Characteristics of teaching practices in Rural Education: analysis of actions related to teacher training and experience report of pedagogical methodologies proposals for the teaching of specific content
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13712Resumo
Características das práticas de ensino na Educação do Campo: análise de ações relacionadas à formação de professores e relato de experiências de propostas de metodologias pedagógicas para o ensino de conteúdos específicos
A Educação do Campo-EC envolve elementos próprios que são representativos do modo de viver no campo. Em uma breve busca de referências relacionadas com a formação docente voltada à EC e também exemplos de propostas para o ensino de conteúdos, foi identificada uma aparente escassez de estudo acerca dessas temáticas. Diante disso, os objetivos deste estudo foram a identificação de características relacionadas à formação de professores para a EC e, além disso, apresentar exemplos práticos de metodologias pedagógicas para o ensino de assuntos específicos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos bem como em base de dados e buscador específico. Os resultados confirmaram, para ambos os temas, as lacunas existentes na literatura científica. Os artigos encontrados, em geral, envolvem de modo predominante na análise da formação docente as regiões norte e nordeste. Já quanto as propostas de metodologias pedagógicas de ensino, os temas quase que exclusivamente, estão relacionados com ciências, biologia e sustentabilidade. Concluindo, há o entendimento de que outros componentes curriculares, tais como a língua portuguesa, matemática e outros, têm sido negligenciados, seja pelo entendimento de sua menor relevância em relação às disciplinas ou conteúdos citados, ou porque os pesquisadores não estejam produzindo pesquisas nesse contexto.
Palavras-chave: educação do campo, pedagogia da alternância, formação de professores, metodologias pedagógicas.
Characteristics of teaching practices in Rural Education: analysis of actions related to teacher training and experience report of pedagogical methodologies proposals for the teaching of specific content
ABSTRACT. Rural Education-RE involves specific elements that are representative of the way of living in the countryside. In a brief search for references related to teacher education focused on CE and also examples of proposals for content teaching, an apparent lack of studies on these themes was identified. Therefore, the objectives of this study were to identify characteristics related to the training of teachers for CE and, in addition, to present practical examples of pedagogical methodologies for teaching specific subjects. For this, a bibliographic research was carried out in scientific articles as well as in a specific database and search engine. The results confirmed, for both themes, the gaps in the scientific literature. The articles found, in general, predominantly involve the analysis of teacher education in the North and Northeast regions. As for the proposals for pedagogical teaching methodologies, the themes are almost exclusively related to science, biology and sustainability. In conclusion, there is an understanding that other curricular components, such as Portuguese language, mathematics and others, have been neglected, either because of their understanding of their lesser relevance in relation to the subjects or contents mentioned, or because researchers are not producing research in this context.
Keywords: rural education, alternation pedagogy, teacher training, pedagogical methodologies.
Características de las prácticas docentes en Educación Rural: análisis de acciones relacionadas con la formación docente e informe de experiencia de propuestas de metodologías pedagógicas para la enseñanza de contenidos específicos
RESUMEN. La Educación Rural-ER involucra elementos específicos que son representativos de la forma de vida en el campo. En una breve búsqueda de referencias relacionadas con la formación del profesorado centradas en la EC y también ejemplos de propuestas para la enseñanza de contenidos, se identificó una aparente falta de estudios sobre estos temas. Por tanto, los objetivos de este estudio fueron identificar características relacionadas con la formación de docentes para EC y, además, presentar ejemplos prácticos de metodologías pedagógicas para la enseñanza de materias específicas. Para ello, se realizó una búsqueda bibliográfica de artículos científicos, también en la base de datos y en un buscador específico. Los resultados confirmaron, para ambos temas, la brecha en la literatura científica. Los artículos encontrados, en general, involucran predominantemente el análisis de la formación docente en las regiones Norte y Nordeste. En cuanto a las propuestas de metodologías pedagógicas de enseñanza, los temas están casi exclusivamente relacionados con la ciencia, la biología y la sostenibilidad. En conclusión, se entiende que se han descuidado otras componentes curriculares, como lengua portuguesa, matemáticas y otros, ya sea por entender su menor relevancia en relación con las materias o contenidos mencionados, bien porque los investigadores no están produciendo investigación en este contexto.
Palabras clave: educación rural, pedagogía de alternancia, formación docente, metodologías pedagógicas.
Downloads
Referências
Almeida, S. F., Barcelos, D. C., & Gomes, D. R. (2021). Educação do campo como expressão do legado de Paulo Freire: educar para a liberdade na licenciatura por meio da Pedagogia da Alternância e do Projeto de Estudo Temático. Práxis Educativa, 16, 1-19. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16624.016
Andrade, F. M. R., Nogueira, L. P. M., & Neves, L. C. (2019). Educação do Campo em giro decolonial: a experiência do Tempo Comunidade na Universidade Federal Fluminense (UFF). Revista Brasileira de Educação do Campo, 4, 1-30. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7178
Ávila, J. S., Borges, B. C., & Moretti, C. Z. (2020). Sistematização de experiências: uma análise do estágio de vivências como instrumento pedagógico na escola família agrícola de Santa Cruz do Sul. Revista Jovens Pesquisadores, 10(1), 1-16.
Arroyo, M. G. (2011). Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes.
Cavalcanti, A. P. H., & Carvalho, W. L. (2021). O atendimento escolar em classes multisseriadas no município de Buenos Aires: representação de docentes à luz da política e educação do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, 1-26.
Cordeiro, G. N. K., Reis, N. S., & Hage, S. M. (2011). Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, 24(85), 115-125.
Estevam, D. O. (2003). Casa familiar rural: a Casa Familiar Rural formação com base na Pedagogia da Alternância (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Magalhães, M. S. (2004). Escola Família Agrícola: uma escola em movimento (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
Melo, P. R. H., Batista, E. R. M., & Camargo, T. S. (2021). Educação do campo e o ensino de ciências: experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do Amazonas. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, 1-19. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6994
Mora, E. P., Gomes, P. P., & Barbado, N. (2021). Educação ambiental e sustentabilidade: estudo de caso na Escola Estadual do Campo Padre Antônio Vieira – ensino fundamental, Francisco Alves/PR. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, 1-20. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10817
Piancastelli, A. M., Araújo, B. G., Mota, J. Q., & Vianey, J. P. (2021). A formação inicial de professores e a educação do campo: uma proposta de jogo para o ensino da parasitologia. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, 1-27. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7058
Prestes, M. L. M. (2012). A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. Catanduva: Respel.
Ramofly, B. S. (2013). Educação do campo, movimentos sociais e ensino de história. In XXVII Simpósio de História. Natal, RN, 2013.
Sacristán, J. G., & Gómez, A. I. P. (2007). Compreender e transformar o ensino. 4.ª edição. Porto Alegre: Artmed.
Santos, S. G. (2020a). Práticas de ensino na educação do campo: experiência docente na formação de licenciandos da Universidade Estadual de Alagoas. Diversitas Journal, 5(3), 2106-2216. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1213
Santos, A. R. (2020b). Internacionalização da pesquisa e produção do conhecimento sobre educação do campo da área da educação na região Nordeste (2013-2020). Revista Práxis Educacional, 16(43), 196-228.
Silva, I. R., Campos, I. M. C., & Zaparoli, W. G. (2021). Educação do campo na formação de professores do curso de pedagogia da UFMA – Campus Imperatriz. Revista Pedagógica, 23, 1-17. https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5400
Silva, R. M. (2021). Comunidade Quilombola da Ilha da Marambaia/RJ: Educação, Ancestralidade e Decolonialidade (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Teixeira, E. S., Bernartt, M. L., & Trindade, G. A. (2008). Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, 34(2), 227-242. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000200002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Renan Mota Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).