O que revelam os professores indígenas em início de carreira? Um estudo da Escola Estadual Intercultural Guateka Marçal de Souza - Aldeia Jaguapiru no município de Dourados/MS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8279Palavras-chave:
Teacher Education, Beginning TeacherResumo
O presente artigo origina-se de pesquisa de campo realizada na Escola Estadual Intercultural Guateka Marçal de Souza situada na Aldeia Jaguapiru na cidade de Dourados/Mato Grosso do Sul. Tem por objetivo precípuo identificar elementos considerados pelos professores iniciantes indígenas como facilitadores ou dificultadores da sua iniciação na profissão. Para captar as potencialidades e possíveis dificuldades características do início da docência, a pesquisa foi organizada em três etapas: 1) análise documental do Projeto Político Pedagógico; 2) Aplicação de questionário para todos docentes da escola selecionada; e 3) Realização de entrevistas com cinco professores iniciantes, ou seja, aqueles que estavam exercendo a docência a menos de cinco anos. A análise dos dados coletados indica dificuldades no exercício inicial da docência, dentre elas, destaca-se a inexistência de material didático na língua guarani e terena; ausência de apoio dos gestores (coordenadores pedagógicos e diretores) e falta de solidariedade dos colegas com mais experiência. Outra dificuldade constatada foi à rejeição por parte da comunidade e de alunos com relação à saída de docentes não indígenas para que os docentes indígenas assumissem o cargo. Depreende-se que a inserção de professores indígenas, além das dificuldades indicadas pela literatura da área, revela um cenário com características próprias da realidade indígena.
Palavras-chave: Formação de Professores, Professor Iniciante Indígena, Iniciação à docência.
What do reveal indigenous teachers at the beginning of their careers? A study by the Intercultural Guateka Marçal de Souza State School - Jaguapiru village in the city of Dourados/MS
ABSTRACT. This article originates from the field research developed at the Intercultural Guateka Marçal de Souza State School, in the Jaguapiru Village, in the city of Dourados/Mato Grosso do Sul. Its main objective is to identify elements considered by the indigenous beginning teachers as facilitators or hinders of their initiation into the profession. To capture the potentialities and possible difficulties characteristic of the beginning of teaching, the research was organized in three stages: 1) documentary analysis of the Pedagogical Political Project; 2) application of a questionnaire to all teachers of the selected school; and 3) conducting interviews with five beginning teachers, that is, those who had been teaching for less than five years. The analysis of the collected data indicates difficulties in the initial exercise of teaching. Among them, we highlight the lack of didactic material in Guarani and Terena; absence of support from managers (pedagogical coordinators and directors), and lack of solidarity from colleagues with more experience. Another difficulty found was the community and students' rejection regarding the departure of non-indigenous teachers to allow indigenous teachers to assume the position. Apparently, the insertion of indigenous teachers, in addition to the difficulties indicated by the literature in the area, reveals a scenario with specific characteristics of the indigenous reality.
Keywords: Teacher Education, Indigenous Beginning Teacher, Teaching Initiation.
¿Qué revelan los profesores indígenas al inicio de la carrera profesional? Un estudio de la Escuela Estatal Intercultural Guateka Marçal de Souza - Aldea Jaguapiru en la ciudad de Dourados/MS
RESUMEN. Este artículo tiene su origen en estudios de campo realizados en la Escuela Estatal Intercultural Guateka Marçal de Souza, ubicada en la Aldea Jaguapiru en la ciudad de Dourados/Mato Grosso del Sur. Su objetivo principal es identificar elementos considerados por los profesores principiantes indígenas como facilitadores u obstaculizadores de su iniciación a la profesión. Para captar las potencialidades y posibles dificultades propias del inicio de la docencia, la investigación se organizó en tres etapas: 1) análisis documental del Proyecto Político Pedagógico; 2) aplicación de un cuestionario a todos los profesores de la escuela seleccionada; y 3) realización de entrevistas con cinco profesores principiantes, es decir, aquellos que estaban practicando la docencia desde hace menos de cinco años. El análisis de los datos recogidos indica dificultades en el ejercicio inicial de la docencia, entre ellas destacan la inexistencia de material didáctico en la lengua guaraní y terena, la ausencia de apoyo de la administración (coordinadores y directores pedagógicos) y la falta de solidaridad de los compañeros con más experiencia. Otra dificultad encontrada fue el rechazo de la comunidad y de los estudiantes ante la salida de docentes no indígenas para que los docentes indígenas ocuparan el puesto. Se desprende que la inserción de profesores indígenas, además de las dificultades señaladas por la literatura en el área, revela un escenario con características propias de la realidad indígena.
Palabras clave: Formación del Profesorado, Profesor Principiante Indígena, Iniciación a la Docencia.
Downloads
Referências
Amorim, M. M. T. (2017). O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante. Revista @mbienteeducação, 10(2), 276-88. https://doi.org/10.26843/ae19828632v10n22017p276a288
André, M. E. D. (2018). Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação, 23, 1-20 e230095. https://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230095.
Batista, E. (2006) Fazendo pesquisa com meu povo. Tellus, 6(10), 139-142.
Cunha, M. I. (2011). Políticas de desenvolvimento para professores iniciantes. 34ª Reunião Anual da ANPEd, Natal.
Cunha, M. I., Braccini, M. L., & Feldkercher, N. (2015). Inserção profissional, políticas e práticas sobre a iniciação à docência: avaliando a produção dos congressos internacionais sobre o professorado principiante. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 20(1), 73-86. https://dx.doi.org/10.590/S1414-40772015000100006
Dourados – MS. Projeto Político-Pedagógico. (2020). Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka - Marçal de Souza.
Huberman, M. (1992). O Ciclo de vida profissional dos professores. In Nóvoa, A. (Org.). Vidas de professores (pp. 31-61). 2. ed. Portugal: Porto Editora.
Lima, D. C. (2017). As dificuldades e conquistas dos professores iniciantes em turmas de alfabetização: aspectos didáticos pedagógicos. In Silva, K. A. C. P., & Cruz, S. P. S. (Orgs.). O professor iniciante: sentidos e significado do trabalho docente (pp. 79-94). Jundiaí, SP: Pacco.
Marcelo Garcia, C. (2009). El profesorado principiante. Inserción a la docencia. Barcelona: Ediciones Octaedro.
Marcelo Garcia, C. (1992). A formação de professores: centro de atenção e pedra-de-toque. In Nóvoa, A. (Org.). Os professores e sua formação (pp. 53-76). Lisboa: Dom Quixote.
Martins, P. L. O., & Papi, S. O. G. (2010). Professor Iniciante. In Oliveira, D. A., Duarte, M. C. & Vieira, L. M. F. (Orgs.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente (pp. 01-03). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação. CDROM.
Martins, P. L. O. (2004). Princípios didáticos na ação docente: conhecimento como expressão da ação docente. In Romanowski, J. P., Martins, P. L. O., & Junqueira, S. R. A. (Orgs.) Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente (pp. 43-57). Curitiba: Champagnat.
Papi, S. O. G., & Martins, P. L. O. (2009). As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educação em Revista, 26(3), 39-56. https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300003
Perboni, F., & Figueiredo, C. R. S. (2019). Lugares e não lugares do estágio supervisionado em universidades públicas de Mato Grosso do Sul: UEMS e UFGD. Curitiba: CRV. (Coleção Licenciaturas – volume 1). https://doi.org/10.24824/978854443739.1
Perboni, F., Militão, A. N., & Figueiredo, C. R. S. (2020). Estágio supervisionado sob diferentes olhares. Curitiba: CRV. (Coleção Licenciaturas – volume 12).
Romanowski, J. P., & Oliver Martins, P. L. (2013). Desafios da formação de professores iniciantes. Páginas de Educación, 6(1), 83-96. Recuperado en 20 de septiembre de 2020, de http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-74682013000100005&lng=es&tlng=pt.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).