Produção e socialização de conhecimentos sobre Educação do Campo: reflexões sobre o Projeto de Extensão Inforcampo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11678Resumo
Este artigo discute as ações do Projeto de Extensão Inforcampo, um informativo de edição anual, elaborado através de parceria entre estudantes e professores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus de Teresina, visando ampliar e socializar conhecimentos acerca do lugar da Educação do Campo nas políticas públicas, na legislação brasileira e nas práticas educativas escolares e comunitárias, oportunizando aos acadêmicos vivências que articulam leitura, discussão, pesquisa e produção escrita. A investigação norteou-se a partir das seguintes questões norteadoras: como se desenvolve o processo de produção e socialização de conhecimentos sobre Educação do Campo no âmbito do Inforcampo? Como a proposta desse informativo dialoga com as proposições do Projeto Político Pedagógico da LEdoC? Com o propósito de respondê-las, desenvolveu-se pesquisa de abordagem qualitativa crítica, por meio da análise documental das cinco edições do Inforcampo. Os resultados apontam que, através de sua produção, os licenciandos têm a oportunidade de identificar e problematizar o impacto dessas políticas e metodologias no cotidiano escolar e nas identidades dos atores escolares, bem como estabelecer vínculos entre a organização social, política, econômica e educacional nos municípios onde residem. Conclui-se que o Inforcampo é um importante meio de comunicação, divulgação e produção de conhecimentos e instrumento pedagógico que possibilita o trabalho interdisciplinar de conteúdos contidos nos componentes curriculares: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação do Campo Legislação, Organização da Educação Brasileira e Políticas Públicas de Educação do Campo.
Palavras-chave: informativo, formação inicial de professores, licenciatura em educação do campo.
Production and socialization of knowledge about Rural Education: reflections on the Inforcampo Extension Project
ABSTRACT. This article aims to discuss the actions of the Inforcampo Extension Project, an annual edition newsletter, elaborated through a partnership between students and professors of the Undergraduate Course in Rural Education of the Federal University of Piauí (UFPI), Campus of Teresina, aiming of expanding and socializing knowledge about the place of Field Education in public policies, Brazilian legislation and school and community educational practices, opportunistizing academics experiences that articulate reading, discussion, research and written production. The research was based on the following guide questions: how does the process of production and socialization of knowledge about Field Education develop in the scope of Inforcampo? How does the proposal of this newsletter dialogue with the propositions of the Political Pedagogical Project of the LEdoC? In order to answer them, a qualitative critical research was developed, through documentary analysis of the five editions of Inforcampo. The results indicate that, through their production, undergraduates have the opportunity to identify and problematize the impact of these policies and methodologies on school routine sand the identities of school actors, as well as establish links between social, political, economic and educational organization in the municipalities where they live. It is concluded that Inforcampo is an important means of communication, dissemination and production of knowledge and pedagogical instrument that enables the interdisciplinary work of contents contained in the curricular components: Theoretical and Methodological Foundations of Rural Education Legislation, Organization of Brazilian Education and Public Policies of Rural Education.
Keywords: informative, initial teacher training, degree in rural education.
Producción y socialización del conocimiento sobre Educación Rural: reflexiones sobre el Proyecto de Extensión Inforcampo
RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo discutir las acciones del Proyecto de Extensión Inforcampo, un boletín de edición anual, elaborado a través de una asociación entre estudiantes y profesores del Curso de Grado en Educación de Campo de la Universidad Federal de Piauí (UFPI), Campus de Teresina, que pretende ampliar y socializar el conocimiento sobre el lugar de la Educación de Campo en políticas públicas, legislación brasileña y prácticas educativas escolares y comunitarias, oportunistante de experiencias académicas que articulan la lectura, la discusión, la investigación y la producción escrita. La investigación se basó en las siguientes preguntas de guía: ¿cómo se desarrolla el proceso de producción y socialización del conocimiento sobre la educación de campo en el ámbito de Inforcampo? ¿Cómo dialoga la propuesta de este boletín con las propuestas del Proyecto Pedagógico Político de la LEdoC? Para darles respuesta se desarrolló una investigación crítica cualitativa, mediante el análisis documental de las cinco ediciones de Inforcampo. Los resultados indican que, a través de su producción, los estudiantes de pregrado tienen la oportunidad de identificar y problematizar el impacto de estas políticas y metodologías en la rutina escolar lija las identidades de los actores escolares, así como establecer vínculos entre la organización social, política, económica y educativa en los municipios donde viven. Se concluye que Inforcampo es un importante medio de comunicación, difusión y producción de conocimientos e instrumentos pedagógicos que permite el trabajo interdisciplinario de los contenidos en los componentes curriculares: Fundamentos Teóricos y Metodológicos de la Legislación de Educación sobre el Terreno, Organización de la Educación Brasileña y Políticas Públicas de Educación de Campo.
Palabras clave: informativo, formación inicial del profesorado, licenciado en educación de campo.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G., Caldart, S. R., & Molina, M. C. (Orgs.). (2004). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes.
Bazerman, C. (2006). Gênero, agência e escrita. Trad. Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez.
Caldart, R. S. (2009). Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, 7(1), 35-64. https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003
Canagarajah, A. S. (2000). Adopting a critical perspective on pedagogy. In Canagarajah, A. S. (Ed.). Resisting Linguistic Imperialism in Language Teaching (pp. 09-37).Oxford: Oxford University Press.
Inforcampo. (2015). Informativo da Educação do Campo. Universidade Federal do Piauí, Teresina. Edição 01, outubro.
Inforcampo. (2016). Informativo da Educação do Campo. Universidade Federal do Piauí, Teresina. Edição 02, outubro.
Inforcampo. (2017). Informativo da Educação do Campo. Universidade Federal do Piauí, Teresina. Edição 03, outubro.
Inforcampo. (2018). Informativo da Educação do Campo. Universidade Federal do Piauí, Teresina. Edição 04, outubro.
Inforcampo. (2019). Informativo da Educação do Campo. Universidade Federal do Piauí, Teresina. Edição 05, outubro. Recuperado de: https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/inforcampo_201920190930174001.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.
Inforcampo. (2020). Informativo da Educação do Campo. Universidade Federal do Piauí, Teresina. Edição 06, outubro. Recuperado de: https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/prex/publicacoes-da-extensao/REVISTA_INFORCAMPO_FADEX_202020200817181716.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.
Kincheloe, J. L., & Mclaren, P. (2006). Repensando a teoria crítica e a pesquisa qualitativa. In Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens (pp. 281-314). Trad. Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed.
Pimenta, S. G., & Ghedin, E. (Orgs.). (2002). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez.
Richardson, R. J. (2012). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.
Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D., & Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 1(1), 1-15. Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acesso em: 23 nov. 2020.
Universidade Federal do Piauí. (2013). Proposta Pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza. Teresina, 86 p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).