Discutindo articulações entre ensino de Ciências e Educação do Campo através da análise dos cadernos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p255

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Dom Pedrito, Educação do Campo, Contexto local, Cadernos

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Dom Pedrito. Objetivou verificar as relações entre o contexto sócio-político-econômico e cultural do campo com os conteúdos de Ciências apresentados nos cadernos dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola do campo, municipal e nucleada de Dom Pedrito. A pesquisa caracterizou-se metodologicamente como uma pesquisa qualitativa, explicativa e documental, aliados a três concepções teóricas: Ensino de Ciências, Educação do Campo e formas de articulação com o meio. Constatou-se que os conteúdos de Ciências são trabalhados de forma mecânica, seguindo a sequência definida no livro didático e não se evidenciou nenhuma relação entre os conteúdos de Ciências e o contexto local, mesmo com possibilidades evidentes, tais como o Bioma Pampa, plantas da região: Guatambu, Araucária, Eucalipto, Aroeira, e animais típicos da região da Campanha do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Educação do Campo, Contexto local, Cadernos.

 

Discussing joints between Science education and Rural Education through the analysis of notebooks

ABSTRACT. This article presents a survey of crop developed in the Bachelor's Degree in Natural Sciences, Federal University of Pampa (UNIPAMPA) - Campus Dom Pedrito. Aimed to verify the relationship between the socio-political-economic and cultural context of the field with the science content presented to pupils of the final years of elementary school of a rural school, municipal and nucleated Dom Pedrito. The research methodologically characterized itself as a qualitative research, explanatory and documentary, together with three theoretical conceptions: Science Education, Rural Education and forms of articulation with the environment. It was found that the science content are worked mechanically, following the sequence defined in the textbook and no evidence of any relationship between science content and the local context, even with obvious possibilities such as the Pampas Biome, plants region: Guatambu, Araucaria, Eucalyptus, Aroeira and animals typical of the Rio Grande do Sul region Campaign.

Keywords: Science Education, Rural Education, Context, Notebooks.

 

Discutiendo articulaciones entre enseñanza de las Ciencias y Educación Rural por análisis de los cuadernos

RESUMEN. En este artículo se presenta un estudio de los cultivos desarrollados en la Licenciatura en Ciencias Naturales, Universidad Federal de Pampa (UNIPAMPA) - Campus Dom Pedrito. Cuyo objetivo fue verificar la relación entre el contexto socio-político-económica y cultural del campo con el contenido de la ciencia presentado a los alumnos de los últimos años de la escuela primaria de una escuela de campo, municipal y nucleado Dom Pedrito. La investigación metodológicamente se caracterizó como una investigación cualitativa, explicativo y documental, junto con tres concepciones teóricas: Enseñanza de la Ciencia, la Educación Rural y formas de articulación con el medio ambiente. Se encontró que el contenido de la ciencia se trabajó mecánicamente, siguiendo la secuencia definida en el libro de texto y no hay evidencia de cualquier relación entre el contenido de la ciencia y el contexto local, incluso con posibilidades obvias, como el Bioma Pampa, plantas región: Guatambu, Araucaria, eucalipto, Aroeira y animales típicos del Rio Grande do Sul Campaña región.

Palabras clave: Enseñanza de las Ciencias, Educación Rural, El Contexto, Cuadernos.

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Biografia do Autor

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1997). Especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998), em Administração e Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Amparo (2003) e em Administração Pública pela Faculdade Atlântico Sul (2005). Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007). Doutora em Educação, linha Formação de Professores na Pontífica Universidade Católica do RS (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Metodologias do Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade docente, educação a distância, educação ambiental e educação do campo.

Eril Medeiros da Fonseca, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciado em Ciências da Natureza - Unipampa

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Publicado

2016-12-12

Como Citar

Krause Bierhalz, C. D., & Medeiros da Fonseca, E. (2016). Discutindo articulações entre ensino de Ciências e Educação do Campo através da análise dos cadernos. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 1(2), 255–278. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p255

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos