Abordagens, considerações conceituais e subjetivas sobre Astronomia e Astrologia no contexto acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19472Palavras-chave:
pseudociência, universidade, ciência, ensinoResumo
O presente artigo busca compreender a perspectiva dos acadêmicos no que diz respeito à astronomia e astrologia, uma vez que essas palavras por vezes podem ser compreendidas de formas similares, porém trazem consigo diferentes aspectos e características opostas. Além de dialogar sobre as dicotomias conceituais entre os referidos termos, enfatizando suas bases científicas e interpretativas, respectivamente. A pesquisa examina as perspectivas dos estudantes de uma universidade pública situada na região norte do Tocantins sobre esses temas e vinculados a paradigmas conceituais entre Ciência e Pseudociência. Os resultados indicam que a maioria dos alunos reconhecem a Astrologia como uma pseudociência, e que crenças religiosas não influenciam negativamente em sua maneira de pensar acerca de tais temas. A escassez de abordagem da Astronomia no currículo acadêmico, principalmente no ensino de ciências, sugere uma deficiência de conteúdos científicos embasados em evidências, vinculados ao tema. Esses apontamentos destacam a relevância da educação científica para fomentar o pensamento crítico, reflexivo e discernir entre a ciência e a pseudociência, preparando os estudantes para avaliar informações de forma coerente em diferentes contextos pessoais e profissionais.
Palavras-chave: pseudociência, universidade, ciência, ensino.
Approaches, conceptual and subjective considerations about Astronomy and Astrology in the academic context
ABSTRACT. This article seeks to understand the perspective of academics regarding astronomy and astrology, since these words can sometimes be understood in similar ways, but they bring with them different aspects and opposing characteristics. In addition to discussing the conceptual dichotomies between these terms, emphasizing their scientific and interpretative bases, respectively. The research examines the perspectives of students from a public university located in the northern region of Tocantins on these topics and linked to conceptual paradigms between Science and Pseudoscience. The results indicate that most students recognize Astrology as a pseudoscience, and that religious beliefs do not negatively influence their way of thinking about such topics. The lack of approach to Astronomy in the academic curriculum, especially in science teaching, suggests a deficiency of scientific content based on evidence, linked to the topic. These notes highlight the relevance of science education to foster critical and reflective thinking and to discern between science and pseudoscience, preparing students to evaluate information coherently in different personal and professional contexts.
Keywords: pseudoscience, university, science, teaching.
Enfoques, consideraciones conceptuales y subjetivas sobre astronomía y astrología en el contexto académico
RESUMEN. Este artículo busca comprender la perspectiva de los académicos respecto a la astronomía y la astrología, ya que estas palabras a veces pueden entenderse de manera similar, pero traen consigo aspectos diferentes y características opuestas. Además de discutir las dicotomías conceptuales entre los términos antes mencionados, enfatizando sus bases científicas e interpretativas, respectivamente. La investigación examina las perspectivas de estudiantes de una universidad pública ubicada en la región norte de Tocantins sobre estos temas y vinculados a paradigmas conceptuales entre Ciencia y Pseudociencia. Los resultados indican que la mayoría de los estudiantes reconocen la Astrología como una pseudociencia, y que las creencias religiosas no influyen negativamente en su forma de pensar sobre dichos temas. La falta de un enfoque de la Astronomía en el currículo académico, especialmente en la enseñanza de las ciencias, sugiere una deficiencia en los contenidos científicos basados en evidencia, vinculados al tema. Estas notas resaltan la relevancia de la educación científica para fomentar el pensamiento crítico, reflexivo y discernir entre ciencia y pseudociencia, preparando a los estudiantes para evaluar información de manera coherente en diferentes contextos personales y profesionales.
Palabras clave: pseudociencia, universidad, ciencia, docencia.
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