Escolas da Ilha de Mosqueiro e a relação com a Educação Especial

Autores

  • Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Iranildo da Silva Oliveira Universidade do Estado do Pará - UEPA https://orcid.org/0000-0001-6435-2687

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8650

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de campo financiada pela FAPESPA/CAPES e objetiva analisar a estrutura e o funcionamento das escolas da ilha de Mosqueiro que relacionam a formação e o trabalho docente na escolarização do aluno público-alvo da Educação Especial, vinculadas ao sistema municipal de ensino de Belém. Realizou-se entrevista semiestruturada com professores da Educação Especial que atuam na sala de recursos multifuncional, professores de sala de aula comum e coordenadores pedagógicos. Os resultados revelam a insuficiência dos recursos materiais; formação dissociada contrapondo o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE); planejamento conjunto entre professor de Educação Especial e Sala de aula comum, dentre outros.

Palavras-chave: Educação, Educação Especial, Escolas de Mosqueiro.

 

Mosqueiro Island Schools and the relationship with Special Education

ABSTRACT. This article is an excerpt from a field research funded by FAPESPA/CAPES and aims to analyze the structure and functioning of schools on the island of Mosqueiro that relate the training and the teaching work in the schooling of the target audience of Special Education, linked to the municipal education system in Belém. A semi-structured interview was conducted with Special Education teachers who work in the multifunctional resource room, common classroom teachers and pedagogical coordinators. The results reveal the insufficiency of material resources; dissociated training against the National Education Plan 2014-2024 (PNE); joint planning between Special Education teacher and common classroom, among others.

Keywords: Education, Special Education, Mosqueiro Schools.

 

Escuelas de la Isla Mosqueiro y la relación con la Educación Especial

RESUMEN. Este artículo es un extracto de una investigación de campo financiada por FAPESPA/CAPES y tiene como objetivo analizar la estructura y el funcionamiento de las escuelas en la isla de Mosqueiro que relacionan la capacitación y el trabajo docente en la escolarización del público objetivo de Educación Especial, vinculado al sistema educativo municipal en Belém. Se realizó una entrevista semiestructurada con maestros de educación especial que trabajan en la sala de recursos multifuncionales, maestros comunes de clase y coordinadores pedagógicos. Los resultados revelan la insuficiencia de recursos materiales; formación disociada contra el Plan Nacional de Educación 2014-2024 (PNE); planificación conjunta entre docentes de educación especial y aula común, entre otros. Palabras clave: Educación, Educación Especial, Escuelas de Mosqueiro.

Palabras clave: Educación, Educación Especial, Escuelas de Mosqueiro.

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Biografia do Autor

Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado do Pará e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Amazônia.

Iranildo da Silva Oliveira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Especialista em Atendimento Educacional Especializado. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atuante no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial na Amazônia - GEPEEAm.

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Publicado

2020-07-03

Como Citar

Fernandes, A. P. C. dos S. ., & Oliveira, I. da S. (2020). Escolas da Ilha de Mosqueiro e a relação com a Educação Especial. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e8650. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8650

Edição

Seção

Dossiê temático: Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial