Por uma Educomunicação Ciberpopular: Ativismo e Diálogo nas Mídias Digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p550

Palavras-chave:

Educomunicação, Cibercultura, Jornalismo, Ativismo

Resumo

O presente trabalho analisa, com um arcabouço teórico centrado em Jurgen Habermas e Paulo Freire, espaços para a atuação da educomunicação em uma cultura popular mediada pelo digital em condições populares, o que chamamos aqui de uma cultura ciberpopular. O objetivo é mostrar como esse cenário pode proporcionar uma educomunicação dialógica e alternativa a partir da constatação da condição dupla do conceito de massificação, bem como da reflexão proporcionada pela educação dialógica freireana e os quatro modelos de ação refletidos a partir da divisão habermasiana de Sistema e Mundo da Vida. 

Palavras-chave: Educomunicação, Cibercultura, Jornalismo, Ativismo.

 

For a Educommunication Cyber People: Activism and Dialogue in Digital Media

ABSTRACT. This paper analyzes, with a theoretical framework centered on Jurgen Habermas and Paulo Freire, spaces for the performance of educational communication in a popular culture mediated by digital in popular terms, what we call here a ciberpopular culture. The goal is to show how this scenario could provide a dialogical and alternative educational communication from finding the double condition of the concept of massification and reflection provided by Freire's dialogic education and four models of action reflected from Habermas's division between System and the Lifeworld.

Keywords: Educommunication, Cyberculture, Journalism, Activism.

 

Por una Educomunicación Ciberpopular: Activismo y Diálogo en Medios Digitales

RESUMEN. Este trabajo analiza, con un marco teórico centrado en Jurgen Habermas y Paulo Freire, espacios para la realización de la comunicación educativa en una cultura popular mediada por el digital en términos populares, lo que aquí llamamos una cultura ciberpopular. El objetivo es mostrar cómo este escenario podría proporcionar una comunicación educativa dialógica y alternativa al encontrar la doble condición del concepto de masificación y reflexión aportado por la educación dialógica de Freire y cuatro modelos de acción reflejados en la división de Habermas entre Sistema y Mundo Vital.

Palabras clave: Educomunicación, Cibercultura, Periodismo, Activismo.

 

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Biografia do Autor

Rafael Duarte Oliveira Venancio, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo e Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2016-12-13

Como Citar

Venancio, R. D. O. (2016). Por uma Educomunicação Ciberpopular: Ativismo e Diálogo nas Mídias Digitais. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 1(2), 550–571. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p550

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