A EXECUÇÃO DO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17980

Palavras-chave:

Covid-19, Estratégias de comunicação, Processo formativo

Resumo

O presente trabalho evidencia as experiências e os aprendizados gerados a partir do desenvolvimento do PIBID de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Tocantins, com estudantes da Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO. Dada a pandemia do Covid-19, as atividades presenciais de ambas instituições foram suspensas e esse cenário constituiu o principal desafio para o desenvolvimento de ações pedagógicas. Várias estratégias de comunicação e ensino foram utilizadas, e mesmo com a situação imposta foi positivo o processo formativo e a troca de experiência entre professores e estudantes dessas diferentes realidades.

Biografia do Autor

Hugo Rivas de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFT0), Palmas, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins (2005), Especialização em Geografia pela mesma Universidade (2006), Especialização em Pedagogia da Alternância pela Universidade Católica de Brasília (2007), Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espirito Santo (2021), Mestrado em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins (2010) e é mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pela Instituto Federal do Tocantins (IFTO). É professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Tocantins. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Agroenergias, Pedagogia da Alternância e Educação Profissional e Tecnológica.

Carla Simone Seibert, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Tocantins (1997), mestrado e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo - USP (1998 / 2005) e pós-doutorado no Laboratório de Biofísica e Bioquímica do Instituto Butantan - SP (2005 / 2007). É professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desde 2008, atuando nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado, do Curso de Ciências Biológicas no Campus de Porto Nacional, onde trabalha com alunos nas duas áreas de formação. É professora no programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente - UFT / Palmas. Desenvolve trabalhos com animais peçonhentos, ecofisiologia do envenenamento e interação socioambiental. Está como vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde em Porto Nacional, onde atua como representante da UFT.

Kellen Lagares Ferreira Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil.

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Tocantins atuando nos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão. Atuou como coordenadora de área do PIBID Biologia em Porto Nacional. É docente permanente dos cursos de mestrado e doutorado e, atualmente, é coordenadora no Programa de pós-graduação em Ciências do Ambiente. Tem experiência na área da anatomia vegetal aplicada aos estudos de plantas nativas expostas a agrotóxicos. Atua ainda na relação saúde e ambiente e análises socioambientais voltadas à temática de agrotóxicos.

Referências

ALVES, F. C.; MARTINS, E. S.; LEITE, M. C. S. R. O PIBID e a aprendizagem do fazer docente em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 3, p. 1586-1603, 2021. https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15299

CORNELO, C. S.; SCHNECKENBERG, M. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID: trajetória e desdobramentos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, n. 27, p.1-21, junho de 2020. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71637

CRUVINEL, B. M; ALVES, K. E. M.; SANTOS, C. M.; TEIXEIRA, C. Encontro remoto do PIBID de Ciências Biológicas durante a pandemia: tema animais peçonhentos e venenosos. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 9, n. 1, p. 342-349, 2023. https://doi.org/10.12957/riae.2023.65520

DE PAULA, Y. M.; GOBBI, C. C. Atuação do PIBID Ciências da Natureza em tempos de Ensino Remoto. In: DINARDI, A. J.; SOARES, C. B.; CUNHA, F. I. J.; SUDATI, J. H.; MACHADO, J. N.; BICA, M. S. N.; MADERS, S. (Org.). Ciências da Natureza & PIBID: uma conexão necessária. Porto Alegre: Evangraf, 2023. Disponível em: https://repositorio.unipampa.edu.br/handle/riu/8290. Acesso em 21 dez. 2023.

DINIZ, Mateus Léssio. CURSOS DE FORMAÇÃO, ENSINO REMOTO E O CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 69–81, 2021. https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11713

DOMBROSKI, E.; SILVA, R. A. O.; COSTA, A. S. O.; LIMA, M. A. F. Reforço escolar de Ciências da Natureza em tempos de pandemia: relato de experiência do ensino remoto no PIBID. Revista Percurso, v. 15, n. 1, p. 135-147, 2023. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/68589. Acesso em: 03 nov. 2023.

MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUE, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351-364, jan.-abr. 2020. https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123.

MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, v. 23, n. 1, p. 98-106, jan.-jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338. Acesso em: 20 jul. 2023.

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-67, 2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010

OLIVEIRA, M. S.; CANTANHEDE, A. M. Análise das atividades pedagógicas produzidas pelo PIBID Biologia durante o Ensino Remoto Emergencial. 2022. 50 f. TCC (Graduação) – Universidade Federal do Maranhão, Coordenação do Curso de Ciências Biológicas, Chapadinha, 2022. Disponível em: https://rosario.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/6147/1/MAYANNEDASILVAOLIVEIRA.pdf. Acesso em: 22 dez. 2023.

PITOMBEIRA, C. V.; NASCIMENTO, A. K. O. Tecnologias digitais no PIBID em tempos de pandemia: diálogos sobre práticas. fólio-Revista de Letras, v. 14, n. 1, 2022. https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10729

PEREIRA, A. S.; RAMOS, E. S.; OLIVEIRA, A. M.; CALIXTO, V. S. Atividades Síncronas e Assíncronas na Experimentação no Ensino de Química em Tempos de Pandemia: A Experiência do Residência Pedagógica e do PIBID na UFGD. Revista Debates em Ensino de Química, v. 9, n. 2, p. 190-205, 2023. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5086

PPP - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO. 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

OLIVEIRA, Hugo Rivas de; SEIBERT, Carla Simone; SILVA, Kellen Lagares Ferreira. A EXECUÇÃO DO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23012, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17980. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17980. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.