Uma análise das contribuições da disciplina de Psicologia da Educação para a formação inicial de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19449Palavras-chave:
formação inicial de professores, teoria histórico-cultural, trabalho coletivoResumo
A psicologia como ciência auxiliar da educação contribui para organizar o ensino, avaliar o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Neste aspecto, discutimos sobre a importância da Psicologia da Educação para a formação inicial de professores de Matemática. Adotamos a pesquisa participativa para analisarmos um grupo de estudantes do curso de licenciatura em Matemática e a forma como eles se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem a atividade de estudo. Para isso utilizamos os conceitos de coletividade, autonomia e autorregulação da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados iniciais apontam para o desenvolvimento da autonomia, que reverbera no trabalho coletivo.
Palavras-chave: formação inicial de professores, teoria histórico-cultural, trabalho coletivo.
An analysis of the contributions of the Educational Psychology discipline to the initial training of mathematics teachers
ABSTRACT. Psychology as an auxiliary science of education contributes to organizing teaching and evaluating the development and learning process of students. In this aspect, we discuss the importance of Educational Psychology for the initial training of Mathematics teachers. We adopted participatory research to analyze a group of students from the Mathematics degree course and the way they acquire knowledge and develop their study activity. For this we use the concepts of collectivity, autonomy, self-regulation from Historical-Cultural Theory. The initial results point to the development of autonomy, which reverberates in collective work.
Keywords: initial teacher training, historical-cultural theory, collective work.
Un análisis de los aportes de la disciplina Psicología de la Educación a la formación inicial de profesores de matemáticas
RESUMEN. La psicología como ciencia auxiliar de la educación contribuye a organizar la enseñanza y evaluar el proceso de desarrollo y aprendizaje de los estudiantes. En este aspecto, se discute la importancia de la Psicopedagogía para la formación inicial del profesorado de Matemáticas. Adoptamos una investigación participativa para analizar un grupo de estudiantes de la carrera de Matemáticas y la forma en que adquieren conocimientos y desarrollan su actividad de estudio. Para ello utilizamos los conceptos de colectividad, autonomía, autorregulación de la Teoría Histórico-Cultural. Los primeros resultados apuntan al desarrollo de la autonomía, que repercute en el trabajo colectivo.
Palabras clave: formación inicial docente, teoría histórico-cultural, trabajo colectivo
Downloads
Referências
Grymuza, A. M. G., & Rêgo, R. G. (2014). A teoria da atividade: Uma possibilidade no ensino de matemática. Revista Temas em Educação, 23(2), 117–138. Recuperado de: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20864
Leontiev, A. N. (2005). Os princípios do desenvolvimento mental e o problema do atraso mental. In A. R. Luria et al. (Eds.). Psicologia e pedagogia: Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento (pp. 87–106). Centauro.
Leontiev, A. N. (2014). Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In L. S. Vigotskii et al. (Eds.), Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem (pp. 58–86). (M. da P. Vilalobos, Trad., 12ª ed.). Ícone.
Makarenko, A. (2012). Poema pedagógico (3ª ed.). Editora 34.
Núñez, I. B. (2009). Vigotsky, Leontiev, Galperin: Formação de conceitos e princípios didáticos. Liber Livro.
Romão, F. (2022). Espaço escolar de formação docente e trabalho formativo: Conceitos e fundamentação (Tese de Doutorado). Universidade Beira Interior.
Saviani, D. (1986). Introdução. In Educação: Do senso comum à consciência filosófica (pp. 1–10). Cortez.
Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa-ação (18ª ed.). Cortez.
Vigotsky, L. (2010). Psicologia pedagógica (3ª ed.). WMF Martins Fontes Ltda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sthefany Corso Mikulski, Claudenice Cardoso Brito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).