A Pedagogia da Alternância e o desenvolvimento territorial na Comunidade Quilombola Mumbuca atendida pela LEdoC de Tocantinópolis – TO

Autores

  • Nara Lopes de Melo Secretaria Municipal de Educação – Semed/MA https://orcid.org/0000-0002-3261-095X
  • Mônica Castagna Molina Universidade de Brasília – UnB

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14400

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte da fundamentação teórica inicial de uma pesquisa que analisa como a Pedagogia da Alternância, proposta pela LEdoC/TOC, contribui para o fortalecimento territorial e a afirmação da identidade quilombola na Comunidade Mumbuca. A base de fundamentação teórica e metodológica é o materialismo histórico-dialético, nas categorias: historicidade, totalidade, contradição e mediação. A discussão sobre território e desenvolvimento territorial é realizada a partir de autores que desenvolveram e refinaram esse debate, como Raffestin (1993) e Saquet (2017), que constroem o conceito de território na perspectiva social e como produto de contextos históricos. Para compreensão e construção a respeito da Educação do Campo e LEdoC, usa-se Caldart (2010, 2011), Kolling, Nery e Molina (1999), Molina e Hage (2015, 2016), Molina e Jesus (2004), Molina e Sá (2011), Pereira (2019), C. A. Santos (2009), entre outros. A Pedagogia da Alternância é abordada por Begnami (2006, 2019), Gimonet (2007), Nosella (2014, 2020), Queiroz (2004), S. P. Santos (2012), entre outros. Deve-se salientar que os resultados demonstram que a LEdoC/TOC, como intencionalidade do currículo, contribui, de forma significativa, para a formação de identidade do sujeito, como também, o pertencimento ao território e a cultura quilombola.

Palavras-chave: educação do campo, pedagogia da alternância, LEdoC, desenvolvimento territorial.

 

The alternance pedagogy and the territorial development in the Quilombola Community Mumbuca served by the LEdoC of Tocantinópolis – TO

ABSTRACT. This article presents an excerpt of the initial theoretical foundation of a research that analyzes how the Pedagogy of Alternation, proposed by the LEdoC/TOC, contributes to the territorial strengthening and affirmation of the quilombola identity in the Mumbuca Community, from the participation of part of its members in the course. The theoretical and methodological basis is Historical-Dialectical Materialism, in the categories: historicity, totality, contradiction and mediation. The discussion on territory and territorial development is based on authors who developed and refined this debate, such as Raffestin (1993) and Saquet (2017), which aims to construct the concept of territory in the social perspective and as a product of historical contexts. To understand on Rural Education and LEdoC were used Caldart (2010, 2011), Kolling, Nery and Molina (1999), Molina and Hage (2015, 2016), Molina and Jesus (2004), Molina and Sá (2011), Pereira (2019), C. A. Santos (2009), among others. The Pedagogy of Alternation is addressed by Begnami (2006, 2019), Gimonet (2007), Nosella (2014, 2020), Queiroz (2004), S. P. Santos (2012), among others. It should be noted that the results demonstrate that LEdoC/TOC, as a curriculum intention, contributes significantly to the formation of the subject’s identity, as well as belonging to the territory and the quilombola culture.

Keywords: rural education, alternance training, LEdoC, territorial development.


La Pedagogía de la Alternancia y el desarrollo territorial en la Comunidad Quilombola de Mumbuca atendida por el LedoC de Tocantinópolis – TO     

RESUMEN. Este artículo presenta un extracto de la fundamentación teórica inicial de una investigación que analiza cómo la Pedagogía de la Alternancia, propuesta por LEdoC/TOC, contribuye al fortalecimiento territorial y afirmación de la identidad quilombola en la Comunidad Mumbuca. La base teórica y metodológica es el Materialismo Histórico-Dialéctico, en las categorías: historicidad, totalidad, contradicción y mediación. La discusión sobre territorio y desarrollo territorial se realiza a partir de autores que desarrollaron y afinaron este debate, como Raffestin (1993) y Saquet (2017), y que pretende construir el concepto de territorio desde la perspectiva social y como producto de contextos históricos. Para entender y construir sobre la Educación Rural y LEdoC, Caldart (2010, 2011), Kolling, Nery y Molina (1999), Molina y Hage (2015, 2016), Molina y Jesus (2004) Molina y Sá (2004) son 2011), Pereira (2019), C. A. Santos (2009), entre otros. La Pedagogía de la Alternancia es abordada por Begnami (2006, 2019), Gimonet (2007), Nosella (2014, 2020), Queiroz (2004), S. P. Santos (2012), entre otros. Vale la pena señalar que los resultados demuestran que LEdoC/TOC, como intención curricular, contribuye significativamente a la formación de la identidad del sujeto, así como la pertenencia al territorio y la cultura quilombola.

Palabras clave: educación de campo, pedagogía de la alternancia, LEdoC, desarrollo territorial.

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Biografia do Autor

Nara Lopes de Melo, Secretaria Municipal de Educação – Semed/MA

Graduada e especialista em geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), graduada em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA) e especialista em Educação Especial/Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).

Mônica Castagna Molina, Universidade de Brasília – UnB

Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP(2013). Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural, da FUP-UnB, de 2006 a 02\2022 .Foi Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo, do PPGE-UnB, de 2014-2020. Líder ( 2014-atual) , do Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Coordena atualmente o ?Eixo 7?, que congrega 15 universidades públicas que pesquisam Educação Superior do Campo, como parte da pesquisa ?Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção? vinculada à Rede Universitas. Coordenou a Pesquisa ?Educação do Campo e Educação Superior: Uma Análise de Práticas contra-hegemônicas na formação de profissionais da Educação e das Ciências Agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte? (2013-2017), financiada pela CAPES. Coordenou a II Pesquisa Nacional da Reforma Agrária, financiada pelo IPEA, em 2013-2016. Coordenou a Pesquisa ?Acesso ao ensino superior: métodos e processos de formação de professores nos sistemas universitários de Cuba e do Brasil?, vinculado ao Projeto de Cooperação Internacional entre o Brasil e Cuba, financiado pela CAPES no período de 2010-2014. Implementou e coordenou o curso de Licenciatura em Educação do Campo, da FUP\UnB, de 2007 a 2011. Coordenou a Pesquisa "A educação Superior no Brasil (2000-2006): Uma Análise Interdisciplinar das Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro", financiada pelo Observatório de Educação da Capes, envolvendo uma rede de universidades. Coordenou o PRONERA e o Programa Residência Agrária. Participou da I Pesquisa Nacional da Reforma Agrária (I PNERA) em 2003-2004. Seus estudos e pesquisas concentram-se principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Formação de Educadores, Políticas Públicas, Reforma Agrária, Desenvolvimento Sustentável.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Lopes de Melo, N., & Castagna Molina, M. (2022). A Pedagogia da Alternância e o desenvolvimento territorial na Comunidade Quilombola Mumbuca atendida pela LEdoC de Tocantinópolis – TO. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e14400. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14400

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos