A Licenciatura em Educação do Campo no estado de Goiás: olhares dos egressos sobre os múltiplos aprendizados na formação do educador do campo na UFG e UFCat

Autores

  • Heloisa Vitória de Castro Paula Universidade Federal de Catalão - UFCat
  • Alessandra Gomes de Castro Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12971

Resumo

O estudo ora proposto tem como foco a discussão sobre a Educação do Campo, bem como os princípios teóricos e pedagógicos que balizaram os cursos de Licenciatura em Educação do Campo no estado de Goiás durante a implementação dos mesmos. O objetivo deste trabalho é apresentar os olhares dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo sobre o processo da sua formação e a apropriação dos conceitos acadêmicos e políticos da Educação do Campo dentro dos dois cursos pesquisados. Para alcançar os objetivos da pesquisa foram utilizadas a pesquisa teórica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. A partir da aplicação de questionário com questões abertas e fechadas foi possível evidenciar elementos sobre a percepção dos alunos a respeito do seu processo formativo no curso e os desdobramentos em sua atuação profissional. A subjetividade dos olhares dos egressos nos leva a refletir sobre a importância do curso de Licenciatura em Educação do Campo para além da universidade, tendo em vista os avanços e os retrocessos que nos limitam no espaço institucional da Educação do Campo. Observamos que há um consenso de que a proposta em ambas as universidades foi capaz de promover uma formação pautada na conscientização do papel destes alunos em suas comunidades, sendo agentes de mudança em suas comunidades.

Palavras-chave: licenciatura em educação do campo, egressos, formação de professores.

 

The Degree in Rural Education in the state of Goiás: graduates’ views on the multiple learned in the training of countryside educators at UFG and UFCat

ABSTRACT. The study proposed here focuses on the discussion of Rural Education, as well as the theoretical and pedagogical principles that guided the Licentiate Degree in Rural Education courses in the state of Goiás during their implementation. The objective of this work is to present the views of the graduates of the course on the process of their formation and the appropriation of academic and political concepts of Rural Education within the two courses. To achieve the research objectives, theoretical research and documentary research were used and field research. From the application of a questionnaire with open and closed questions that brought elements about the students' perception about their training process in the course and the consequences in their professional performance. The subjectivity of the graduates' views leads us to reflect on the importance of the Licentiate Degree in Rural Education course beyond the university, in view of the advances and setbacks that limit us in the institutional space of Rural Education. Anyway, there is a consensus that training at both universities was able to promote training based on awareness of the role of these students in their communities, being agents of change in their communities.

Keywords: degree in rural education, graduates, teacher training.

 

El Grado en Educación de Campo en el estado de Goiás: opiniones de los egresados sobre los múltiples aprendidos en la formación de educadores de campo en UFG y UFCat

RESUMEN. El estudio que aquí se propone se centra en la discusión de la Educación Rural, así como los principios teóricos y pedagógicos que guiaron los cursos de la Licenciatura en Educación Rural en el estado de Goiás durante su implementación. El objetivo de este trabajo es presentar las opiniones de los egresados del curso sobre el proceso de su formación y la apropiación de los conceptos académicos y políticos de la Educación Rural dentro de los dos cursos. Para lograr los objetivos de la investigación, se realizaron investigaciones teóricas y documentales utilizados e investigación de campo. A partir de la aplicación de un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas que aportaron elementos sobre la percepción de los estudiantes sobre su proceso de formación en el curso y las consecuencias en su desempeño profesional. La subjetividad de la mirada de los egresados nos lleva a reflexionar sobre la importancia de la carrera de Licenciatura en Educación Rural más allá de la universidad, ante los avances y retrocesos que nos limitan en el espacio institucional de la Educación Rural. De todos modos, existe consenso en que la formación en ambas universidades fue capaz de promover una formación basada en la conciencia del rol de estos estudiantes en sus comunidades, siendo agentes de cambio en sus comunidades.

Palabras clave: licenciatura en educación rural, graduados, formación de profesores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Vitória de Castro Paula, Universidade Federal de Catalão - UFCat

Professora Adjunta da Universidade Federal de Catalão. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Neuropedagogia e Psicanálise. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia.  Coordenadora Geral de Estágio da Universidade Federal de Catalão. Atua no Ensino Superior no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Catalão.Coordenou o curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG (UFCAT em implantação) entre 2014-2016. Coordenou a tutoria do curso de especialização Ensino Interdisciplinar sobre infância e direitos humanos pela UFG (2016), subsidiado pela Capes. 

Alessandra Gomes de Castro, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Educação - Universidade Federal Fluminense. Mestre em Serviço Social - Universidade Católica Portuguesa. Graduação em Serviço Social - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora Efetiva da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás. Coordenadora de Assuntos Internacionais da UFG - Câmpus Goiás. Pesquisadora na área de Educação do Campo.

Referências

Arroyo, M. G. (1999). Educação básica e movimentos sociais. In Arroyo, M. G., & Fernandes, B. M. (Orgs.). A educação básica e o movimento social do campo (pp. s./p.). Brasília: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo.

Carneiro, M. J. (1998). O ideal rurbano: campo e cidade no imaginário de jovens rurais. In Silva, F. C. T., Santos, R., & Costa, F. C. (Orgs.). Mundo rural e política: ensaios interdisciplinares (pp. 95-117). Rio de Janeiro: Campus.

Caldart, R., Pereira, I. S. A. P., & Frigotto, G. (Orgs). (2012). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

Castro, A. G. (2020). Do Rural ao Campo: Formação de professores para qual educação? (Tese de Doutorado). Universidade Federal Fluminense, Niterói. Recuperado de:

https://app.uff.br/riuff/handle/1/16781

Edital N. X/2012. (2012). Edital de seleção SESU/SETEC/SECADI/MEC.

Fernandes, B. M. (2012). Território Camponês. In Caldart, R. S., et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 744-748). Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular.

Molina, M. C. (2002). Desafios para o educador e a educadora do campo. In Koling, E. J., Cerioli, P., & Caldart, R. S. (Orgs.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas (pp. 26-30). Brasília: Articulação Nacional. Coleção Por uma Educação do Campo.

MST. (2004). Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Boletim da Educação n. 9. Educação no MST, balanço 20 anos. 1. ed. Setor de Educação do MST.

Paula, H. V. C. (2020). Territórios e projetos em disputa na institucionalização dos cursos de licenciatura em educação do campo (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. Recuperado de:

https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29195

Ribeiro, M. (2010) Movimento camponês, trabalho e educação. São Paulo: Expressão Popular.

Stédile, J. P., & Fernades, B. M. (2012). Brava Gente: a trajetória do MST e a luta pela terra no Brasil. 2. ed. São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-11-13

Como Citar

de Castro Paula, H. V. ., & Gomes de Castro, A. (2021). A Licenciatura em Educação do Campo no estado de Goiás: olhares dos egressos sobre os múltiplos aprendizados na formação do educador do campo na UFG e UFCat. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e12971. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12971

Edição

Seção

Dossiê Temático: Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil