LA IMPLEMENTACIÓN DEL PIBID EN TIEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIENCIAS Y APRENDIZAJES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17980

Palabras clave:

Covid-19, Estrategias de comunicación, Proceso formativo

Resumen

El presente trabajo destaca la experiencias y aprendizajes generadas a partir del desarrollo del PIBID de Ciencias Biológicas de la Universidad Federal de Tocantins, con estudiantes de la Escuela de Familia Agrícola Porto Nacional – TO. Ante la pandemia del Covid-19, las actividades presenciales de ambas instituciones fueron suspendidas y esto constituyó el principal desafío para la realización de las acciones pedagógicas. Se utilizaron diversas estrategias de comunicación y enseñanza, y. aún con la situación impuesta, el proceso de formación y el intercambio de experiencias entre docentes y estudiantes de diferentes realidades fue positivo.

Biografía del autor/a

Hugo Rivas de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFT0), Palmas, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins (2005), Especialização em Geografia pela mesma Universidade (2006), Especialização em Pedagogia da Alternância pela Universidade Católica de Brasília (2007), Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espirito Santo (2021), Mestrado em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins (2010) e é mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pela Instituto Federal do Tocantins (IFTO). É professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Tocantins. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Agroenergias, Pedagogia da Alternância e Educação Profissional e Tecnológica.

Carla Simone Seibert, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Tocantins (1997), mestrado e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo - USP (1998 / 2005) e pós-doutorado no Laboratório de Biofísica e Bioquímica do Instituto Butantan - SP (2005 / 2007). É professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desde 2008, atuando nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado, do Curso de Ciências Biológicas no Campus de Porto Nacional, onde trabalha com alunos nas duas áreas de formação. É professora no programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente - UFT / Palmas. Desenvolve trabalhos com animais peçonhentos, ecofisiologia do envenenamento e interação socioambiental. Está como vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde em Porto Nacional, onde atua como representante da UFT.

Kellen Lagares Ferreira Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil.

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Tocantins atuando nos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão. Atuou como coordenadora de área do PIBID Biologia em Porto Nacional. É docente permanente dos cursos de mestrado e doutorado e, atualmente, é coordenadora no Programa de pós-graduação em Ciências do Ambiente. Tem experiência na área da anatomia vegetal aplicada aos estudos de plantas nativas expostas a agrotóxicos. Atua ainda na relação saúde e ambiente e análises socioambientais voltadas à temática de agrotóxicos.

Citas

ALVES, F. C.; MARTINS, E. S.; LEITE, M. C. S. R. O PIBID e a aprendizagem do fazer docente em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 3, p. 1586-1603, 2021. https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15299

CORNELO, C. S.; SCHNECKENBERG, M. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID: trajetória e desdobramentos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, n. 27, p.1-21, junho de 2020. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71637

CRUVINEL, B. M; ALVES, K. E. M.; SANTOS, C. M.; TEIXEIRA, C. Encontro remoto do PIBID de Ciências Biológicas durante a pandemia: tema animais peçonhentos e venenosos. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 9, n. 1, p. 342-349, 2023. https://doi.org/10.12957/riae.2023.65520

DE PAULA, Y. M.; GOBBI, C. C. Atuação do PIBID Ciências da Natureza em tempos de Ensino Remoto. In: DINARDI, A. J.; SOARES, C. B.; CUNHA, F. I. J.; SUDATI, J. H.; MACHADO, J. N.; BICA, M. S. N.; MADERS, S. (Org.). Ciências da Natureza & PIBID: uma conexão necessária. Porto Alegre: Evangraf, 2023. Disponível em: https://repositorio.unipampa.edu.br/handle/riu/8290. Acesso em 21 dez. 2023.

DINIZ, Mateus Léssio. CURSOS DE FORMAÇÃO, ENSINO REMOTO E O CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 69–81, 2021. https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11713

DOMBROSKI, E.; SILVA, R. A. O.; COSTA, A. S. O.; LIMA, M. A. F. Reforço escolar de Ciências da Natureza em tempos de pandemia: relato de experiência do ensino remoto no PIBID. Revista Percurso, v. 15, n. 1, p. 135-147, 2023. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/68589. Acesso em: 03 nov. 2023.

MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUE, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351-364, jan.-abr. 2020. https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123.

MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, v. 23, n. 1, p. 98-106, jan.-jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338. Acesso em: 20 jul. 2023.

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-67, 2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010

OLIVEIRA, M. S.; CANTANHEDE, A. M. Análise das atividades pedagógicas produzidas pelo PIBID Biologia durante o Ensino Remoto Emergencial. 2022. 50 f. TCC (Graduação) – Universidade Federal do Maranhão, Coordenação do Curso de Ciências Biológicas, Chapadinha, 2022. Disponível em: https://rosario.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/6147/1/MAYANNEDASILVAOLIVEIRA.pdf. Acesso em: 22 dez. 2023.

PITOMBEIRA, C. V.; NASCIMENTO, A. K. O. Tecnologias digitais no PIBID em tempos de pandemia: diálogos sobre práticas. fólio-Revista de Letras, v. 14, n. 1, 2022. https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10729

PEREIRA, A. S.; RAMOS, E. S.; OLIVEIRA, A. M.; CALIXTO, V. S. Atividades Síncronas e Assíncronas na Experimentação no Ensino de Química em Tempos de Pandemia: A Experiência do Residência Pedagógica e do PIBID na UFGD. Revista Debates em Ensino de Química, v. 9, n. 2, p. 190-205, 2023. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5086

PPP - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO. 2020.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

OLIVEIRA, Hugo Rivas de; SEIBERT, Carla Simone; SILVA, Kellen Lagares Ferreira. LA IMPLEMENTACIÓN DEL PIBID EN TIEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIENCIAS Y APRENDIZAJES. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23012, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17980. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17980. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades

Artículos similares

<< < 1 2 3 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.