ABORDAGEM DE SEXUALIDADE E GÊNERO EM DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14799Palabras clave:
Questões de gênero, Educação sexual, Legislação Educacional, Plano Estadual de EducaçãoResumen
O presente trabalho procura evidenciar como as temáticas sexualidade e gênero são abordadas em documentos educacionais do estado do Paraná. Faz-se necessário verificar os fundamentos do trabalho com tais temáticas, uma vez que se questiona a quem cabe discutir tais questões na área educacional. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa com a análise de seis documentos estaduais que direcionam o trabalho docente em sala de aula. Verificamos que a sexualidade e o gênero não foram muito evidenciados, inicialmente por uma cautela com o esvaziamento de conteúdo específico das disciplinas e, posteriormente, por se inflamar discussões equivocadas em especial sobre as questões de gênero. Percebemos assim, que tem se reduzido a quantidade de abordagens e discussões sobre as temáticas.
Citas
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.
________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, 10 volumes, 1998.
________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.
________. Presidência da República. Lei nº 13.005, Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências, Brasília, DF, 2014.
________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento homologado. Brasília: MEC, 2017.
BUTLER, J. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa, 3ª ed., Porto Alegre, Artmed: 2009.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Rio de
Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
LOURO, G. L. Sexualidade: lições da escola. In: MEYER, D. E. E. (Org.).Saúde e Sexualidade na Escola. Porto Alegre: Mediação, 1998, p. 85-96.
MESQUITA, M. C. F. Formação de professores e educação sexual: Análise das Diretrizes Curriculares Nacionais e do currículo do curso de Pedagogia da UEM. 2012. 48f. Monografia, (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
OLIVEIRA, M.; MAIO, E. R. Formação de professores/as para abordagem da Educação Sexual na escola. Revista Espaço Plural, v. 13, n. 26, p. 45-54 2012. Disponível em : <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445944368005>. Acesso em 23 jun. 2018.
PARANÁ. Casa Civil do Governo do Estado do Paraná. Constituição do Estado do Paraná. Curitiba, 1989.
________. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Governo do Paraná. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação Básica. Curitiba: SEED, 14 volumes, 2008.
________. Diretrizes Curriculares de Gênero e Diversidade Sexual da Secretaria de Estado da Educação do Paraná: Versão preliminar. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento da Diversidade. Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual. Curitiba: SEED, 2010.
________. Coletânea de Legislação Educacional. Volume XX. Governo do Estado do Paraná. Secretaria de Estado de Educação. Curitiba: SEED, 2012.
________. Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Lei nº 18.492, Aprovação do Plano Estadual de Educação e adoção de outras providências, Curitiba, PR, 2015a. Disponível em <http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/PEE/PEEPR_ANEXO_UNICO.pdf> Acesso em 26 set. 2018.
________. Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Lei nº 18.492, Aprovação do Plano Estadual de Educação e adoção de outras providências, Curitiba, PR, 2015b. Disponível em <http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/PEE/Anexo_18492.pdf> Acesso em 25 set. 2018.
VIEIRA, P. M.; MATSUKURA, T. S. Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 69, p. 453-474, Jun 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Wellington Soares de Lima, Lourdes Aparecida Della Justina
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Política de Derechos de Autor
Los derechos de autor son mantenidos por los autores, quienes otorgan a RIEcim los derechos exclusivos de primera publicación. Los autores no serán remunerados por la publicación de trabajos en esta revista. Los autores tienen la autorización para celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada del trabajo en esta revista (por ejemplo: publicarlo en un repositorio institucional, en un sitio web personal, publicar una traducción o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Los editores de la revista tienen el derecho de realizar ajustes textuales y adaptaciones para cumplir con las normas de publicación.
Política de Acceso Abierto/Libre
Esta revista proporciona acceso abierto inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que poner el conocimiento científico de forma gratuita a disposición del público contribuye a la democratización global del conocimiento. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o utilizar el contenido para cualquier propósito legal, respetando las leyes nacionales de derechos de autor y sin solicitar permiso previo del editor o del autor. Las opiniones presentadas en los artículos son responsabilidad de los autores. La revista no cobra Tarifas de Procesamiento de Artículos (APCs).
Política de Licenciamiento - Licencia de Uso
Licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licencia permite compartir, copiar, redistribuir los manuscritos publicados en RIEcim en cualquier medio o formato. Además, permite adaptar, remezclar, transformar y construir sobre el material, siempre que se otorgue el crédito adecuado a la autoría y la publicación inicial en esta revista.