Women, Works and Stories: An Analysis of Life Trajectories in a Teuto-Brazilian Community of RS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n4p1202

Abstract

ABSTRACT. This article presents the intersections between two studies conducted in the same municipality of German colonization, located in the Encosta da Serra Gaúcha / RS. Both used ethnographic research tools, such as interviews and participant observation recorded as a field diary, analyzed in a combined manner. The first, held in Women's Groups and with representatives of the Agriculture and Education Sector and the Rural Workers' Union, sought to investigate the generational succession in the family agriculture of the municipality, focusing on young women. The second was carried out in a Family Health Strategy Team, with users diagnosed with depression, trying to understand the experiences and meanings involved in the process of constructing this diagnosis. We consider that the analyzes drawn from these research movements bring valuable contributions so that the community organization is considered, especially in terms of work alternatives and educational strategies in Countryside Education that are capable of promote the generational succession of family agriculture in the municipality and to incorporate the theme of gender, thus generating a real increase in terms of the quality of life of this population.

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Author Biographies

Tatiana Souza de Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora do Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação, da UFRGS. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da UFRGS. Atua em atividades de ensino de graduação na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Tem experiência na área de Educação, com pesquisa relacionada a ambiente e cultura nos currículos universitários. É Mestre em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), com a dissertação "Você é o que você come? Os cuidados com a alimentação: implicações na constituição dos corpos". É Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), com a tese "O governo dos excessos: Uma análise das práticas de prevenção e controle do excesso de peso realizadas por profissionais da Atenção Básica à Saúde, em Porto Alegre/ RS". Em 2014, finalizou seu estágio de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no qual fez parte do projeto de pesquisa "Inovação e Interdisciplinaridade na Educação em Ciências e Matemática no século XXI", (PNPD/CAPES). Nos últimos anos, têm desenvolvido pesquisas etnográficas na área de Estudos Culturais da Ciência e Educação, com ênfase nos temas relacionados a produção social do Corpo, Educação do Campo, Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade, Educação em Ciências, Educação em Saúde e políticas de promoção de saúde.

Muriel Closs Boeff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Psicóloga (CRP 07/26565) formada pela Universidade Feevale (2016), com ênfase em Processos Psicoterápicos de Intervenção. Bolsista CAPES, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro da Associação Gaúcha de Psicologia Humanista (AGAPH) e Psicóloga em formação na Abordagem Centrada na Pessoa - ACP. Coordenou o Faturamento Ambulatorial, do município de Santa Maria do Herval, entre 2013 - 2017. Bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Pesquisa: Avaliação do Estado Emocional, Satisfação com a Vida e Capacidade Funcional de Idosos residentes em Instituições de Longa Permanência do Município de Ivoti/RS, coordenado pela Prof.ª Drª Geraline Alves dos Santos - Universidade Feevale (2013-2016). Voluntária do projeto de pesquisa: Análise de Parâmetros de Cognição, Composição Corporal, Atividade Física, Capacidade Funcional, Saúde Bucal, Características Psicológicas e Marcadores Genéticos e Bioquímicos da resposta ao Estresse Fisiológico: estudo do envelhecimento bem sucedido em idosos acima dos 60 anos residentes no município de Ivoti/RS, vinculado também a Universidade Feevale (2016). Oficineira do projeto Mais Educação, trabalhando questões de saúde mental com formandos do ensino fundamental do Colégio Estadual Dr. Alberto Schweitzer, Santa Maria do Herval (2014).

Published

2018-12-23

How to Cite

Camargo, T. S. de, & Boeff, M. C. (2018). Women, Works and Stories: An Analysis of Life Trajectories in a Teuto-Brazilian Community of RS. Brazilian Journal of Rural Education, 3(4), 1202–1220. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n4p1202