Mosqueiro Island Schools and the relationship with Special Education

Auteurs-es

  • Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Iranildo da Silva Oliveira Universidade do Estado do Pará - UEPA https://orcid.org/0000-0001-6435-2687

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8650

Résumé

ABSTRACT. This article is an excerpt from a field research funded by FAPESPA/CAPES and aims to analyze the structure and functioning of schools on the island of Mosqueiro that relate the training and the teaching work in the schooling of the target audience of Special Education, linked to the municipal education system in Belém. A semi-structured interview was conducted with Special Education teachers who work in the multifunctional resource room, common classroom teachers and pedagogical coordinators. The results reveal the insufficiency of material resources; dissociated training against the National Education Plan 2014-2024 (PNE); joint planning between Special Education teacher and common classroom, among others.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado do Pará e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Amazônia.

Iranildo da Silva Oliveira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Especialista em Atendimento Educacional Especializado. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atuante no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial na Amazônia - GEPEEAm.

Références

Anjos, C. F. (2016). Realidades em contato: construindo uma interface entre a educação especial e a educação no campo (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo.

Arroyo, M. G. (2008). Os coletivos diversos repolitizam a formação. In Diniz-Pereira, J. E., & Leão, G. (Orgs.). Quando a Diversidade Interroga a Formação Docente (pp. 11-36). Belo Horizonte: Autêntica Editores.

Arroyo, M. G. (2012). Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988, 05 de outubro) Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 20 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sf/legislacao

Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf

Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. (2001, 09 de janeiro). Aprova o Plano Nacional de Educação. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm

Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. (2008, 17 de setembro). Dispõe sobre o atendimento educacional especializado. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6571.htm

Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. (2011, 17 de novembro). Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras previdências. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm#art11

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 07 de janeiro de 2008. (2008, 07 de janeiro). Acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os estudantes.

Nota Técnica sobre o I Seminário de Educação Infantil do Campo. (2010). Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?Option=com_docman&view=download&alias=7470- nota-tec-div-2-pdf&category_slug=janeiro-2011-pdf&Itemid=30192

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. (2013). Brasília. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file

Nota Técnica Conjunta nº02/2015/MEC/SECADI/DPEE, de 04 de agosto de 2015. (2015a, 04 de agosto). Orientações para a organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil.

Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. (2015b, 06 de julho). Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2015/lei/l13146.htm

Canclini, N. G. (1998). Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. São Paulo: EdUSP.

Coelho, L. L. (2011). A constituição do sujeito surdo na cultura guarani-kaiowá: os processos próprios de interação e comunicação na família e na escola (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul.

Fernandes, A. P. C. S. (2015). A escolarização da pessoa com deficiência nas comunidades ribeirinhas da Amazônia Paraense (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.

Fernandes, A. P. C. S. (2018). Educação Especial nas Ilhas. Curitiba, PR: Appris.

Fernandes, A. P. C. S. (prelo). Educação infantil e as crianças com deficiência sensorial: discussão intersetorial. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/index

Fernandes, A. P. C. S., & Caiado, K. R. M (2015). (In) Evasão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas ribeirinhas: limites e desafios do Atendimento Educacional Especializado. Revista Cocar, 1, 127-146.

Fernandes, A. P. C. S., & Fernandes, A. S. (2016). (In) Acessibilidade nos transportes e as pessoas com deficiência da comunidade ribeirinha da Amazônia Paraense. Revista Cocar, 10(19), 240-264.

Fernandes, A. P. C. S., & Denari, F. E. (2017). Pessoa com deficiência: estigma e identidade. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., 26(50), 77-89. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p77-89

Flick, U. (2009). Desenho da pesquisa qualitativa. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre, RS: Artmed.

Freire, P. (1982). Ação cultural para a liberdade. 6ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Gonçalves, T. G. G. L. (2014). Alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos em assentamentos paulistas: Experiências do PRONERA (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.

Lima, J. M. S. (2013). A criança indígena surda na cultura Guarani- Kaiowá: um estudo sobre as formas de comunicação e inclusão na família e na escola (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul.

Mattoso, M. G. S. (2016). Identificação e avaliação funcional de crianças indígenas Kaiowá e Guarani com deficiência visual e paralisia cerebral de 0 a 5 anos (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul.

Mantovani, J. V. (2015). A educação da pessoa com deficiência em comunidades remanescentes de quilombos no Estado de São Paulo (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.

Marcoccia, P. C. P. (2011). Escolas Públicas do Campo: indagação sobre a Educação Especial na perspectiva da Inclusão Educacional (Dissertação de Mestrado). Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná.

Nozu, W. C. S. (2017). Educação Especial e Educação do Campo: entre porteiras marginais e fronteiras culturais (Tese de Doutorado). Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul.

Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei 13.005 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edição Câmara, 2014. Recuperado de: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014

Ponzo, M. G. N. (2009). As políticas de formação do profissional docente em face da perspectiva educacional inclusiva no Campo: do legal às vozes dos professores (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo.

Oliveira, M. K. (1997). Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: Um processo sócio-histórico. São Paulo, SP: Scipione.

Oliveira, I. A., & Mota Neto, J. C. (2011). A construção de categorias de análise na pesquisa em educação. In Marcondes, M. I., Oliveira, I. A., & Teixeira, E. (Orgs.). Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação (pp. 167-186). Belém, PA: EdUepa.

Sá, M. A. (2011). O escolar indígena com deficiência visual na região da Grande Dourados, MS: um estudo sobre a efetivação do direito à educação (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul.

Sá, M. A. (2015) Educação e escolarização da criança indígena com deficiência em terra indígena Araribá (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.

Santos, C. E. F., Paludo, C., & Oliveira, R. B. C. (2010). Concepção de educação do campo. In Taffarel, C. N. Z., Santos Júnior, C. L., & Escobar, M. O. (Orgs.). Cadernos didáticos sobre educação no campo UFBA (pp. 13-70). Universidade Federal da Bahia.

Silva, J. H. (2014) Formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado em escolas indígena (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul.

Souza, M. C. (2013). A Organização do Atendimento Educacional Especializado nas aldeias indígenas de Dourados, MS: um estudo sobre as salas de Recursos Multifuncionais (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul.

Souza, V. P. S. (2011). Criança indígena Kaiowá Guarani com deficiência: um estudo sobre as representações sociais da deficiência e o acesso às políticas de saúde e educação em aldeias da região da Grande Dourados (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul.

Vilaronga, C. A. R. (2014). Colaboração da Educação Especial em sala de aula: formação nas práticas pedagógicas do co-ensino (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.

Publié-e

2020-07-03

Comment citer

Fernandes, A. P. C. dos S. ., & Oliveira, I. da S. (2020). Mosqueiro Island Schools and the relationship with Special Education. Brazilian Journal of Rural Education, 5, e8650. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8650

Numéro

Rubrique

Dossiê temático: Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s