Mulheres com enxadas e lápis na mão: histórias de professoras primárias no meio rural sergipano (1930-1950)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n4p1345Resumo
O presente texto tem como objetivo compreender a história de vida de professoras aposentadas, tendo em vista o trabalho, a escola e a trajetória no magistério. Analisamos as narrativas de dezesseis professoras entrevistadas e consideramos que no início do século XX houve uma política de feminização do magistério e, consequentemente, o abandono das populações rurais, que permaneceram desassistidas, afastadas das melhorias educacionais, uma vez que os investimentos púbicos concentraram-se no modelo de urbanização que emergia no país, naquele período. Contudo, as escolas no meio rural e as professoras desempenharam, neste aspecto, em que pese à precariedade de suas instalações e da formação de seus professores, importante papel na institucionalização do ensino primário em Sergipe.
Palavras-chave: História de Vida de Professoras, Feminização do Magistério, Sergipe.
Women with hoe and pencils in hand: stories of primary teachers in the rural scope sergipano (1930-1950)
ABSTRACT. The following text seeks to understand the life stories of retired school teachers, according to their work, school, and teaching experiences. In order to do so, we analyzed stories collected from sixteen previously-interviewed teachers, considering the early-twentieth century policy of feminization in this profession and, subsequently, the abandonment of the countryside populace, which in turn left them to their own devices, keeping them away from educational improvements, this being the product of heavy investment on the urbanization model going on in the country at the time. However, schools in the countryside and their teachers played, in this regard, and in spite of the precariousness of its facilities and of the overall training of its teachers, an important role in institutionalizing of Sergipe’s primary school.
Keywords: Life Stories of Teachers, Feminization of Professor Ship, Sergipe.
Mujeres con azada y lápiz en la mano: historias de profesoras primarias en medio rural sergipano (1930-1950)
RESUMEN. El presente texto tiene como objetivo comprender la historia de vida de profesoras jubiladas, con miras al trabajo, la escuela y la trayectoria en el magisterio. Así, movilizamos las narrativas de dieciséis profesoras entrevistadas y, por fin, consideramos que en el inicio del siglo XX hubo una política de feminización del magisterio y, consecuentemente, lo abandono de las poblaciones rurales, que permanecieron sin ayuda, aparte de las mejorías educacionales, una vez que las inversiones públicos se concentraron en el modelo de urbanización que emergía en el país, en aquel periodo. Pero, las escuelas en medios rurales y las profesoras desempeñaron, en este aspecto, en que pese a la precariedad de sus instalaciones y de la formación de sus profesores, importante papel en la institucionalización de la enseñanza primaria en Sergipe.
Palabras clave: Historia de Vida de Profesoras, Feminización del Magisterio, Sergipe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).