O currículo da escola no campo e suas aproximações com os princípios da Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11140Resumo
O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de Mestrado em Educação sobre o movimento de construção do currículo da Escola Rural Capoeira dos Dinos, no município de Piraquara/PR a partir do protagonismo das educadoras da escola. Busca examinar como esta escola e os educadores, em seu trabalho pedagógico, se aproximam dos princípios da Educação do Campo e de que modo estes princípios configuram no currículo escolar. Para tanto utilizou-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que articulasse a participação e a escuta das educadoras na escola, localizada no campo. Adotou-se como instrumentos para coleta de dados a análise documental de três propostas curriculares e a história oral. Contribuições de Arroyo (2007; 2010; 2015); Freire (2002); Schwendler (2010, 2017); Souza (2008, 2016); Sacristán (2000, 2011); Beirnstein (1996); Caldart (2010, 2012) foram essenciais para o debate sobre o currículo prescrito e recontextualizado e a Educação do Campo. Os dados indicam que a proposta curricular da escola não difere do currículo prescrito da rede municipal. No entanto, o currículo em ação revela tentativas de priorizar conteúdos e estratégias que contemplem as especificidades da comunidade rural, no trabalho docente, a partir do processo de recontextualização curricular. Os resultados evidenciam as possibilidades de reinterpretação e reelaboração do texto curricular, a partir do paradigma da Educação do Campo, concluindo que a participação das educadoras e da comunidade rural é fundamental na construção do currículo. Afirma-se a escola no campo como espaço que reconstrução, de diálogo, de transformação, provocando à construção de um currículo que traduza as necessidades das comunidades.
Palavras-chave: educação do campo, educação rural, currículo, recontextualização.
The rural school’s curriculum and its connections with the principles of Countryside Education
ABSTRACT. This article presents the result of a Master's in Education research on the movement of building the curriculum of the Rural Capoeira dos Dinos school, in the municipality of Piraquara/PR from the protagonism of the school's teachers. It seeks to examine how this school and the educators, in their pedagogical work, approach the principles of Countryside Education and how these principles shape the school curriculum. For this purpose, qualitative research was used, which articulated the participation and listening of the rural schoolteachers. The documentary analysis of three curricular proposals and the oral history methodology were adopted as instruments for data collection. Contributions from Arroyo (2007, 2010, 2015); Freire (2002); Schwendler (2010, 2017); Souza (2008, 2016); Sacristán (2000, 2011); Beirnstein (1996); Caldart (2010, 2012) were essential for the debate on the prescribed and recontextualized curriculum and the Countryside Education. The data indicate that the school’s curriculum proposal does not differ from the prescribed curriculum of the municipal network. However, the curriculum in action reveals attempts to prioritize content and strategies that address the specificities of the rural community, in teaching work, based on the process of curricular recontextualization. The results show the possibilities of reinterpreting and reworking the curriculum text, based on the paradigm of Countryside Education, concluding that the participation of teachers and the rural community is fundamental in the construction of the curriculum. The school in the countryside is advocated as a space for reconstruction, dialogue, and transformation, generating the construction of a curriculum that reflects the needs of the communities.
Keywords: countryside education, rural education, curriculum, recontextualization.
El plan de estudios de la escuela en el campo y sus enfoques de los principios de la Educación en el Campo
RESUMEN. Este artículo presenta el resultado de una investigación del Máster en Educación sobre el movimiento de construcción del currículo de la Escuela Rural Capoeira dos Dinos, en el municipio de Piraquara/PR a partir del protagonismo de los educadores de la escuela. Se trata de examinar cómo esta escuela y los educadores, en su labor pedagógica, abordan los principios de la Educación Rural y de qué manera se configuran estos principios en el currículo escolar. Para ello se utilizó una investigación cualitativa que articuló la participación y la escucha de los educadores de la escuela ubicada en el campo. El análisis documental de tres propuestas curriculares y la historia oral se adoptaron como instrumentos para la recopilación de datos. Las contribuciones de Arroyo (2007, 2010, 2015); Freire (2002); Schwendler (2010, 2017); Souza (2008, 2016); Sacristán (2000, 2011); Beirnstein (1996); Caldart (2010, 2012) fueron esenciales para el debate sobre el plan de estudios prescrito y recontextualizado y la educación sobre el terreno. Los datos indican que la propuesta curricular de la escuela no difiere del currículo prescrito de la red municipal. Sin embargo, el currículo en acción revela intentos de priorizar contenidos y estrategias que abordan las especificidades de la comunidad rural, en la labor docente, a partir del proceso de recontextualización curricular. Los resultados muestran las posibilidades de reinterpretar y reelaborar el texto del plan de estudios, basándose en el paradigma de la Educación del Campo, concluyendo que la participación de los educadores y la comunidad rural es fundamental en la construcción del plan de estudios. La escuela en el campo se coloca como un espacio de reconstrucción, diálogo y transformación, provocando la construcción de un currículo que refleje las necesidades de las comunidades.
Palabras clave: educación del campo, educación rural, plan de estudios, recontextualización.
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