Abordagens, considerações conceituais e subjetivas sobre Astronomia e Astrologia no contexto acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19472

Palavras-chave:

pseudociência, universidade, ciência, ensino

Resumo

O presente artigo busca compreender a perspectiva dos acadêmicos no que diz respeito à astronomia e astrologia, uma vez que essas palavras por vezes podem ser compreendidas de formas similares, porém trazem consigo diferentes aspectos e características opostas. Além de dialogar sobre as dicotomias conceituais entre os referidos termos, enfatizando suas bases científicas e interpretativas, respectivamente. A pesquisa examina as perspectivas dos estudantes de uma universidade pública situada na região norte do Tocantins sobre esses temas e vinculados a paradigmas conceituais entre Ciência e Pseudociência. Os resultados indicam que a maioria dos alunos reconhecem a Astrologia como uma pseudociência, e que crenças religiosas não influenciam negativamente em sua maneira de pensar acerca de tais temas. A escassez de abordagem da Astronomia no currículo acadêmico, principalmente no ensino de ciências, sugere uma deficiência de conteúdos científicos embasados em evidências, vinculados ao tema. Esses apontamentos destacam a relevância da educação científica para fomentar o pensamento crítico, reflexivo e discernir entre a ciência e a pseudociência, preparando os estudantes para avaliar informações de forma coerente em diferentes contextos pessoais e profissionais.

Palavras-chave: pseudociência, universidade, ciência, ensino.

 

Approaches, conceptual and subjective considerations about Astronomy and Astrology in the academic context

ABSTRACT. This article seeks to understand the perspective of academics regarding astronomy and astrology, since these words can sometimes be understood in similar ways, but they bring with them different aspects and opposing characteristics. In addition to discussing the conceptual dichotomies between these terms, emphasizing their scientific and interpretative bases, respectively. The research examines the perspectives of students from a public university located in the northern region of Tocantins on these topics and linked to conceptual paradigms between Science and Pseudoscience. The results indicate that most students recognize Astrology as a pseudoscience, and that religious beliefs do not negatively influence their way of thinking about such topics. The lack of approach to Astronomy in the academic curriculum, especially in science teaching, suggests a deficiency of scientific content based on evidence, linked to the topic. These notes highlight the relevance of science education to foster critical and reflective thinking and to discern between science and pseudoscience, preparing students to evaluate information coherently in different personal and professional contexts.

Keywords: pseudoscience, university, science, teaching.

 

Enfoques, consideraciones conceptuales y subjetivas sobre astronomía y astrología en el contexto académico

RESUMEN. Este artículo busca comprender la perspectiva de los académicos respecto a la astronomía y la astrología, ya que estas palabras a veces pueden entenderse de manera similar, pero traen consigo aspectos diferentes y características opuestas. Además de discutir las dicotomías conceptuales entre los términos antes mencionados, enfatizando sus bases científicas e interpretativas, respectivamente. La investigación examina las perspectivas de estudiantes de una universidad pública ubicada en la región norte de Tocantins sobre estos temas y vinculados a paradigmas conceptuales entre Ciencia y Pseudociencia. Los resultados indican que la mayoría de los estudiantes reconocen la Astrología como una pseudociencia, y que las creencias religiosas no influyen negativamente en su forma de pensar sobre dichos temas. La falta de un enfoque de la Astronomía en el currículo académico, especialmente en la enseñanza de las ciencias, sugiere una deficiencia en los contenidos científicos basados ​​en evidencia, vinculados al tema. Estas notas resaltan la relevancia de la educación científica para fomentar el pensamiento crítico, reflexivo y discernir entre ciencia y pseudociencia, preparando a los estudiantes para evaluar información de manera coherente en diferentes contextos personales y profesionales.

Palabras clave: pseudociencia, universidad, ciencia, docencia.

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Biografia do Autor

Arthur Lima de Arruda, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduando do curso de licenciatura em Física pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Centro de Ciências Integradas - CCI. Atualmente bolsista no Programa de Educação Tutorial Ciências Naturais (PETCNat) e participa como voluntário no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica o qual realiza pesquisa na área da Biofísica Molecular fazendo Virtual Screening de compostos flavonoides como potenciais inibidores da enzima Tripanotiona Redutase de L. amazonensis.

Dionata Almeida Reis, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Atualmente é voluntário do projeto alvorecer da Universidade Federal do Norte do Tocantins e voluntário do programa de educação tutorial da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Erik Almeida Carvalho, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduando do curso de licenciatura em Química pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Centro de Ciências Integradas - CCI. Atualmente bolsista no Programa de Educação Tutorial Ciências Naturais (PETCNat) e participa como voluntário no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica o qual realiza pesquisa na área de Química orgânica

Luis Vinicius de Alencar Cunha, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduando no curso de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Atualmente participa como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Naturais desde 2022 (UFNT) e Atua no Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica da UFNT por meio do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no qual realiza pesquisa na área de Cosmologia e Astrofísica procurando entender as técnicas experimentais para a detecção de buracos negros.

Wagner dos Santos Mariano, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Possui graduação em Biologia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Católica Dom Bosco (2000), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amapá (2017). Professor Adjunto IV do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Tocantins. Atuou como Chefe do Setor de Gestão de Ensino no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT)- Hospital universitário. Professor Efetivo dos Mestrados: Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente atua como Superintendente de Comunicação da UFNT. Tem se dedicado a pesquisas em: Doenças Emergentes e Reemergentes; Saúde Pública; Ensino de Ciências e Saúde. Tutor do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Ciências Naturais UFNT/SESU/FNDE/MEC.

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Lima de Arruda, A., Almeida Reis, D., Almeida Carvalho, E., Vinicius de Alencar Cunha, L., & dos Santos Mariano, W. (2024). Abordagens, considerações conceituais e subjetivas sobre Astronomia e Astrologia no contexto acadêmico. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, 19472 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19472

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares