OFICINAS DE COMUNICAÇÃO NA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14811Palabras clave:
gênero, sexualidade, raça, oficinas, ensino de ciênciasResumen
Atualmente, o Brasil enfrenta uma onda conservadora, expressa em ações como a banalização do Programa Mais Médicos; mudanças na política de atendimento à saúde mental; o desmonte do combate à AIDS; proibição do termo “violência obstétrica”, etc. Soma-se a isto o descrédito ao científico e a precarização de todo sistema educacional brasileiro, corroborado pelo movimento e projeto de lei “Escola sem Partido”, que afeta diretamente a discussão sobre raça, gênero e sexualidade na escola. Perante este contexto, neste trabalho, apresentamos reflexões resultantes do projeto de extensão, em desenvolvimento, "Comunicação, educação e re-existências", no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ e na Escola Municipal Brant Horta (EMBH). Buscamos dialogar sobre Ciências e a Saúde, utilizando oficinas de educação/comunicação como uma oportunidade para um fazer coletivo e permanente, estimulando a construção de narrativas diversas sobre ser e estar no mundo. Este trabalho iniciou-se em março de 2019, com a realização de encontros quinzenais na EMBH, englobando uma turma de 25 estudantes do Projeto Carioca II (Ensino Fundamental II).
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