O que revelam as pesquisas sobre o Ensino de Matemática realizado nas Escolas do Campo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9727

Resumo

Este estudo se direciona a investigar como o ensino de Matemática vem sendo apresentado em estudos que envolvem práticas educativas de acordo com a realidade do Campo, mediante um mapeamento sistemático de dissertações e teses publicadas nos últimos 10 anos nas plataformas CAPES e BDTD, seguindo os procedimentos de buscas de Petersen et al. (2008). Para isso, as pesquisas foram selecionadas, classificadas e categorizadas, apresentando como destaque: (i) recursos tecnológicos digitais utilizados durante as aplicações das atividades aos estudantes; (ii) a aproximação dos professores junto à realidade do Campo; (iii) a formação integral do estudante campesino; e (iv) a integração dos saberes informais e formais, de acordo com as pesquisas que evidenciem o ensino de Matemática para a realidade camponesa. Por fim, descrevemos como as publicações analisadas consideram a realidade dos estudantes e destacamos os resultados da pesquisa, pontuando a utilização de diferentes metodologias, a aproximação dos professores a essa realidade e o uso de recursos tecnológicos digitais, como um caminho para a ampliação das possibilidades de integração entre os saberes culturais e matemáticos junto aos estudantes campesinos.

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Escolas do Campo, Integração de Saberes, Mapeamento de Pesquisas.

 

What do researches on mathematics teaching in schools of the countryside reveal?

ABSTRACT. This paper aims to investigate how the teaching of Mathematics has been presented in studies that involve educational practices corresponding to the countryside’s reality, through a systematic mapping of dissertations and theses published in the last 10 years on CAPES and BDTD platforms, following Petersen et al. (2008) search procedures. Thus, the researchers were selected, classified and categorized, presenting as main points: (i) technological resources used during application of activities with students; (ii) teachers’ approach to the countryside’s reality; (iii) rural students’ integral formation; and (iv) informal and formal knowledge integration, according to researches that highlight the teaching of Mathematics for the rural reality. Finally, this paper describes how the analyzed publications consider the students’ reality, and focuses on the research results, covering the use of different methodologies, the teachers’ approach to that reality, and the use of digital technological resources as a way to expand the possibilities of integration between cultural and mathematical knowledge by rural students.

Keywords: Mathematics Teaching, Rural Schools, Knowledge Integration, Research Mapping.

 

¿Qué revelan las investigaciones sobre la enseñanza de las matemáticas realizadas en las escuelas de campo?

RESUMEN. Este trabajo está orientado a investigar como la enseñanza de Matemática viene siendo presentada en estudios que consideran prácticas educativas, de acuerdo con la realidad del Campo, mediante un mapeamiento sistemático de disertaciones y tesis publicadas en los últimos 10 años en las plataformas CAPES y BDTD, siguiendo los procedimientos de búsqueda de Petersen et al. (2008). Para esto, las investigaciones fueron seleccionadas, clasificadas y categorizadas, presentando como destaque: (i) recursos tecnológicos utilizados durante las aplicaciones de las actividades de los estudiantes; (ii) la aproximación de los profesores junto a la realidad; (iii) la formación integral del estudiante campesino; y (iv) la integración de los saberes informales y formales, de acuerdo con las investigaciones que presenta la enseñanza de la Matemática para la realidad campesina. Finalmente, describimos como las publicaciones analizadas consideran la realidad y destacamos los resultados de la investigación, enfatizando el uso de diferentes metodologías, la aproximación de los profesores a la realidad y el uso de recursos tecnológicos digitales, como un camino para la ampliación de las posibilidades de integración entre los saberes culturales y matemáticos junto a los estudiantes campesinos.

Palabras clave: Enseñanza de Matemática, Escuelas del Campo, Integración de Saberes, Mapeamiento de Investigaciones.

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Biografia do Autor

Giane Fernanda Schneider Gross, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) possui especialização em Alfabetização Matemática e Educação do Campo pela Faculdade São Bráz, também especialização em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Neumar Regiane Machado Albertoni, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Licenciada em Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2018), tem Especialização em Tecnologias da Informática na Educação - Universidade Estadual de Londrina – UEL (2019).

Érica Oliveira dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Padre João Bagozzi.

Marcelo Souza Motta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUCMG. Graduado em Matemática pela UFES. Atualmente é professor adjunto da UTFPR.

Marco Aurélio Kalinke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, pós-doutorado pela Universidade de Milão (Clínica del Lavoro Luigi Devoto). Mestre em Educação pela UFPR e graduado em Matemática pela UTP-PR. Professor Associado DE da UTFPR.

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

Schneider Gross, G. F., Machado Albertoni, N. R. ., Oliveira dos Santos, Érica, Souza Motta, M., & Kalinke, M. A. (2020). O que revelam as pesquisas sobre o Ensino de Matemática realizado nas Escolas do Campo?. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e9727. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9727

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos