Jovens rurais do Ensino Médio: experiências escolares e expectativas juvenis
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11490Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou analisar o processo de escolarização de jovens do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública rural. Procuramos destacar os fatos mais significativos da experiência escolar trazidos pelos alunos e suas expectativas de futuro, com o objetivo de compreender os sentidos que eles atribuem às vivências em uma escola localizada na zona rural. Os procedimentos de pesquisa utilizados foram observações de estabelecimento, entrevistas individuais semiestruturadas, questionário e estudo documental. Os dados da pesquisa sugerem que os jovens são capazes de opinar acerca das aulas, dos conteúdos ministrados e da escola. A partir das entrevistas, percebemos que os sentidos atribuídos à escola no processo da escolarização são positivos, já que os jovens se sentem confiantes nessa instituição.
Palavras-chave: juventude rural, ensino médio, escolarização.
Rural young in High School: schooling experiences and youth expectations
ABSTRACT. This article presents the results of a research that sought to analyze the schooling process of young students in their first year of Higher Education from a rural school. We try to highlight the most significant facts of the school experiences brought by students and their expectations for the future with the aim of understanding the meaning they attribute to the experiences in a school located in countryside. The research procedures were establishment observations, individual semi-structured interviews, questionnaire and documentary study The survey data suggest that young people are able to express their opinions about classes, content and school. From the research data, we can say that young people are able to express their opinions about classes, content and school. From the interviews, we realized that the meanings attributed to the school in the schooling process are positive, since young people feel confident in this institution.
Keywords: rural youth, high school, schooling.
Jóvenes rurales de la Escuela Secundaria: experiencias escolares y expectativas juveniles
RESUMEN. Este artículo presenta los resultados de una investigación que buscó analizar el proceso de escolarización de los jóvenes estudiantes del primer año de la secundaria de una escuela rural. Tratamos de resaltar los hechos más significativos de la experiencia escolar aportados por los estudiantes así como sus expectativas para el futuro, a fin de comprender los significados que atribuyen a las experiencias en una escuela secundaria ubicada en zona rural. Los procedimientos de investigación utilizados fueron: observaciones del establecimiento, entrevistas individuales semiestructuradas, cuestionarios y análisis de documentos escolares. Con los datos de la investigación, podemos decir que los jóvenes son capaces de expresar sus opiniones sobre las clases, el contenido y la escuela. A partir de la entrevista echa a los jóvenes, nos dimos cuenta de que los significados atribuidos a la escuela en el proceso escolar son positivos, ya que ellos se sienten confiados en esta institución.
Palabras clave: juventud rural, escuela secundaria, escolaridad.
Downloads
Referências
Breitenbach, R., & Corazza, G. (2019). Formação profissional e a relação com a sucessão geracional entre jovens rurais, Brasil. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 7(2), 262-296. https://dx.doi.org/10.11600/1692715x.17212.
Carneiro, M. J. (1998). O ideal urbano: campo e cidade no imaginário de jovens rurais. In Silva, F. C. T. et al. (Orgs.). Mundo rural e política (pp. s./p.). Rio de Janeiro: Pronex/Ed. Campus.
Castro, E. G. (2005). Entre ficar e sair: uma etnografia da construção social da categoria jovem rural (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Dayrell, J. (2007). A escola faz juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Revista Educação e Sociedade, 28(100), 105-1128. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022
Ferrão, J. (2000). Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro. Eure, 27(78), 123-130. https://doi.org/10.4067/S0250-71612000007800006
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6a ed.). São Paulo: Atlas.
Krawczyk, N (2013). Jovens do ensino médio: projetos de vida e perspectiva de futuro. In Dayrell, J., Carrano, P., & Maia, C. L. (Orgs.). Juventude e ensino médio (pp. 78-100). Belo Horizonte: Editora UFMG.
Kuenzer, A. Z. (Org.) (2007). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho (5a ed.). São Paulo: Cortez.
Leão G., Dayrell J., & Reis, J.B. (2011). Juventude, projetos de vida e ensino médio. Revista Educação e Sociedade, 32(117), 1067-1084 https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000400010
Ministério da Educação (2013). Formação de professores do ensino médio, etapa I – caderno II: o jovem como sujeito do ensino médio. In Carrano, P., & Dayrell, J. (Orgs.). ____ (pp. s./p.). Curitiba: UFPR/Setor de Educação.
Matos, A. G. (2002). Desenvolvimento, autonomia e academia. In: Lima, D. M., & Wilkinson, J. (Org.). Inovação nas tradições da agricultura familiar (pp. 02-14). Brasília: CNPq/Paralelo 15.
Santos, G. D. (2017). Percepção dos jovens frente ao êxodo rural e as dinâmicas de mudança do campo (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.
Silva, V. (2015). Jovens de um rural brasileiro: Socialização, Educação e Assistência. Cadernos Cedes, 22(57), 97-115. https://doi.org/10.1590/S0101-32622002000200007
Silva, S. R., & Pereira, C. R. (2015). O consumo de smartphone entre jovens de camadas populares. Revista do Programa Avançado de Cultura Contemporânea, 1-6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).