Por uma Educomunicação Ciberpopular: Ativismo e Diálogo nas Mídias Digitais
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p550Palavras-chave:
Educomunicação, Cibercultura, Jornalismo, AtivismoResumo
O presente trabalho analisa, com um arcabouço teórico centrado em Jurgen Habermas e Paulo Freire, espaços para a atuação da educomunicação em uma cultura popular mediada pelo digital em condições populares, o que chamamos aqui de uma cultura ciberpopular. O objetivo é mostrar como esse cenário pode proporcionar uma educomunicação dialógica e alternativa a partir da constatação da condição dupla do conceito de massificação, bem como da reflexão proporcionada pela educação dialógica freireana e os quatro modelos de ação refletidos a partir da divisão habermasiana de Sistema e Mundo da Vida.
Palavras-chave: Educomunicação, Cibercultura, Jornalismo, Ativismo.
For a Educommunication Cyber People: Activism and Dialogue in Digital Media
ABSTRACT. This paper analyzes, with a theoretical framework centered on Jurgen Habermas and Paulo Freire, spaces for the performance of educational communication in a popular culture mediated by digital in popular terms, what we call here a ciberpopular culture. The goal is to show how this scenario could provide a dialogical and alternative educational communication from finding the double condition of the concept of massification and reflection provided by Freire's dialogic education and four models of action reflected from Habermas's division between System and the Lifeworld.
Keywords: Educommunication, Cyberculture, Journalism, Activism.
Por una Educomunicación Ciberpopular: Activismo y Diálogo en Medios Digitales
RESUMEN. Este trabajo analiza, con un marco teórico centrado en Jurgen Habermas y Paulo Freire, espacios para la realización de la comunicación educativa en una cultura popular mediada por el digital en términos populares, lo que aquí llamamos una cultura ciberpopular. El objetivo es mostrar cómo este escenario podría proporcionar una comunicación educativa dialógica y alternativa al encontrar la doble condición del concepto de masificación y reflexión aportado por la educación dialógica de Freire y cuatro modelos de acción reflejados en la división de Habermas entre Sistema y Mundo Vital.
Palabras clave: Educomunicación, Cibercultura, Periodismo, Activismo.
Downloads
Referências
Brecht, B. (2005). Teoria do rádio (1927-1932). In: Meditsch, E. Teorias do Rádio. Florianópolis: Insular.
Bucci, E. (2002). Televisão objeto: a crítica e suas questões de método. (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo.
Deleuze, G., & Guattari, F. (2007). Mil Planaltos. Lisboa: Assírio & Alvim.
Freire, P. (2005). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Grossman, L. (2006). “TIME’s Person of the Year: You”. TIME. Vol. 168, nº 26, New York: TIME, 25/12/2006.
Habermas, J. (1984). Mudança Estrutural da Esfera Pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
Habermas, J. (1989). The Theory of Communicative Action. Boston: Beacon.
Habermas, J. (2001a). Progresso técnico e mundo social da vida. In: Habermas, J. Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: Ed. 70.
Habermas, J. (2001b). Técnica e ciência como "ideologia". In: Habermas, J. Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: Ed. 70.
Habermas, J. (2004). A Ética da Discussão e a Questão da Verdade. São Paulo: Martins Fontes.
Howe, J. (2009). O Poder das Multidões. Rio de Janeiro: Elsevier-Campus.
Keen, A. (2007). The Cult of the amateur. New York: Doubleday.
Morin, E. (1967). Cultura de Massas no Século XX – O Espírito do Tempo. R. J.: Forense.
Morin, E. (1977). Cultura de Massas no Século XX – O Espírito do Tempo: volume II (Necrose). Rio de Janeiro: Forense.
Nobre, M. (2004). A Teoria Crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Tapscott, D., & Williams, A. D. (2006). Wikinomics. New York: Portfolio.
Vasconcelos, M. L. M. C., & Brito, R. H. P. (2006). Conceitos de educação em Paulo Freire. Petrópolis: Vozes.
Venâncio, R. D. O. (2007). Difusão Metropolitana e Divulgação Científica. São Paulo: Plêiade.
Venâncio, R. D. O. (2010). Massificação e Jornalismo. (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo.
Venâncio, R. D. O. (2013). Jogo Lógico e a Gramática do Rádio. (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo.
Wright Mills, C. (1981). A Elite do Poder. Rio de Janeiro: Zahar.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).