Mais Gerente e menos Gestor: uma análise do marco regulatório direcionado à gestão da escola pública paraense
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10666Palavras-chave:
Education in Pará state. Public-school management. Managerial logic.Resumo
Este artigo trata da gestão da escola pública paraense a partir da implementação do “Pacto pela Educação do Pará”, que é balizado na lógica de parcerias entre o Estado e a iniciativa privada como estratégia de melhoria dos índices educacionais. O questionamento consiste em: como o marco regulatório do Pacto pela Educação do Pará direciona a atuação do gestor escolar na escola pública? A metodologia está ancorada na pesquisa bibliográfica, em interlocução com autores que discutem sobre a gestão escolar; na pesquisa documental, que ocupou papel essencial em função dos documentos decorrentes desse Pacto, os quais, em geral, são decretos. Ambos os procedimentos forneceram subsídios às análises, assentadas na perspectiva crítico-descritiva. Os resultados revelaram que o marco regulatório do Pacto pela Educação do Pará induz a um direcionamento para que os gestores escolares possam ter um perfil mais afinado com a figura do gerente que cobra, monitora e cumpre metas, de modo que a excelência de seu trabalho começa pelos critérios de escolha dos profissionais afeitos à lógica gerencialista que adentrou a educação pública paraense no que se refere à legislação analisada.
Palavras-chave: Educação Paraense, Gestão Escolar Pública, Gerencialismo.
More an Administrator and less Manager: an analysis of the regulatory framework aimed at the public-school management in Pará
ABSTRACT. This paper deals with the public-school management in Pará state as it has been implemented through the “Pact for Education in Pará”, which is based on the logic of partnerships between the state and the private sector, manifesting a strategy of educational indicators improvement. The question consists of: how the Pact for Education regulatory framework directs the school manager’s action in a public-school setting? The methodology is anchored in bibliographical research, as approached by authors who discuss school management; document analysis, which had an important role regarding the documents from the Pact, such as decrees. Both procedures allowed our analyses, based on a critical and descriptive perspective. Results show that the Pact for Education in Pará regulatory framework drives school managers to have a profile mostly aligned with the figure of an administrator, which demands, surveils and accomplishes goals; in this manner, the job excellence starts with the choice of professionals who work within the managerial logic that has become part of public education in Pará, especially regarding the analyzed legal texts.
Keywords: Education in Pará State, Public-School Management, Managerial Logic.
Más Administrador y menos Gestor: un análisis del marco regulatorio direccionado a la gestión de la escuela pública paraense
RESUMEN. Este artículo versa sobre la gestión de la escuela pública paraense a partir de la implantación del “Pacto por la Educación de Pará”, señalado en la lógica de asociaciones entre el Estado y la iniciativa privada como estrategia de mejora de los índices educativos. El cuestionamiento consiste en: ¿cómo el marco regulatorio del Pacto por la Educación de Pará orienta la actuación del gestor escolar en la escuela pública? La metodología está anclada: en la investigación bibliográfica; en la interlocución con autores que discuten acerca de la gestión escolar; en la investigación documental, que desempeñó un papel fundamental en la función de los documentos de dicho Pacto, los cuales suelen ser decretos; ambos procedimientos proporcionaron subvenciones a los análisis, asentadas en la perspectiva crítico-descriptiva. Los resultados ponen en relieve que el marco regulatorio del Pacto por la Educación de Pará induce a una orientación de los gestores escolares por tener un perfil más semejante a la figura de un gerente que exige, monitora y cumple metas, de manera que la excelencia de su trabajo comienza por los criterios de elección de profesionales acostumbrados a la lógica gerencialista que se adentró en la educación pública paraense en cuanto a la legislación examinada.
Palabras clave: Educación Paraense, Gestión de la Escuela Pública, Gerencialismo.
Downloads
Referências
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, PT: Porto Editora.
Bresser-Pereira, L. C. (2016). O Pacto que não houve. In Bresser-Pereira, L. C. A construção política do Brasil: Sociedade, Economia e Estado (3a ed.). (pp. 352-385). São Paulo, SP: Ed. 34.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Recuperado de: https://tinyurl.com/be9lgsg
Decreto n. 694, de 26 de março de 2013 (2013, 1 de abril). Institui o Comitê de Governança Estadual e os Comitês de Governança Regionais do Pacto pela Educação do Pará, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Pará, caderno 1. Recuperado de: https://tinyurl.com/yyfapnb4
Decreto n. 695, de 26 de março de 2013 (2013, 1 de abril). Estabelece critérios para o exercício das funções de Diretores e Vice-Diretores das Escolas da Rede Estadual de Ensino a serem adotados pela Secretaria de Estado de Educação e dá outras providências Diário Oficial do Estado do Pará, caderno 1. Recuperado de: https://tinyurl.com/yyfapnb4
Decreto n. 792, de 1º de julho de 2013. (2013, 3 de julho). Altera o Decreto nº 694, de 26 de março de 2013. Diário Oficial do Estado do Pará, caderno 1. Recuperado de: https://tinyurl.com/y57ggn5w
Dublante, C. A. (2009) Gestão escolar: fundamentos e práticas em escolas da rede municipal de ensino de São Luís – MA (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Maranhão, Maranhão.
Governo investe R$ 2,7 bilhões para alfabetizar crianças até oito anos. (2012, 8 de novembro). Recuperado de: https://tinyurl.com/yxaegoqe
Di Giovanni, G., & Nogueira, M. A. (2015). Dicionários de Políticas públicas. São Paulo, SP: Editora Unesp.
Harvey, D. (2011). O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo, SP: Boitempo.
Hora, D. L. (2010). Gestão educacional democrática. Campinas: Alínea.
Kato, F. B. G. (2013). A Nova Política de Financiamento de Pesquisas: reforma no Estado e no novo papel do CNPq (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.
Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: EPU.
Marx, K. (2008). Contribuição à crítica da economia política (2a ed.). São Paulo, SP: Expressão Popular.
Pacto pela Educação no Pará é lançado com o apoio do BID. (2013, 26 de março). Recuperado de: https://tinyurl.com/y2mvpc54
Paro, V. H. (1998). A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In Anais do V Seminário Internacional Sobre Reestruturação Curricular (pp. 1-8). Porto Alegre, RS: SMED.
Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado. (1995). Brasília, DF: Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado.
Resolução n. 001, de 05 de janeiro de 2010. (2010, 5 de janeiro) Dispõe sobre a regulamentação e a consolidação das normas estaduais e nacionais aplicáveis à Educação Básica no Sistema Estadual de Ensino do Pará. Recuperado de: https://tinyurl.com/y5onqw3n
Santos, T. F. A. M. (2007). Conversas impenitentes sobre a gestão da educação. Belém, PA: Editora UFPA.
Santos, T. F. A. M. (2012). Gestão educacional e qualidade do ensino. Reflexões e práticas atuais. In Santos, T. F. A. M., & Lima, F. W. C. (Eds.). Versus e reversus da gestão das políticas educacionais (pp. 11-28). Belém, PA: Ponto Press.
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).