Discutiendo articulaciones entre enseñanza de las Ciencias y Educación Rural por análisis de los cuadernos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p255

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Dom Pedrito, Educação do Campo, Contexto local, Cadernos

Resumen

ABSTRACT. This article presents a survey of crop developed in the Bachelor's Degree in Natural Sciences, Federal University of Pampa (UNIPAMPA) - Campus Dom Pedrito. Aimed to verify the relationship between the socio-political-economic and cultural context of the field with the science content presented to pupils of the final years of elementary school of a rural school, municipal and nucleated Dom Pedrito. The research methodologically characterized itself as a qualitative research, explanatory and documentary, together with three theoretical conceptions: Science Education, Rural Education and forms of articulation with the environment. It was found that the science content are worked mechanically, following the sequence defined in the textbook and no evidence of any relationship between science content and the local context, even with obvious possibilities such as the Pampas Biome, plants region: Guatambu, Araucaria, Eucalyptus, Aroeira and animals typical of the Rio Grande do Sul region Campaign.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1997). Especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998), em Administração e Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Amparo (2003) e em Administração Pública pela Faculdade Atlântico Sul (2005). Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007). Doutora em Educação, linha Formação de Professores na Pontífica Universidade Católica do RS (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Metodologias do Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade docente, educação a distância, educação ambiental e educação do campo.

Eril Medeiros da Fonseca, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciado em Ciências da Natureza - Unipampa

Citas

Azevedo, M. C. P. S. (2004). Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In Carvalho, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Editora Thompson.

Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA.

Brasil. (1996). Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília. DF: MEC.

______. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília. DF: MEC.

Bonamino, A., Tomazini, M. F., & Cardoso, M. A. S. (2012). Processo de construção de instrumento para a análise dos cadernos escolares geres. Relatório Anual. Puc, Rio.

Chassot, A. (2011). Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí.

Fernandes, B. M. (2012). Territórios da Educação do Campo. In Antunes-Rocha, M. I. (Org.). Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais. Belo Horizonte, BH: Autêntica Editora.

Gowdak, D., & Martins, E. (2012). Ciências novo pensar: meio ambiente, 6º ano. São Paulo: FTD.

______. (2012). Ciências novo pensar: corpo humano, 8º ano. São Paulo: FTD.

______. (2012). Ciências novo pensar: química e física, 9º ano. São Paulo: FTD.

Houaiss, A., Villar, M. S., & Franco, F. M. M. (2004). Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. Objetiva: Rio de Janeiro.

Ioriopetrovich, A. C., Araújo, M. F. F., Montenegro, L. A., Rocha, A. C. P., & Pinto, E. D. J. (2014). Temas de difícil ensino e aprendizagem em Ciências e Biologia: experiências de professores em formação durante o período de regência. Revista da SBEnBio, (7).

Kirchner, C. A. S. M. (2009). O caderno de alunos e professores como produto da cultura escolar. In Atas do V congresso de ensino e pesquisa de história da educação em Minas Gerais. Minas Gerais, MG.

Kolling, E. J., Cerioli, P. R., & Caldart, R. S. (Org.). (2002). Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF.

Leite, C. (2006). Formação do professor de Ciências em Astronomia: uma proposta com enfoque na espacialidade. (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo.

Lima, L. A., & Freixo, A. A. (2011). Dialogando saberes no campo: um estudo de caso em uma Escola Família Agrícola. In Atas do XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Recuperado em 18 de agosto, 2016, de: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/index.htm

Lima, M. E. C. C., & Aguiar Júnior, O. (1999). Professores/as de Ciências, a Física e a Química no Ensino Fundamental. In Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Valinhos, SP. Recuperado em 20 de agosto, 2016, de: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/iienpec/ATAS.pdf

Lucas, R. E. A. (2008). Educação formal/rural permeando as relações do campo: um estudo de caso na Escola Estadual de Tempo Integral de Ensino Fundamental Cândida Silveira Haubman – Arroio Grande, RS. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Pelotas.

Milaré, T., & Filho, J. P. A. (2010). A Química disciplinar em Ciências do 9º ano. Química Nova na Escola, 32(1).

Milaré, T., Marcondes, M. E. R., & Rezende, D. B. (2014). Discutindo a Química do Ensino Fundamental Através da Análise de um Caderno Escolar de Ciências do Nono Ano. Química Nova na Escola, 36(3), 231-240.

Minayo, M. C. S., & Sanches, O. (1993). Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ., 9(3), 239-262.

Molina, M. C. (2006). Educação do Campo e pesquisa: questões para reflexão. In ______. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário.

______. (2012). Educação do Campo: novas práticas construindo Novos Territórios. In Antunes-Rocha, M. I. (Org.). Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Nascimento, F., Fernandes, H. L., & Mendonça, V. M. (2010). Ensino de Ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, (39), 225-249.

Santos, V. M. (2002). O nascimento dos cadernos escolares: um dispositivo de muitas faces. (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina.

Silva, A. P., Menezes, A. C. S., & Reis, E. dos Santos. (2012). Educação para a convivência com o Semiárido: desafios e possibilidades de um novo fazer. In Antunes-Rocha, M. I. (Org.). Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Siqueira, L. de S., & Araújo-Jorge, T. C. de. (2008). Práticas docentes e discentes em cadernos de Ciências: desenvolvimento metodológico para percepção dos diferentes registros do cotidiano escolar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, práticas pedagógicas alternativas tendo como temática as plantas medicinais.

Publicado

2016-12-12

Cómo citar

Krause Bierhalz, C. D., & Medeiros da Fonseca, E. (2016). Discutiendo articulaciones entre enseñanza de las Ciencias y Educación Rural por análisis de los cuadernos. Revista Brasileña De Educación Rural, 1(2), 255–278. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p255