Characteristics of teaching practices in Rural Education: analysis of actions related to teacher training and experience report of pedagogical methodologies proposals for the teaching of specific content

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13712

Resumo

Características das práticas de ensino na Educação do Campo: análise de ações relacionadas à formação de professores e relato de experiências de propostas de metodologias pedagógicas para o ensino de conteúdos específicos                           

A Educação do Campo-EC envolve elementos próprios que são representativos do modo de viver no campo. Em uma breve busca de referências relacionadas com a formação docente voltada à EC e também exemplos de propostas para o ensino de conteúdos, foi identificada uma aparente escassez de estudo acerca dessas temáticas. Diante disso, os objetivos deste estudo foram a identificação de características relacionadas à formação de professores para a EC e, além disso, apresentar exemplos práticos de metodologias pedagógicas para o ensino de assuntos específicos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos bem como em base de dados e buscador específico. Os resultados confirmaram, para ambos os temas, as lacunas existentes na literatura científica. Os artigos encontrados, em geral, envolvem de modo predominante na análise da formação docente as regiões norte e nordeste. Já quanto as propostas de metodologias pedagógicas de ensino, os temas quase que exclusivamente, estão relacionados com ciências, biologia e sustentabilidade. Concluindo, há o entendimento de que outros componentes curriculares, tais como a língua portuguesa, matemática e outros, têm sido negligenciados, seja pelo entendimento de sua menor relevância em relação às disciplinas ou conteúdos citados, ou porque os pesquisadores não estejam produzindo pesquisas nesse contexto.

Palavras-chave: educação do campo, pedagogia da alternância, formação de professores, metodologias pedagógicas.

 

Characteristics of teaching practices in Rural Education: analysis of actions related to teacher training and experience report of pedagogical methodologies proposals for the teaching of specific content

ABSTRACT. Rural Education-RE involves specific elements that are representative of the way of living in the countryside. In a brief search for references related to teacher education focused on CE and also examples of proposals for content teaching, an apparent lack of studies on these themes was identified. Therefore, the objectives of this study were to identify characteristics related to the training of teachers for CE and, in addition, to present practical examples of pedagogical methodologies for teaching specific subjects. For this, a bibliographic research was carried out in scientific articles as well as in a specific database and search engine. The results confirmed, for both themes, the gaps in the scientific literature. The articles found, in general, predominantly involve the analysis of teacher education in the North and Northeast regions. As for the proposals for pedagogical teaching methodologies, the themes are almost exclusively related to science, biology and sustainability. In conclusion, there is an understanding that other curricular components, such as Portuguese language, mathematics and others, have been neglected, either because of their understanding of their lesser relevance in relation to the subjects or contents mentioned, or because researchers are not producing research in this context.

Keywords: rural education, alternation pedagogy, teacher training, pedagogical methodologies.

 

Características de las prácticas docentes en Educación Rural: análisis de acciones relacionadas con la formación docente e informe de experiencia de propuestas de metodologías pedagógicas para la enseñanza de contenidos específicos

RESUMEN. La Educación Rural-ER involucra elementos específicos que son representativos de la forma de vida en el campo. En una breve búsqueda de referencias relacionadas con la formación del profesorado centradas en la EC y también ejemplos de propuestas para la enseñanza de contenidos, se identificó una aparente falta de estudios sobre estos temas. Por tanto, los objetivos de este estudio fueron identificar características relacionadas con la formación de docentes para EC y, además, presentar ejemplos prácticos de metodologías pedagógicas para la enseñanza de materias específicas. Para ello, se realizó una búsqueda bibliográfica de artículos científicos, también en la base de datos y en un buscador específico. Los resultados confirmaron, para ambos temas, la brecha en la literatura científica. Los artículos encontrados, en general, involucran predominantemente el análisis de la formación docente en las regiones Norte y Nordeste. En cuanto a las propuestas de metodologías pedagógicas de enseñanza, los temas están casi exclusivamente relacionados con la ciencia, la biología y la sostenibilidad. En conclusión, se entiende que se han descuidado otras componentes curriculares, como lengua portuguesa, matemáticas y otros, ya sea por entender su menor relevancia en relación con las materias o contenidos mencionados, bien porque los investigadores no están produciendo investigación en este contexto.

Palabras clave: educación rural, pedagogía de alternancia, formación docente, metodologías pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Mota Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia - (PPGP/UFPA). Mestre em Educação - (PPGEA/UFRRJ). Pós-graduado em Educação Quilombola, Educação a Distância e Docência do Ensino Superior e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil pela Faculdade Venda Norte do Imigrante/ES. Licenciado em Pedagogia pela UNESA. Pesquisador do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ) e do Grupo InquietAÇÕES: arte, saúde e educação (PPGP/UFPA).

Referências

Almeida, S. F., Barcelos, D. C., & Gomes, D. R. (2021). Educação do campo como expressão do legado de Paulo Freire: educar para a liberdade na licenciatura por meio da Pedagogia da Alternância e do Projeto de Estudo Temático. Práxis Educativa, 16, 1-19. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16624.016

Andrade, F. M. R., Nogueira, L. P. M., & Neves, L. C. (2019). Educação do Campo em giro decolonial: a experiência do Tempo Comunidade na Universidade Federal Fluminense (UFF). Revista Brasileira de Educação do Campo, 4, 1-30. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7178

Ávila, J. S., Borges, B. C., & Moretti, C. Z. (2020). Sistematização de experiências: uma análise do estágio de vivências como instrumento pedagógico na escola família agrícola de Santa Cruz do Sul. Revista Jovens Pesquisadores, 10(1), 1-16.

Arroyo, M. G. (2011). Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes.

Cavalcanti, A. P. H., & Carvalho, W. L. (2021). O atendimento escolar em classes multisseriadas no município de Buenos Aires: representação de docentes à luz da política e educação do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, 1-26.

Cordeiro, G. N. K., Reis, N. S., & Hage, S. M. (2011). Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, 24(85), 115-125.

Estevam, D. O. (2003). Casa familiar rural: a Casa Familiar Rural formação com base na Pedagogia da Alternância (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Magalhães, M. S. (2004). Escola Família Agrícola: uma escola em movimento (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

Melo, P. R. H., Batista, E. R. M., & Camargo, T. S. (2021). Educação do campo e o ensino de ciências: experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do Amazonas. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, 1-19. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6994

Mora, E. P., Gomes, P. P., & Barbado, N. (2021). Educação ambiental e sustentabilidade: estudo de caso na Escola Estadual do Campo Padre Antônio Vieira – ensino fundamental, Francisco Alves/PR. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, 1-20. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10817

Piancastelli, A. M., Araújo, B. G., Mota, J. Q., & Vianey, J. P. (2021). A formação inicial de professores e a educação do campo: uma proposta de jogo para o ensino da parasitologia. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, 1-27. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7058

Prestes, M. L. M. (2012). A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. Catanduva: Respel.

Ramofly, B. S. (2013). Educação do campo, movimentos sociais e ensino de história. In XXVII Simpósio de História. Natal, RN, 2013.

Sacristán, J. G., & Gómez, A. I. P. (2007). Compreender e transformar o ensino. 4.ª edição. Porto Alegre: Artmed.

Santos, S. G. (2020a). Práticas de ensino na educação do campo: experiência docente na formação de licenciandos da Universidade Estadual de Alagoas. Diversitas Journal, 5(3), 2106-2216. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1213

Santos, A. R. (2020b). Internacionalização da pesquisa e produção do conhecimento sobre educação do campo da área da educação na região Nordeste (2013-2020). Revista Práxis Educacional, 16(43), 196-228.

Silva, I. R., Campos, I. M. C., & Zaparoli, W. G. (2021). Educação do campo na formação de professores do curso de pedagogia da UFMA – Campus Imperatriz. Revista Pedagógica, 23, 1-17. https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5400

Silva, R. M. (2021). Comunidade Quilombola da Ilha da Marambaia/RJ: Educação, Ancestralidade e Decolonialidade (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Teixeira, E. S., Bernartt, M. L., & Trindade, G. A. (2008). Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, 34(2), 227-242. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000200002

Publicado

2022-10-29

Como Citar

Mota Silva, R. (2022). Characteristics of teaching practices in Rural Education: analysis of actions related to teacher training and experience report of pedagogical methodologies proposals for the teaching of specific content. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e13712. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13712

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos