A Licenciatura em Educação do Campo no estado de Goiás: olhares dos egressos sobre os múltiplos aprendizados na formação do educador do campo na UFG e UFCat
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12971Resumo
O estudo ora proposto tem como foco a discussão sobre a Educação do Campo, bem como os princípios teóricos e pedagógicos que balizaram os cursos de Licenciatura em Educação do Campo no estado de Goiás durante a implementação dos mesmos. O objetivo deste trabalho é apresentar os olhares dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo sobre o processo da sua formação e a apropriação dos conceitos acadêmicos e políticos da Educação do Campo dentro dos dois cursos pesquisados. Para alcançar os objetivos da pesquisa foram utilizadas a pesquisa teórica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. A partir da aplicação de questionário com questões abertas e fechadas foi possível evidenciar elementos sobre a percepção dos alunos a respeito do seu processo formativo no curso e os desdobramentos em sua atuação profissional. A subjetividade dos olhares dos egressos nos leva a refletir sobre a importância do curso de Licenciatura em Educação do Campo para além da universidade, tendo em vista os avanços e os retrocessos que nos limitam no espaço institucional da Educação do Campo. Observamos que há um consenso de que a proposta em ambas as universidades foi capaz de promover uma formação pautada na conscientização do papel destes alunos em suas comunidades, sendo agentes de mudança em suas comunidades.
Palavras-chave: licenciatura em educação do campo, egressos, formação de professores.
The Degree in Rural Education in the state of Goiás: graduates’ views on the multiple learned in the training of countryside educators at UFG and UFCat
ABSTRACT. The study proposed here focuses on the discussion of Rural Education, as well as the theoretical and pedagogical principles that guided the Licentiate Degree in Rural Education courses in the state of Goiás during their implementation. The objective of this work is to present the views of the graduates of the course on the process of their formation and the appropriation of academic and political concepts of Rural Education within the two courses. To achieve the research objectives, theoretical research and documentary research were used and field research. From the application of a questionnaire with open and closed questions that brought elements about the students' perception about their training process in the course and the consequences in their professional performance. The subjectivity of the graduates' views leads us to reflect on the importance of the Licentiate Degree in Rural Education course beyond the university, in view of the advances and setbacks that limit us in the institutional space of Rural Education. Anyway, there is a consensus that training at both universities was able to promote training based on awareness of the role of these students in their communities, being agents of change in their communities.
Keywords: degree in rural education, graduates, teacher training.
El Grado en Educación de Campo en el estado de Goiás: opiniones de los egresados sobre los múltiples aprendidos en la formación de educadores de campo en UFG y UFCat
RESUMEN. El estudio que aquí se propone se centra en la discusión de la Educación Rural, así como los principios teóricos y pedagógicos que guiaron los cursos de la Licenciatura en Educación Rural en el estado de Goiás durante su implementación. El objetivo de este trabajo es presentar las opiniones de los egresados del curso sobre el proceso de su formación y la apropiación de los conceptos académicos y políticos de la Educación Rural dentro de los dos cursos. Para lograr los objetivos de la investigación, se realizaron investigaciones teóricas y documentales utilizados e investigación de campo. A partir de la aplicación de un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas que aportaron elementos sobre la percepción de los estudiantes sobre su proceso de formación en el curso y las consecuencias en su desempeño profesional. La subjetividad de la mirada de los egresados nos lleva a reflexionar sobre la importancia de la carrera de Licenciatura en Educación Rural más allá de la universidad, ante los avances y retrocesos que nos limitan en el espacio institucional de la Educación Rural. De todos modos, existe consenso en que la formación en ambas universidades fue capaz de promover una formación basada en la conciencia del rol de estos estudiantes en sus comunidades, siendo agentes de cambio en sus comunidades.
Palabras clave: licenciatura en educación rural, graduados, formación de profesores.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (1999). Educação básica e movimentos sociais. In Arroyo, M. G., & Fernandes, B. M. (Orgs.). A educação básica e o movimento social do campo (pp. s./p.). Brasília: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo.
Carneiro, M. J. (1998). O ideal rurbano: campo e cidade no imaginário de jovens rurais. In Silva, F. C. T., Santos, R., & Costa, F. C. (Orgs.). Mundo rural e política: ensaios interdisciplinares (pp. 95-117). Rio de Janeiro: Campus.
Caldart, R., Pereira, I. S. A. P., & Frigotto, G. (Orgs). (2012). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Castro, A. G. (2020). Do Rural ao Campo: Formação de professores para qual educação? (Tese de Doutorado). Universidade Federal Fluminense, Niterói. Recuperado de:
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16781
Edital N. X/2012. (2012). Edital de seleção SESU/SETEC/SECADI/MEC.
Fernandes, B. M. (2012). Território Camponês. In Caldart, R. S., et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 744-748). Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular.
Molina, M. C. (2002). Desafios para o educador e a educadora do campo. In Koling, E. J., Cerioli, P., & Caldart, R. S. (Orgs.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas (pp. 26-30). Brasília: Articulação Nacional. Coleção Por uma Educação do Campo.
MST. (2004). Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Boletim da Educação n. 9. Educação no MST, balanço 20 anos. 1. ed. Setor de Educação do MST.
Paula, H. V. C. (2020). Territórios e projetos em disputa na institucionalização dos cursos de licenciatura em educação do campo (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. Recuperado de:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29195
Ribeiro, M. (2010) Movimento camponês, trabalho e educação. São Paulo: Expressão Popular.
Stédile, J. P., & Fernades, B. M. (2012). Brava Gente: a trajetória do MST e a luta pela terra no Brasil. 2. ed. São Paulo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).