Uma análise das contribuições da disciplina de Psicologia da Educação para a formação inicial de professores de matemática

Autores

  • Sthefany Corso Mikulski Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0009-0006-6221-7506
  • Claudenice Cardoso Brito Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19449

Palavras-chave:

formação inicial de professores, teoria histórico-cultural, trabalho coletivo

Resumo

A psicologia como ciência auxiliar da educação contribui para organizar o ensino, avaliar o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Neste aspecto, discutimos sobre a importância da Psicologia da Educação para a formação inicial de professores de Matemática. Adotamos a pesquisa participativa para analisarmos um grupo de estudantes do curso de licenciatura em Matemática e a forma como eles se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem a atividade de estudo. Para isso utilizamos os conceitos de coletividade, autonomia e autorregulação da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados iniciais apontam para o desenvolvimento da autonomia, que reverbera no trabalho coletivo.

Palavras-chave: formação inicial de professores, teoria histórico-cultural, trabalho coletivo.

 

An analysis of the contributions of the Educational Psychology discipline to the initial training of mathematics teachers

ABSTRACT. Psychology as an auxiliary science of education contributes to organizing teaching and evaluating the development and learning process of students. In this aspect, we discuss the importance of Educational Psychology for the initial training of Mathematics teachers. We adopted participatory research to analyze a group of students from the Mathematics degree course and the way they acquire knowledge and develop their study activity. For this we use the concepts of collectivity, autonomy, self-regulation from Historical-Cultural Theory. The initial results point to the development of autonomy, which reverberates in collective work.

Keywords: initial teacher training, historical-cultural theory, collective work.

 

Un análisis de los aportes de la disciplina Psicología de la Educación a la formación inicial de profesores de matemáticas

RESUMEN. La psicología como ciencia auxiliar de la educación contribuye a organizar la enseñanza y evaluar el proceso de desarrollo y aprendizaje de los estudiantes. En este aspecto, se discute la importancia de la Psicopedagogía para la formación inicial del profesorado de Matemáticas. Adoptamos una investigación participativa para analizar un grupo de estudiantes de la carrera de Matemáticas y la forma en que adquieren conocimientos y desarrollan su actividad de estudio. Para ello utilizamos los conceptos de colectividad, autonomía, autorregulación de la Teoría Histórico-Cultural. Los primeros resultados apuntan al desarrollo de la autonomía, que repercute en el trabajo colectivo.

Palabras clave: formación inicial docente, teoría histórico-cultural, trabajo colectivo

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Biografia do Autor

Sthefany Corso Mikulski, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

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Claudenice Cardoso Brito, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

É licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), tem Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - com ênfase em ensino de ciências e Matemática, é doutora em Educação pela Universidade da Beira-Interior (UBI), em Portugal. Tem interesse nos seguintes temas:Ensino, ensino de Matemática; Formação de Professores;Formação de Professores que ensinam Matemática; Formação do Alfabetizador Matemático e alfabetização matemática;Leitura e escrita matemática e a proficiência escritora da linguagem matemática;Avaliação, avaliação de livros didáticos de matemática e produção de material didático para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino fundamental e metodologia de ensino de Matemática; Psicologia e Psicologia da Educação Matemática;A Teoria Histórico-Cultural e suas contribuições para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), no curso de Licenciatura em Matemática.

 

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Corso Mikulski, S., & Cardoso Brito, C. (2024). Uma análise das contribuições da disciplina de Psicologia da Educação para a formação inicial de professores de matemática. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19449. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19449

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares