Dossiê: Políticas para a educação e a diversidade sociocultural: avanços, limites e desafios no enfrentamento das desigualdades
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6941Abstract
A proposta do dossiê nasceu no contexto das atividades do “Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas” (Neped), da UFT, que vem desenvolvendo, desde 2015, no Tocantins, formação, estudos, pesquisa, debates e publicações que colocam em tela a relação Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS). Um das ações do núcleo se refere à organização e desenvolvimento de cursos como: o “Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social”, que contribuiu com a formação e qualificação de mais de 300 profissionais que atuam na educação e/ou em contextos empobrecidos; e o “Curso de Aperfeiçoamento Educação, Pobreza e Desigualdade Social”, em fase de finalização e que formará cerca de 200 estudantes de graduação, profissionais da educação, ativistas de movimentos sociais, bem como profissionais de outras áreas afins. Citamos, também, nesse contexto, a pesquisa intitulada “As políticas educacionais no contexto das desigualdades sociais e da situação de pobreza e extrema pobreza no estado do Tocantins”, desenvolvida nos anos de 2016-2018; e a pesquisa “Trajetórias Escolares de estudantes em situação de pobreza na educação pública do Tocantins”, ainda em andamento. Outro importante trabalho foi a produção do vídeo-documentário “Educação e Pobreza no Tocantins” em 2017, que retrata a situação e a percepção de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e de profissionais que atuam nas escolas e na assistência social, no que concerne à importância desse programa para a educação das crianças em situação de pobreza.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Creative Commons Attribution License
Creative Commons Attribution License
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).