Educação do Campo e Pedagogia da Alternância: experiência da UnB no sítio histórico e patrimônio cultural Kalunga
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7187Resumo
O artigo tem como objetivo historicizar a dinâmica de atuação da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (UnB), com as comunidades do sítio histórico do território Kalunga e cidades dos arredores do quilombo. Com esse intuito sistematizamos e analisamos os avanços, limites e desafios das ações de ensino, extensão e pesquisa desenvolvidas no território considerando as formas de organização política e comunitária existentes na região, e a relação entre cultura e formas de resistência aos modos de produção que implicam em degradação ambiental e social da região, como a atividade minerária e o agronegócio. Buscamos destacar nas atividades de extensão a perspectiva da práxis operando nos seminários de Tempo Comunidade, nas ações dos coletivos de teatro e audiovisual, nos desafios da construção do comitê de pesquisa do território Kalunga. A partir dessa atuação, foi possível perceber uma série de avanços no fortalecimento do processo de educação, formação e organização social da população rural e quilombola da região.
Palavras chave: Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Tempo Comunidade, Organização Social.
Rural Education and Pedagogy of Alternance: UnB experience in the Kalunga historical site and cultural heritage
Abstract: The intent of this article is to historicize the dynamics of the Teaching certifications in Rural Education at University of Brasília (UnB) with the communities of the historical site of the Kalunga territory and cities around the quilombo. With this aim, we systematize and analyze the advances, limits and challenges of teaching, extension and research activities carried out in the territory, considering the forms of political and community organization existing in the region, the relationship between culture and resistance form to the production modes that imply degradation of the region, such as mining and agribusiness. We sought to highlight in the extension activities the perspective of the praxis operating in the Community Time seminars, in the theater and audiovisual collectives actions, in the construction challenges of the Kalunga territory research committee. From this performance, it was possible to notice a series of advances in strengthening the process of education, training and social organization of the rural and quilombola population of the region.
Keywords: Peasant Education, Alternation Pedagogy, Community Time, Social Organization.
Educación del Campo y Pedagogía de Alternancia: experiencia UnB en el sitio histórico y el patrimonio cultural de Kalunga
Resumen: El artículo tiene como objetivo historizar la dinámica de actuación de la Licenciatura en Educación del Campo de la Universidad de Brasilia (UnB) con las comunidades del sitio histórico del territorio Kalunga y ciudades de los alrededores del quilombo. Con ese propósito sistematizamos y analizamos los avances, límites y desafíos de las acciones de enseñanza, extensión e investigación desarrolladas en el territorio considerando las formas de organización política y comunitaria existentes en la región, la relación entre cultura y formas de resistencia a los modos de producción que implican en de degradación ambiental y social de la región, como la actividad minera y el agronegocio. Buscamos destacar en las actividades de extensión la perspectiva de la praxis operando en los seminarios de Tiempo Comunidad, en las acciones de los colectivos de teatro y audiovisual, en los desafíos de la construcción del comité de investigación del territorio Kalunga. A partir de este desempeño, fue posible notar una serie de avances en el fortalecimiento del proceso de educación, capacitación y organización social de la población rural y quilombola de la región.
Palabras clave: Educación en el campo, Pedagogía de Alternancia, Tiempo Comunidad, Organización Social.
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