Juventudes Camponesas das Comunidades Zé Alves e Laranjal no Município de Poconé-MT: dilemas entre ficar e sair do campo

Autores

  • Jucieli Bertoncello Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT https://orcid.org/0000-0003-3750-9874
  • Michelle Tatiane Jaber da Silva Universidade Federal do Estado de Mato Grosso – UFMT
  • Regina Aparecida da Silva Universidade Federal do Estado de Mato Grosso – UFMT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8255

Resumo

Este artigo resulta e desmembra da pesquisa de mestrado intitulada “Conflitos socioambientais e mudanças climáticas sob o olhar das juventudes camponesas de Poconé-Mato Grosso”, teve como objetivo compreender as percepções das juventudes sobre os conflitos socioambientais e as mudanças climáticas existentes na comunidade tradicional "Nossa Senhora de Lurdes" (conhecida como Zé Alves) e na comunidade "Remanescente de Quilombo Laranjal", ambas localizadas no município de Poconé-MT. Nessa trama, também articulamos reflexões para compreender os dilemas entre “ficar e sair” vivenciados pelas juventudes, uma vez que as juventudes camponesas de ambas comunidades estão sendo invisibilizadas pelo avanço do agronegócio que transformam os bens naturais em recursos, para atender a lógica economicista, impossibilitando a permanência nos territórios. A proposição investigativa apoiou-se no método qualitativo, tendo como táticas metodológicas o Mapa Social. Para obter as informações, foram realizados sete trabalhos de campo, dois seminários de mapeamento, doze entrevistas semiestruturadas com as juventudes, ademais fontes secundárias (relatórios, artigos e censos) sobre as comunidades pesquisadas. Compreendemos que a migração campo-cidade estão relacionadas, principalmente com a ausência de escolarização e oportunidades de trabalho e renda, além da não efetivação das políticas públicas pensadas para essa realidade.

Palavras-chave: Comunidades Camponesas, Juventudes Camponesas, Dilemas entre Ficar e Sair do Campo.

 

Youth Peasant Communities Zé Alves and Laranjal in the municipality of Poconé, MT: dilemmas between staying and leaving from countryside                  

ABSTRACT. This article results and dismembered the master's research on "environmental conflict and climate change under the gaze of peasant youths Poconé, Mato Grosso," aimed at understanding perceptions of youths on environmental conflicts and existing climate change on our traditional community Lady of Lourdes (known as Zé Alves) and the Remnant Quilombo community Orangery, both located in the municipality of Poconé, MT. In this plot also articulate reflections to understand the dilemmas of "getting in and out" experienced by youths since the peasant youths of both communities are being made invisible by agribusiness advances that transform natural goods resources, to meet the economic perspective, making it impossible to remain in the territories. The investigative proposition relied on the qualitative method, with the methodological tactics the Social Map. For information were conducted seven field work, two mapping seminars, twelve semi-structured interviews with the youths, besides secondary sources (reports, articles and census) of the surveyed communities. We understand that the rural-urban migration are mainly related to lack of education and job opportunities and income, as well as non-execution of public policies thought to this reality.

Keywords: Peasant Communities, Peasant Youths, Dilemmas Between Staying and Leaving from Countryside.

 

Comunidades Campesinas juveniles Zé Alves y Laranjal en el municipio de Poconé, MT: dilemas entre quedarse y dejando el campo

RESUMEN. Este artículo es el resultado y desmembrado. La investigación de la maestría en "conflicto ambiental y el cambio climático bajo la mirada del campesino jóvenes Poconé, Mato Grosso," dirigido a la comprensión percepciones de los jóvenes en conflictos ambientales y el cambio climático existente en nuestra comunidad tradicional Señora de Lourdes (conocido como Zé Alves) y la comunidad Remanente Quilombo invernadero, ambos ubicados en el municipio de Poconé, MT. En esta trama también articular reflexiones para entender los dilemas de "entrar y salir" experimentada por los jóvenes ya los jóvenes campesinos de ambas comunidades se hacen invisibles por los avances agroindustriales que transforman los recursos naturales de mercancías, para cumplir con el punto de vista económico, por lo que es imposible a permanecer en los territorios. La propuesta de investigación se basó en el método cualitativo, con las tácticas metodológicas del mapa social. Para obtener información se llevaron a cabo el trabajo de campo y siete, dos seminarios de mapeo, doce entrevistas semiestructuradas con los jóvenes, además de fuentes secundarias (informes, artículos y censo) de las comunidades encuestadas. Entendemos que la migración rural-urbana están relacionados principalmente con la falta de educación y oportunidades de empleo e ingresos, así como la no ejecución de las políticas públicas cree que esta realidad.

Palabras clave: Comunidades Campesinas, Jóvenes Campesinos, Los Dilemas Entre Quedarse y Dejando Campo.

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Biografia do Autor

Jucieli Bertoncello, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011), especialização em Educação e Diversidade pela UNEMAT (2012), especialização em Docência no Ensino Superior pela UNEMAT (2015) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (2018) na linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular no Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA). Atualmente professora interina na UNEMAT no Curso de Licenciatura em Pedagogia - Juara/MT e professora da Educação Infantil na Rede Municipal de Juara/MT.

Michelle Tatiane Jaber da Silva, Universidade Federal do Estado de Mato Grosso – UFMT

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutorado em Ciências - área de concentração Ecologia e Recursos Naturais - pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPG-ERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2012). Atuou como professora no Instituto de Educação da UFMT, nos Cursos de Pedagogia (modalidades: a distância e presencial) e no mestrado em educação no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFMT) vinculada ao Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA/UFMT).

Regina Aparecida da Silva, Universidade Federal do Estado de Mato Grosso – UFMT

Possui graduação em licenciatura em ciências biológicas e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2011) e pós-doutorado em Educação pela UFMT (2013). É professora do departamento de Educação, Campus Universitário de Rondonópolis, UFMT. E, professora credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT), pesquisando e orientando na área de educação ambiental, educação popular, movimentos sociais, mapa social e políticas públicas. Participa do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA/UFMT).

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Publicado

2020-08-13

Como Citar

Bertoncello, J., Jaber da Silva, M. T. ., & Silva, R. A. da. (2020). Juventudes Camponesas das Comunidades Zé Alves e Laranjal no Município de Poconé-MT: dilemas entre ficar e sair do campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e8255. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8255

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