O Curso Técnico em Cooperativismo realizado pelo PRONERA: uma análise baseada na Abordagem das Capacitações
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p126Palavras-chave:
Palabras clave: Educación Rural, PRONERA, Abordaje de CapacidadesResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Curso Técnico em Cooperativismo (TAC), que surge na década de 90 como demanda do MST em formar técnicos para atuar nas cooperativas dos assentamentos rurais de Reforma Agrária. Atualmente o curso é realizado através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, sob o paradigma da Educação do Campo. A Educação do Campo é aqui compreendida como um dos alicerces para o desenvolvimento rural, sob um prisma multidimensional. Diante disso, buscou-se um desafiador diálogo entre Economia e Educação do Campo, contribuindo na discussão sobre um campo empírico ainda não explorado sob a égide da Abordagem das Capacitações. Esta abordagem, desenvolvida pelo indiano Amartya Sen, discute o desenvolvimento como expansão das capacitações das pessoas para viver a vida que almejam, onde a renda monetária não é o primordial para o bem-estar, mas outras variáveis (educação, saúde, liberdade política, etc.). Pretendeu-se investigar se o curso TAC contribui para a expansão das capacitações de seus egressos e para o desenvolvimento dos assentamentos rurais. Todos os entrevistados continuaram seus estudos e atuaram, depois de formados, em entidades ligadas aos assentamentos. O processo formativo do TAC tem contribuído na expansão da liberdade dos egressos.
Palavras-chave: Educação do Campo, PRONERA, Abordagem das Capacitações.
The Technical Course in Cooperatives by PRONERA: an analysis based on the People’s Capabilities Approach
ABSTRACT. This paper presents results from a research about the Cooperatives Thechnical Course (TAC), originated in the 90’s after a need of the MST for forming technical staff for working in cooperatives located in rural settlements as part of the Land Reform. Nowadays, the course is taught through the National Program of Education within the Land Reform (PRONERA), under the paradigm of Rural Education. Rural Education is understood as one of the motivations for the rural development, from a multidimensional viewpoint. Therefore, a challenging dialogue between Economy and Rural Education emerged, and contributed to a field little explored under the aegis of the People’s Capabilities Approach. In such approach, developed by the Indian Amartya Sen, development is seen as people’s capabilities expansion for living the lives they yearn, where monetary income is not essential for the well-being, but other variables (education, health, political liberty, etc.). The goal in this research was to investigate if the TAC contributes to the expansion of capabilities of its graduates and to the development of rural settlements. All the people interviewed graduated, and after that, worked in entities related to rural settlements. The TAC has contributed to the graduates’ liberty expansion.
Keywords: Rural Education, PRONERA, People’s Capabilities Approach.
El Curso Técnico en Cooperativismo realizado de PRONERA: un análisis basado en el Abordaje de Capacidades
RESUMEN. Este artículo presenta resultados de una investigación sobre el Curso Técnico en Cooperativismo (TAC), surgido en los años 90 como demanda del MST de formar técnicos para cooperativas de asentamientos rurales de la Reforma Agraria. Actualmente, el curso es realizado a través del Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria (PRONERA), bajo el paradigma de Educación Rural. La Educación Rural es comprendida aquí como uno de los alicientes para el desarrollo rural, con enfoque multidimensional. Por tanto, se buscó un diálogo desafiante entre Economía y Educación Rural, contribuyendo a la discusión sobre un campo empírico todavía no explorado bajo la guía del Abordaje de Capacidades. Este abordaje, desarrollado por el hindú Amartya Sen, discute el desarrollo como expansión de las capacidades de las personas para vivir la vida que anhelan, no siendo primordial el ingreso monetario para el bienestar, sino otras variables (educación, salud, libertad política, etc.). Se pretendió investigar si el curso TAC contribuye a la expansión de las capacidades de sus graduados y al desarrollo de asentamientos rurales. Todos los entrevistados continuaron sus estudios y actuaron, al graduarse, en entidades ligadas a asentamientos. El TAC ha contribuido a la expansión de la libertad de los egresados.
Palabras clave: Educación Rural, PRONERA, Abordaje de Capacidades.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2010). Políticas Educacionais e Desigualdades: à procura de novos significados. Educação & Sociedade, 31(113), 1381-1416. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000400017
Caldart, R. S. (2012). Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo, SP: Expressão Popular.
Castro, V. M. V., & Melo, C. C. (2014). Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA): uma proposta de avaliação em profundidade. Avaliação de Políticas Públicas, 2(14), 96-107.
Cerioli, P. R. (1997). Educação para a cooperação: experiência do curso técnico em administração de cooperativas do MST. (Monografia de Especialização), Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul.
Christoffoli, P. I. (2007). Elementos para um balanço do Curso Técnico em Administração de Cooperativa. Cadernos do ITERRA, 7(13), 71-128.
Dreze, J., & Sen, A. (2015). Glória Incerta: a Índia e suas contradições. São Paulo, SP: Companhia das Letras.
Fernandes, B. M., & Molina, M. C. (2004). O campo da educação do campo. In Molina, M. C., & Jesus, S. M. A. S. (Orgs.). Por uma Educação do Campo: contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo (pp. 53-90). Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo.
Garcia, R. (2008). Consolidação das políticas educacionais do campo. Tangará da Serra, MT: Gráfica e Editora Sanches LTDA.
Kuhn, D. D. (2004). O microcrédito com instrumento de desenvolvimento rural no município de Constantina/RS: a abordagem seniana de desenvolvimento. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.
Mattos, E. J. (2006) Pobreza rural no Brasil: um enfoque comparativo entre a abordagem monetária e a abordagem das capacitações. (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.
Menezes Neto, A. J. (2003). Além da Terra: cooperativismo e trabalho na educação do MST. Rio de Janeiro, RJ: Quarter.
Molina, M. C. (2008). A Constitucionalidade e a Justiciabilidade do Direito à Educação dos Povos do Campo. In Santos, C. A. (Org.). Educação do Campo: campo-políticas públicas – educação (pp. 19-32). Brasília, DF: INCRA/MDA.
Picolotto, V. C. (2010). Educação como expansão das capacitações: Uma breve análise dos resultados da Prova Brasil. In Anais da III Conferência Latino Americana e Caribenha sobre Abordagem das Capacitações e Desenvolvimento Humano (pp. 1-28). Porto Alegre, RS.
Santalucia, M., & Hegedus, P. (2005). Cooperativismo e Assentamento Rural na percepção do uso coletivo e individual da terra mediante metodologia Q: o caso de Charqueadas. Revista Extensão Rural, 12, 97-128.
Sen, A. (2011). A ideia de Justiça. São Paulo, SP: Companhia das Letras.
_________. (2010). Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo, SP: Companhia das Letras.
_________. (2008). Desigualdade Reexaminada. Rio de Janeiro: São Paulo, SP: Record.
Silva, M. S. (2006). Da raiz à flor: produção pedagógica dos movimentos sociais e a escola do campo. In Molina, M. C. (Org.) Educação do Campo e Pesquisa – Questões para reflexão (pp. 60-93). Brasília, DF: MDA.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).