The results of the research made it possible to know the daily life and the ways of life of the Guarani people, identifying specificities of the way of being Guarani in Tekoá Ka'aguy Porã, including their beliefs, eating habits and elements of material culture, thus collaborating with the formation of the future graduate who can experience up close a little bit of the diversity that he will possibly find in the classroom. Through observation and interaction with the research object, the relationship of these people with nature and the environment was also evidenced.
Keywords: research in education, culture, indigenous land, teacher training.
El proceso histórico-social de la Tierra Indígena Guarita
RESUMEN. El presente estudio tiene como objetivo general conocer las especificidades de la forma de ser guaraní, en Tekoá Ka'aguy Porã (Pueblo Indígena Gengibre), ubicado en la Terra Indígena Guarita, ubicada en la región noroeste de Rio Grande do Sul. El estudio es el producto de una disciplina del 4to semestre de un Curso de Licenciatura en Educación Rural, ofrecido por una Universidad Federal en la modalidad a distancia. Para llevar a cabo la investigación, se realizó una revisión bibliográfica sobre la realidad indígena en Brasil, luego, una búsqueda documental buscando elementos sobre el proceso histórico de formación y organización de la Tierra Indígena Guarita, a través de observación directa, conversaciones informales y entrevistas que resultaron en un análisis descriptivo del Dado. Los resultados de la investigación permitieron conocer la vida cotidiana y las formas de vida de los guaraníes, identificando las especificidades de la forma de ser guaraníes en Tekoá Ka'aguy Porã, incluidas sus creencias, hábitos alimenticios y elementos de la cultura material, colaborando así con la formación del futuro graduado que puede experimentar de cerca un poco de la diversidad que posiblemente encontrará en el aula. A través de la observación y la interacción con el objeto de investigación, también se evidenció la relación de estas personas con la naturaleza y el medio ambiente.
Palabras clave: investigación en educación, cultura, tierras indígenas, formación del profesorado.
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