CRISE DE ORIENTAÇÃO DE SENTIDO E APROXIMAÇÕES SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA HISTÓRIA NA CONCEPÇÃO DE HUGO CHÁVEZ
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol8n2pp245-264Palavras-chave:
Crise de orientação, história, Hugo Chávez, Venezuela.Resumo
A partir da década de 80, três eventos de ordem econômica, social e institucional provocaram grandes fraturas no imaginário coletivo venezuelano, levando a uma crise na promoção de articulação de sentido. O primeiro, conhecido como Viernes Negro, representou a desvalorização da moeda local, o Bolívar, e desestabilizou as relações econômicas internas e externas. Em seguida, em 1989, uma série de protestos tomaram a região metropolitana da capital federal, Caracas, contra o reajuste na tarifa do transporte coletivo, o que demonstrou a insatisfação da população com a agenda de reformas do governo. E, por fim, a tentativa de golpe militar, em 1992, exacerbou a insatisfação de parte das tropas contra o sistema político vigente e a figura de Carlos Andrés Pérez. Nesse contexto, surge Hugo Chávez e, a partir de suas reflexões, pretende-se perscrutar a estratégia adotada para suplantar os dilemas mencionados, juntamente com a particular compreensão acerca da epistemologia da história.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.