Fenômenos como mediadores do processo educativo em Ciências da Natureza e Matemática na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p965

Resumo

A partir do estudo dos fenômenos apresentamos neste artigo as possibilidades de seus usos nas licenciaturas em Educação do Campo como categoria conceitual que articula Ciências da Natureza e Matemática à materialidade e à realidade. Tendo como universo empírico uma prática pedagógica realizada na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina analisamos as estratégias tomadas e caminhos seguidos na elaboração de estudos de conhecimentos específicos das Ciências da Natureza e Matemática na delimitação da dimensão natural de fenômenos socialmente relevantes no contexto de origem dos licenciandos. Com base na experiência descrita e sob inspiração da fenomenologia discutimos o papel e a potencialidade dos fenômenos como mediadores e organizadores dos conhecimentos coproduzidos com o mundo.

Palavras-chave: Fenômenos, Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Educação do Campo.

 

Phenomena as mediators in science education and mathematics in the Educação do Campo (Education for and by the countryside)

ABSTRACT. From the study of the phenomena, we present in this article the possibilities of its uses in the Educação do Campo (Education for and by the countryside) as a concept that articulates Natural Sciences and Mathematics, materiality and, reality. From an experience in the Educação do Campo course at the Federal University of Santa Catarina, we analyze the strategies adopted and the paths followed in the studies of concepts from the natural sciences and mathematics in the delimitation of the natural dimension of phenomena in the life context of the undergraduate’s students. Based on this experience and inspired by phenomenology, we discuss the role and potential of phenomena as mediator and organizer of the knowledge coproduced with the world.

Keywords: Phenomena, Science Education and Mathematics, Rural Education.

 

Fenómenos como mediadores del proceso educativo en Ciencias de la Naturaleza y Matemáticas en la Educação do Campo (educación rural)

RESUMEN. A partir del estudio de los fenómenos presentamos en este artículo las posibilidades de sus usos en las licenciaturas en Educación del Campo como categoría conceptual que articula Ciencias de la Naturaleza y Matemática a la materialidad y la realidad. Desde la práctica pedagógica realizada en la Licenciatura en Educación del Campo de la Universidad Federal de Santa Catarina analizamos las estrategias tomadas y caminos seguidos en la elaboración de estudios de conocimientos específicos de las Ciencias de la Naturaleza y Matemáticas en la delimitación de la dimensión natural de fenómenos socialmente relevantes en el ámbito del contexto de origen de los licenciandos. Con base en la experiencia descrita y bajo inspiración de la fenomenología discutimos el papel y la potencialidad de los fenómenos como mediadores y organizadores de los conocimientos coproducidos con el mundo.

Palabras clave: Fenómenos, Enseñanza de Ciencias Naturales y Matemáticas, Educación Rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araujo, C. E. S., Massignam, A. M, Borges, R. C., & Minuzzi, R. B. (2009). Previsão de geadas em Santa Catarina. Florianópolis, SC: Epagri.

Barad, K. (2007). Meeting the Universe Halfway: Quantum Physics and the Entanglement of Matter and Meaning. London, UK: Duke University Press.

Bourdieu, P. (2009). O senso prático. Petrópolis, RJ: Vozes.

Braidotti, R. (2006). Posthuman, All Too Human: Towards a New Process Ontology. Theory Culture Society, 23(7-8), 197-208. Doi: https://doi.org/10.1177/0263276406069232

Bryant, L., Smicek, N., & Harman, G. (2011). The Speculative Turn. Continental Materialism and Realism.

Burns, M. O., & Smith, B. A. (2011). Editors’ Introduction. Cosmos and History: The Journal of Natural and Social Philosophy, 7(1), 1-6.

Buss, M. D., Scheibe, L. F., & Furtado, S. M. A. (2002). São Pedro de Alcântara: paisagem e rupturas. Geosul, 17(34), 155-181. Doi: http://dx.doi.org/10.5007/%25x

Castro, E. V. (2012). “Transformação” na antropologia, transformação da “antropologia”. Mana, 18(1), 151-171. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132012000100006

Coutinho, F. A., Goulart, M. I. M., Munford, D., & Ribeiro, N. A. (2014). Seguindo uma lupa em uma aula de ciências para a educação infantil. Investigações em Ensino de Ciências, 19(2), 381-402.

Coutinho, F. A., Goulart, M. I. M., & Pereira, A. F. (2017). Aprendendo a ser afetado: contribuições para a educação em ciências na educação infantil. Educação em Revista, 33. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698155748

Decreto n. 7.352. (2010, 04 de novembro). Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file.

Farias, T. (2013). Atividades experimentais: contribuições para o aprendizado de calor e temperatura. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

Fenwick, T., & Edwards, R. (2010). Actor-network theory and education. London: Routledge.

Francis, C., Breland, T. A., Østergaard, E., Lieblein, G., & Morse, S. (2013). Phenomenon-Based Learning in Agroecology: A Prerequisite for Transdisciplinarity and

Responsible action. Agroecology and Sustainable Food Systems, 37(1), 60-75. Doi: https://doi.org/10.1080/10440046.2012.717905

Freitas, E., & Palmer, A. (2016). How scientific concepts come to matter in early childhood curriculum: rethinking the concept of force. Cult Stud of Sci Educ, 11, 1201–1222.

Gutiérrez, J., & Delgado, J. M. (1998). Teoría de la observación. In Delgado, J. M., Gutiérrez, J. (Orgs.). Método y técnicas cualitativas de investigación em ciências sociales (pp. 141-173.). Espanha: Sintesis.

Higgins, M. (2016). Decolonizing School Science: Pedagogically Enacting Agential

Literacy and Ecologies of

Relationships. In Tyalor, C. & Hughes, C. (Eds). Posthuman Research

Practices in Education (pp. 267-289). Basingstoke. UK: Palgrave Macmillam.

Kirsch, S. (2013). Cultural geography I: Materialist turns. Prog Hum Geogr, 37(3), 433-441. Doi: https://doi.org/10.1177/0309132512459479

Lovino, S., & Oppermann, S. (2012). Material Ecocriticism: Materiality, Agency, and Models of Narrativity. Ecozona, 3(1), 75-91.

Mantovani, M., Ruschel, A. R., Reis, M. S. dos, Puchalski, A., & Nordari, R. O. (2003). Fenologia reprodutiva de espécies arbóreas em uma formação secundária da floresta atlântica. R. Árvore, 27(4), 451-458. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622003000400005

Mattos, J. R. (2011). O pinheiro brasileiro. Florianópolis, SC: Ed. da UFSC.

Merleau-Ponty, M. (2014). O Visível e o Invisível. São Paulo, SP: Perspectiva.

Ostergaard, E., Dahlin, B., & Hugo, A. (2008). Doing phenomenology in science education: a research review. Studies in Science Education. 44(2), 93-121.

Pedrotti, C. B., & Fedorova, N. (2000). Processos de formação de geada em pelotas no ano de 1996. Revista Brasileira de Meteorologia, 15(2), l-19.

Quinn, J. (2013). Theorising learning and nature: post-human possibilities and problems. Gender and Education, 25(6), 738-753. Doi: https://doi.org/10.1080/09540253.2013.831811

Rautio, P. (2013). Children who carry stones in their pockets: on autotelic material practices in everyday life. Children's Geographies, 11(4), 394-408. Doi: https://doi.org/10.1080/14733285.2013.812278

Sampaio, D. M. (2015). Fragmentos de um exercício interdisciplinar: a Modelagem Matemática como mobilizadora do saber em uma experiência de estágio da Licenciatura em Educação do Campo. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

Silva, E. P., Cunha, G. R., Pires, J. L. F., Dalmagro, G. A., & Pasinato, A. (2008). Fatores abióticos envolvidos na tolerância de trigo à geada. Pesq. agropec. bras., 43(10), 1257-1265. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2008001000002

Taguchi, H. L. (2010). Going beyond the theory/practice divide in early childhood education: introducing an intra-active pedagogy. New York, NY: Routledge.

UFSC. (2009). Projeto Político Pedagógica da Licenciatura em Educação do Campo - Área das Ciências da Natureza e Matemática. Florianópolis.

Whatmore, S. (2006). Materialist returns: practicing cultural geography in and for a more-than-human world. Cultural Geographies, 13(4), 600-609. Doi: https://doi.org/10.1191/1474474006cgj377oa

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Borges, M. G., Faria, J. E. S., & Brick, E. M. (2017). Fenômenos como mediadores do processo educativo em Ciências da Natureza e Matemática na Educação do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 2(3), 965–990. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p965