Mais Gerente e menos Gestor: uma análise do marco regulatório direcionado à gestão da escola pública paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10666

Palavras-chave:

Education in Pará state. Public-school management. Managerial logic.

Resumo

Este artigo trata da gestão da escola pública paraense a partir da implementação do “Pacto pela Educação do Pará”, que é balizado na lógica de parcerias entre o Estado e a iniciativa privada como estratégia de melhoria dos índices educacionais. O questionamento consiste em: como o marco regulatório do Pacto pela Educação do Pará direciona a atuação do gestor escolar na escola pública? A metodologia está ancorada na pesquisa bibliográfica, em interlocução com autores que discutem sobre a gestão escolar; na pesquisa documental, que ocupou papel essencial em função dos documentos decorrentes desse Pacto, os quais, em geral, são decretos. Ambos os procedimentos forneceram subsídios às análises, assentadas na perspectiva crítico-descritiva. Os resultados revelaram que o marco regulatório do Pacto pela Educação do Pará induz a um direcionamento para que os gestores escolares possam ter um perfil mais afinado com a figura do gerente que cobra, monitora e cumpre metas, de modo que a excelência de seu trabalho começa pelos critérios de escolha dos profissionais afeitos à lógica gerencialista que adentrou a educação pública paraense no que se refere à legislação analisada.

Palavras-chave: Educação Paraense, Gestão Escolar Pública, Gerencialismo.

 

More an Administrator and less Manager: an analysis of the regulatory framework aimed at the public-school management in Pará                      

ABSTRACT. This paper deals with the public-school management in Pará state as it has been implemented through the “Pact for Education in Pará”, which is based on the logic of partnerships between the state and the private sector, manifesting a strategy of educational indicators improvement. The question consists of: how the Pact for Education regulatory framework directs the school manager’s action in a public-school setting? The methodology is anchored in bibliographical research, as approached by authors who discuss school management; document analysis, which had an important role regarding the documents from the Pact, such as decrees. Both procedures allowed our analyses, based on a critical and descriptive perspective. Results show that the Pact for Education in Pará regulatory framework drives school managers to have a profile mostly aligned with the figure of an administrator, which demands, surveils and accomplishes goals; in this manner, the job excellence starts with the choice of professionals who work within the managerial logic that has become part of public education in Pará, especially regarding the analyzed legal texts.

Keywords: Education in Pará State, Public-School Management, Managerial Logic.

 

Más Administrador y menos Gestor: un análisis del marco regulatorio direccionado a la gestión de la escuela pública paraense

RESUMEN. Este artículo versa sobre la gestión de la escuela pública paraense a partir de la implantación del “Pacto por la Educación de Pará”, señalado en la lógica de asociaciones entre el Estado y la iniciativa privada como estrategia de mejora de los índices educativos. El cuestionamiento consiste en: ¿cómo el marco regulatorio del Pacto por la Educación de Pará orienta la actuación del gestor escolar en la escuela pública? La metodología está anclada: en la investigación bibliográfica; en la interlocución con autores que discuten acerca de la gestión escolar; en la investigación documental, que desempeñó un papel fundamental en la función de los documentos de dicho Pacto, los cuales suelen ser decretos; ambos procedimientos proporcionaron subvenciones a los análisis, asentadas en la perspectiva crítico-descriptiva. Los resultados ponen en relieve que el marco regulatorio del Pacto por la Educación de Pará induce a una orientación de los gestores escolares por tener un perfil más semejante a la figura de un gerente que exige, monitora y cumple metas, de manera que la excelencia de su trabajo comienza por los criterios de elección de profesionales acostumbrados a la lógica gerencialista que se adentró en la educación pública paraense en cuanto a la legislación examinada.

Palabras clave: Educación Paraense, Gestión de la Escuela Pública, Gerencialismo.

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Biografia do Autor

Cassio Vale, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando em Educação na Amazônia (PPGEDA/UFPA). Mestre em Educação (PPGED/UFPA). Professor externo da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe/UFPA).

Gilmar Pereira da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Pará onde atua no graduação e no Doutorado em Educação na Amazônia (PPGEDA).

Francisco Willams Campos Lima, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutor em Educação. Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Religioso na Amazônia (GEPERA/UEPA) e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQe/UEMA).

 

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Vale, C., Pereira da Silva, G., & Willams Campos Lima, F. . (2020). Mais Gerente e menos Gestor: uma análise do marco regulatório direcionado à gestão da escola pública paraense. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e10666. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10666

Edição

Seção

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos