A EPT sob a metodologia da alternância: a experiência do IF Brasília - campus Planaltina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n1p71

Palavras-chave:

Educação Profissional, Metodologia da Alternância, Metodologia Qualitativa.

Resumo

Este artigo buscou entender como acontece o diálogo social entre os atores do mundo do trabalho e a instituição escolar e, assim, investigou se os conhecimentos disseminados pela escola, através da metodologia da alternância, influenciaram a atuação dos assentados como agentes de desenvolvimento da região. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma abordagem de natureza qualitativa com uma dimensão empírica pautada na busca de respostas. Todavia, o curso não obteve total sucesso na aplicação da metodologia da alternância, por problemas de gestão, e assim acabou demonstrando aspectos de um curso semipresencial.

Palavras-chave: Educação Profissional, Metodologia da Alternância, Metodologia Qualitativa.

 

The TPE under the methodology of alternation: the experience of the FI Brasilia - campus Planaltina

Abstract

This article sought to understand the social dialogue takes place between the world of work actors and the school institution and thus investigated whether the knowledge disseminated by the school, through the alternation methodology influenced the actions of the settlers as agents of development in the region. The research was developed from a qualitative approach with an empirical dimension guided by the search for answers. However, the course did not achieve complete success in implementing the alternation methodology for management problems, and so just to demonstrate aspects of a blended course.

Keywords: Professional Education, Methodology of Alternation, Qualitative Methodology.

 

EPT bajo la metodología de la alternancia: la experiencia del IF Brasilia - campus de Planaltina

Resumen

En este artículo se trató de entender el diálogo social tiene lugar entre el mundo de los actores de trabajo y la institución escolar y por lo tanto se investigó si el conocimiento difundido por la escuela, a través de la metodología de alternancia influyó en las acciones de los colonos como agentes de desarrollo en la región. La investigación se desarrolló a partir de un enfoque cualitativo, con una dimensión empírica guiada por la búsqueda de respuestas. Sin embargo, el curso no logró el éxito completo en la aplicación de la metodología de la alternancia de los problemas de gestión, y así sólo para demostrar aspectos de un curso mixto.

Palabras-clave: Educación Profesional, Metodología de la alternancia, Metodología Cualitativa.

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Publicado

2016-08-03

Como Citar

Magalhães, G. L. de, & Castioni, R. (2016). A EPT sob a metodologia da alternância: a experiência do IF Brasília - campus Planaltina. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 1(1), 71–87. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n1p71

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos