ALTERNATIVAS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA AULAS DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11832Palavras-chave:
Ciência e TDIC, Educação na Pandemia, Aula RemotaResumo
A partir da declaração de pandemia deflagrada pela Organização Mundial de Saúde em virtude do novo coronavírus, as relações sociais tiveram que sofrer uma rápida mudança. Consequentemente, com o distanciamento social as relações de trabalho perpassando toda a sociedade também foi drasticamente alterada. Especificamente se tratando da Educação, o modelo mais indicado atualmente é a utilização de aula remota (síncrona). A reinvenção do Docente em toda sua práxis é desafiadora. O sistema remoto (não permitindo o contato social) revela diferentes questões desde a problemática social ao aluno: desatenção e monotonia. Desse modo, este trabalho propõe uma discussão sobre a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para agregar as aulas de Ciências, promovendo o processo ensino aprendizagem. Dentre as sugestões estão a utilização de sites interativos, softwares e podcasts. Obviamente não existe uma receita, porém a adaptação aqui sugerida norteia novas possibilidades para aulas remotas.
Referências
ALMEIDA, Adriana; CORSO, Angela Maria. A educação de jovens e adultos: aspectos históricos e sociais. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCERE, Curitiba, 2015. Anais ... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica, 2015. p. 1283-1299.
FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974. Moreira, Marco Antônio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Cantauro, 2010.
RIBEIRO, Vera Masagão, JOIA, Orlando; PIERRO, Maria Clara Di.Visões da educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001.
VIEGAS, Ana Cristina Coutinho; MORAES, Maria Cecília Sousa de. Um convite ao retorno: relevâncias no histórico da EJA no Brasil. RIAEE –Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 1,p. 456-478, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Felipe Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.