Perspectivas de la educación popular del campo en América Latina: un diálogo Brasil-Nicaragua
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14605Resumo
Olhares sobre educação popular do campo na América Latina: um diálogo Brasil-Nicarágua
Este artigo tem como objetivo apresentar concepções e práticas que orientam a Educação do Campo na América Latina tomando como referência o contexto do Brasil e da Nicarágua e a defesa de uma Educação do Campo com horizonte popular. Resulta da experiência dialógica na Formação de Professores na perspectiva da Educação Popular do Campo entre Brasil e Nicarágua. Partindo de uma abordagem hermenêutica no primeiro momento, além de reforçar as visões latino-americanas de Educação do Campo, o estudo visa refletir sobre a identidade e o pertencimento da Educação do Campo que fazemos. Num segundo, apresentar possibilidades para o surgimento de Pedagogias que emergem dos saberes do campo. Como resultado, reconhece-se o potencial do pensamento popular progressista na perspectiva de Paulo Freire, entre outros, que orientam as práticas e saberes da Educação do Campo. O estudo demonstra o esforço dos dois países no atendimento dessa finalidade.
Palavras-chave: educação do campo, concepções, experiências, Brasil, Nicarágua.
Perspectivas de la educación popular del campo en América Latina: un diálogo Brasil-Nicaragua
RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo presentar los conceptos y prácticas que orientan la Educación del Campo en América Latina tomando como referencia el contexto de Brasil y Nicaragua y la defensa de una Educación del Campo con un horizonte popular. Resulta de la experiencia dialógica en Formación Docente en la perspectiva de la Educación Popular del Campo entre Brasil y Nicaragua. A partir de un enfoque hermenéutico en un primer momento, además de reforzar las visiones latinoamericanas de la Educación del Campo, el estudio pretende reflexionar sobre la identidad y pertenencia de la Educación del Campo que hacemos. En un segundo, presentar posibilidades de surgimiento de Pedagogías que emergen de los saberes del campo. Como resultado se reconoce el potencial del pensamiento popular progresista desde la perspectiva de Paulo Freire, entre otros, que orientan prácticas y saberes de la Educación del Campo. El estudio demuestra el esfuerzo de los dos países para lograr este propósito.
Palabras clave: educación del campo, concepciones, experiencias, Brasil, Nicaragua.
Perspectives on popular countryside education in Latin America: a Brazil-Nicaragua dialogue
ABSTRACT. This article aims to present concepts and practices that guide Rural Education in Latin America taking the context of Brazil and Nicaragua as a reference and the defense of a Rural Education with a popular horizon. Results from the dialogic experience of Teacher Training in the perspective of Popular Education in the Countryside between Brazil and Nicaragua. Starting from a hermeneutic approach at first, in addition to reinforcing Latin American views of Rural Education, the study aims to reflect on the identity and belonging of Rural Education that we do. In a second, from the experience of the two countries, to present possibilities of emergence of Pedagogies that emerge from the knowledge of the field. As a result, the potential of progressive popular thought is recognized from the perspective of Paulo Freire, among others, who guide the practices and knowledge of Rural Education. The study demonstrates the effort of the two countries in achieving this purpose.
Keywords: rural education, conceptions, experiences, Brazil, Nicaragua.
Downloads
Referências
Barbosa, L. P., & Rosset, P. M. (2017). Movimentos sociais e educação do campo na américa latina: Aprendizagens de um percurso histórico. Práxis Educacional, 13(26). https://doi.org/10.22481/praxis.v13i26.2819
Brasil. (1998). Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Ministério Extraordinário da Política Fundiária.
Brasil. (2013). Programa Nacional de Educação do Campo-PRONACAMPO. Documento Orientador. Recuperado de:
www.portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task. Acesso em: 15 maio 2022.
Chaves, K. M. D. S., & Foschiera, A. A. (2014). Práticas de educação do campo no Brasil: escola família agrícola, casa familiar rural e escola itinerante. Revista Pegada, 15(2), 76-94. https://doi.org/10.33026/peg.v15i2.3192
Claro, L. C., & Pereira, V. A. (2017). A construção da categoria analítica “Campo” no Brasil -Possibilidades à Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, 2(2), 811-829. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p811
De Souza, M. A. (2021). Educação e contradição no campo: e as escolas públicas?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 1231-1252. https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15123
Duarte, C. G., & Santos, S. V. D. (2015). Apresentação-Educação do Campo. Educação & Realidade, 40, 659-666. https://doi.org/10.1590/2175-623656800
Francesc, B., Dalmases, F., & Costa, S. (2019). ¿Condenados a la desigualdad. De la marea rosa al giro a la derecha en América Latina. Bogotá, Colombia: Democracia Abierta y Instituto de Estudios Latinoamericanos de la Universidad Libre de Berlín.
Freire, P. (2001). Pedagogia dos sonhos possíveis. Editora Paz e Terra.
Freire, P. (2011). Pedagogia do oprimido 47. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Gadamer, H-.G. (2002). Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Vozes.
Guido, S. V. (2021). Transformación evolutiva de la educación Una mirada desde el subsistema de educación básica y media. Indice: Revista de Educación de Nicaragua, (1), 13-22. http://165.98.90.12/index.php/indice/article/view/9
INIDE (2020). Instituto Nicaragüense de Estadísticas. Recuperado de: https://www.inide.gob.ni/. Acesso em: 15 maio 2022.
Janata, N. E., & Anhaia, E. M. D. (2015). Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente. Educação & Realidade, 40, 685-704. https://doi.org/10.1590/2175-623645783
Marina, A. J. (2015). Miedos y el Aprendizaje de la Valentia. Barcelona: Ariel
MINED. (2017). Ministerio da Educación. Plan de educación 2017 – 2021. Recuperado de: www.unicef.org/nicaragua/informes/p Acesso em: 15 maio 2022.
Mora, L. G. (2020). Educación rural en América Latina Escenarios, tendencias y horizontes de investigación. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, 1(2), 48-69. https://doi.org/10.24310/mgnmar.v1i2.8598
Pereira, V. A. (2018). Verbete Inserção/Adaptação. Dicionário Paulo Freire. 4ed. Belo Horizonte - MG: Autêntica Editora. 1.
Pereira, V., López, C., Lotero, W., Arévalo, L., López, L., Guevara, Y., Alvarez, L., Quiñones, E., & Peralta, E. (2019). Una mirada a la educación ambiental y movimientos populares ambientales en América Latina. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, ed. esp, 6-35. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.9464
Prado, A. A. (1995). Ruralismo pedagógico no Brasil do Estado Novo. Estudos Sociedade e Agricultura. Recuperado de: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/brasil/cpda/estudos/quatro/adonia4.htm
Rodríguez T. O. H. (2016). Educación popular y educación del campo en America Latina: derecho nuestro, deber del Estado (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo. Recuperado de: http://hdl.handle.net/11449/148968
Sader, E., Linera, Á. G., & Forster, R. (2016). Las vías abiertas de América Latina: siete ensayos en busca de una respuesta: ¿fin de ciclo o repliegue temporal? Octubre Editorial.
Souza, M. A. D. (2008). Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Educação & Sociedade, 29, 1089-1111. https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400008
Torales C., M., & Rosa, M. (2018). Educação Ambiental como espaço de luta e resistência. https://doi.org/10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2018.Vol13.NEspecial.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vilmar Alves Pereira, Cristian Danilo Cerda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).