A questão agrária na prática pedagógica dos/as professores/as egressos/as da LEC/UFBA: o desafio de efetivar o projeto de escolarização da classe trabalhadora
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12940Palavras-chave:
Rural Education. Agrarian issue. Pedagogical PracticeResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou o trabalho pedagógico realizado por professores(as) egressos(as) do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Problematiza-se as contradições da sociedade capitalista para explicitar os rebatimentos sobre a classe trabalhadora em termos de exclusão e limitações no acesso aos bens materiais e culturais. Levanta-se a questão agrária como uma questão fundante da sociedade capitalista e seus desdobramentos sobre a classe trabalhadora. Apresenta-se a Educação do Campo como projeto da classe trabalhadora cujo intuito é enfrentar a ordem estrutural posta pela sociedade burguesa. Analisa-se o trabalho pedagógico dos sujeitos da pesquisa à luz dos quatro pilares que alicerçaram o Projeto Político do Curso (PPC), a saber: consistente base teórica, formação política, consciência de classe e organização revolucionária com inserção nas lutas de classes com olhar direcionado para o trato pedagógico dado à categoria questão agrária, tendo em vista confrontar a concepção da formação e a prática dos(as) docentes no que diz respeito à implementação de uma prática pedagógica revolucionária. Os dados da pesquisa revelam que nem todos(as) os(as) docentes incorporaram a concepção de conteúdo e do método da formação às suas respectivas práticas.
Palavras-chave: educação do campo, questão agrária, prática pedagógica.
The agrarian issue in the pedagogical practice of LEC/UFBA educational teachers: the challenge of implementing the working class schooling project
ABSTRACT. This article presents the results of a research that analyzed the pedagogical work carried out by teachers graduated from the Course in Rural Education (LEC) at the Federal University of Bahia (UFBA). The contradictions of capitalist society are problematized to explain the repercussions on the working class in terms of exclusion and limitations in the access to material and cultural goods. The agrarian question is raised as a fundamental question of the capitalist society and its unfoldings on the working class. Rural Education is presented as a project of the working class whose aim is to face the structural order posed by bourgeois society. The pedagogical work of the research subjects is analyzed in the light of the four pillars that founded the Political Project of the Course (PPC), namely: consistent theoretical basis, political formation, class awareness, and revolutionary organization with insertion in class struggles with a look towards the pedagogical treatment given to the agrarian issue category, bearing in mind to confront the conception of the training and the teachers' practice in regards to the implementation of a revolutionary pedagogical practice. The research data reveals that not all teachers incorporated the conception of the content and method of the training to their respective practices.
Keywords: rural education, agrarian question, pedagogical practice
La cuestión agraria en la práctica pedagógica de los/las profesores/as egresos/as de la LEC/UFBA: el reto de efectivar el proyecto de escolarización de la clase trabajadora
RESUMEN. Este artículo presenta los resultados de una investigación que analizó el trabajo pedagógico realizado por profesores(as) egresados(as) del curso de Licenciatura en Educación Rural (LEC) de la Universidad Federal de Bahía (UFBA). Fueron problematizadas las contradicciones de la sociedad capitalista para explicar los rebatimientos sobre la clase trabajadora en términos de exclusión y limitaciones en el acceso a los bienes materiales y culturales. La cuestión agraria se levanta como una cuestión precursora de la sociedad capitalista y sus desdoblamientos sobre la clase trabajadora. La Educación Rural se presenta como un proyecto de la clase trabajadora cuyo objetivo es enfrentar el orden estructural puesto por la sociedad burguesa. El trabajo pedagógico de los sujetos de investigación se analiza a la luz de los cuatro pilares que sustentaron el Proyecto Político del Curso (PPC), a saber: base teórica consistente, formación política, conciencia de clase y organización revolucionaria con inserción en las luchas de clases con una mirada dirigida al tratamiento pedagógico dado a la categoría cuestión agraria, objetivando confrontar la concepción de la formación y de la práctica de los(las) docentes en cuanto a la implementación de una práctica pedagógica revolucionaria. Los datos de la investigación revelan que no todos los(las) docentes incorporaron la concepción de contenido y del método de formación en sus respectivas prácticas.
Palabras clave: educación rural, cuestión agraria, práctica pedagógica.
Downloads
Referências
Caldart, R. S. (2010). Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, 7(1), 35-64. https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003.
Engels, F. (2012). A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Lafonte.
Freitas, L. C. (1987). Projeto histórico, ciência pedagógica e didática. Educ. e Soci., (27), 122-140.
Freitas, L. C. (1995). Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. São Paulo: Papirus.
Frigotto, G. (2010). A educação e a crise do capitalismo Real. São Paulo: Cortez.
Geografar. (2017). Estrutura fundiária. Recuperado de: https://geografar.ufba.br/estrutura-fundiaria
Germani, G. I. (2006). Condições históricas e sociais que regulam o acesso à terra no espaço agrário brasileiro. GeoTextos, 2(2), 2006, 115-147. https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v2i2.3040
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2006). Censo Agropecuário, 2006 – IBGE.
Lefebvre, H. (1991). The production of space. Cambridge, Mas: Blackvell Publishers.
Lefebvre, H. (2000). A produção do espaço. Recuperado de: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/02_arq_interface/1a_aula/A_producao_do_espaco.pdf.
Martins, J. S. (1994). O poder do atraso. São Paulo: Hucitec.
Martins, J. S. (1981). Os camponeses e a política no Brasil: as lutas sociais no campo e seu lugar no processo político. Petrópolis: Vozes.
Marx, K. (1988). O capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural.
Marx, K. (2004). Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo.
Marx, K., & Engels, F. (2009). A ideologia alemã. São Paulo: Expressão Popular.
Moreira, R. (2012). Geografia e práxis: a presença do espaço na teoria e na prática geográficas. São Paulo: Contexto.
Ramos, L. R. S. (2013). A pesquisa didática na experiência da Licenciatura em Educação do Campo da UFBA: contribuição à formação científica dos professores (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Saviani, D. (2005). Pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados.
Smith, N. (1988). Desenvolvimento desigual: natureza, capital e a produção de espaço. Trad.: Eduardo de Almeida Navarro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Taffarel, C. N. Z. (2013). Convite de Formatura da Licenciatura em Educação do Campo. Salvador: Universidade Federal da Bahia.
Taffarel, C. N. Z. et al. (2011). Desafios da Educação do Campo na UFBA: proposições superadores – o Sistema de Complexos. In Molina, M. C. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir da experiência-piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS) (s./p.). São Paulo: Autêntica.
Thomaz Júnior, A. (2009). Dinâmica Geográfica do Trabalho no Século XXI: (Limites Explicativos, Autocrítica e Desafios Teóricos). Presidente Prudente: Unesp, (volume 1). http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/livredocencia/2009/thomazjunior_a_ld_prud.pdf. Acesso em 26/07/2014.
UFBA. (2008). Projeto Político do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Universidade Federal da Bahia. Salvador.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).