O Financiamento da Educação Infantil nos municípios da região do Jalapão – Tocantins: (in)capacidades e desigualdades no atendimento da meta 1 do PNE/PME
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13415Palavras-chave:
financing, child education, jalapão region, educational inequality.Resumo
O artigo apresenta os resultados de um estudo sobre o financiamento da educação infantil nos municípios da região do Jalapão – Tocantins. O mesmo partiu do seguinte questionamento: como ocorre o financiamento da educação infantil nos municípios da região do Jalapão/TO para a universalização e atendimento da Meta 1 do PNE/PME? Como objetivo geral buscou-se compreender a política de financiamento educacional dos municípios da região do Jalapão para a universalização da educação infantil em atendimento à Meta 1 do PNE/PME. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como recorte temporal o período de 2015 a 2019 e recorte espacial os oito municípios da referida região. Os resultados constataram as dificuldades e dependência dos municípios às ações de colaboração dos entes federados, sobretudo dos recursos oriundos do FUNDEB, apresentando diversas (in)capacidades para universalizar a educação infantil e superar as desigualdades educacionais.
Palavras-chave: financiamento, educação infantil, região do jalapão, desigualdade educacional.
The Financing of Early Childhood Education in the municipalities of the Jalapão region – Tocantins: (in)capacities and inequalities in meeting the PNE/PME's goal 1
ABSTRACT. The article presents the results of a study on the financing of early childhood education in municipalities in the region of Jalapão - Tocantins. The same came from the following question: how is the financing of early childhood education in the municipalities of the region of Jalapão/TO for the universalization and fulfillment of Goal 1 of the PNE/PME? As a general objective, we sought to understand the educational financing policy of the municipalities in the Jalapão region for the universalization of early childhood education in compliance with Target 1 of the PNE/PME. This is a qualitative research, having as a time frame the period from 2015 to 2019 and a spatial focus on the eight municipalities in that region. The results showed the difficulties and dependence of municipalities on collaborative actions by federated entities, especially resources from FUNDEB, showing several incapacities to universalize early childhood education and overcome educational inequalities.
Keywords: financing, child education, jalapão region, educational inequality.
El financiamiento de la educación infantil en los municipios de la región de Jalapão – Tocantins: (in) capacidades y desigualdades en el cumplimiento de la meta 1 del PNE/PME
RESUMEN. El artículo presenta los resultados de un estudio sobre el financiamiento de la educación infantil en los municipios de la región de Jalapão - Tocantins. Lo mismo surgió de la siguiente pregunta: ¿cómo es el financiamiento de la educación infantil en los municipios de la región de Jalapão/TO para la universalización y cumplimiento de la Meta 1 del PNE/PME? Como objetivo general, se buscó comprender la política de financiamiento educativo de los municipios de la región de Jalapão para la universalización de la educación infantil en cumplimiento de la Meta 1 del PNE/PME. Se trata de una investigación cualitativa, teniendo como marco temporal el período de 2015 a 2019 y un enfoque espacial en los ocho municipios de esa región. Los resultados evidenciaron las dificultades y dependencia de los municipios de las acciones colaborativas de las entidades federativas, especialmente los recursos de FUNDEB, presentando varias incapacidades para universalizar la educación infantil y superar las desigualdades educativas.
Palabras clave: financiamiento, educación infantil, región de jalapão, desigualdad educativa.
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