Das ruralidades ao ensino de ciências: Memórias sobre a Universidade Federal Rural de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6369Resumo
Apresenta a história da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o surgimento das Licenciaturas e do Departamento de Educação, bem como sua contribuição no ensino superior em Pernambuco e seu importante papel na construção do ensino agrícola no Brasil. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo qualitativa, configurando-se quanto aos fins como descritiva, quanto aos meios como um estudo bibliográfico e que utilizou como técnicas a análise documental e a história oral e a entrevista semiestruturada com 3 professores, sendo um deles fundador do Departamento de Educação. As entrevistas foram transcritas e analisadas através da técnica da história oral. Na perspectiva dos relatos da época, foi possível identificar fatos importantes da história da UFRPE como o importante trabalho dos monges beneditinos, o trabalho do Centro Regional de Educação Técnico-Agrícola (CRETA) e o Centro de Formação e Treinamento de Professores Agrícolas (CFPTA) na formação de professores e a Licenciatura em Ensino Agrícolas que dariam mais tarde origem ao Departamento de Educação, a posteriori a criação das Licenciaturas em Ciências com habilitações seguindo o modelo do sistema de ciência integrada. Através de todo esse percurso histórico, foi possível perceber o crescimento da UFRPE enquanto instituição superior de ensino, seu papel nas ações da educação do homem do campo e sua abertura para o diálogo com outros campos do saber, ao introduzir novos cursos.
Palavras-chave: Memória, Relatos Orais, Ensino Superior, Ensino de Ciências.
From rurality to science teaching: Memories about Universidade Federal Rural de Pernambuco
ABSTRACT. This work presents the history of Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) and the emergence of Teacher’s Course Degree and the Department of Education, and their contribution to higher education in Pernambuco and Agriculture Teaching in Brazil. It is characterized as qualitative research, by configuring as descriptive purposes, through a bibliographic study that used techniques of documentary analysis, oral history, and a semi-structured interview. Three professors were interviewed, and one of them was the founder of the Department of Education. The interviews were transcribed and analyzed through oral history techniques. Based on reports perspective was possible to identify significant facts in University history as the essential Benedictines monks’ work, the work of “Centro Regional de Educação Técnico-Agrícola” (CRETA) and the “Centro de Formação e Treinamento de Professores Agrícolas” (CFPTA). Both centers were crucial for teacher formation and Agriculture Teaching Degree that later originated the Department of Education, and a posteriori created Science Degrees with the license, following the model of integrated Science system. This timeline enabled to perceive the growth of UFRPE as a Higher Education Institute, its role in acts of man field education, and opening for dialogue with other knowledge fields introducing new courses degree.
Keywords: Memory, Oral Reports, Higher Education, Science Teaching.
De las ruralidades a la enseñanza de ciencias: Memorias de La Universidade Federal Rural de Pernambuco
RESUMEN. Presenta la historia de la Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) y el surgimiento de las Licenciaturas y del Departamento de Educación, como también su contribuición en la enseñanza superior en Pernambuco y su importante papel en la construcción de la enseñanza agrícola en Brasil. Es una investigación del tipo cualitativo, que se establece con relación a los fines como descriptiva y a los medios como un estudio bibliográfico que hizo uso de técnicas como la análisis documental y la historia oral y también la entrevista semiestructurada con 3 profesores, uno de ellos el fundador del Departamento de Educación. Las entrevistas fueron transcriptas y analizadas a través de la técnica de historia oral. En la perspectiva de los relatos de epoca, fue posible identificar hechos importantes de la historia de la UFRPE, como el importante trabajo de los monjes beneditinos, el trabajo del Centro Regional de Educación Técnico-Agrícola (CRETA) y el Centro de Formación y Entrenamento de Profesores Agrícolas (CFPTA) en la formación de profesores y la Licenciatura en Enseñanza Agrícola que más adelante dio origen al Departamento de Educación, a posteriori la creación de las Licenciaturas en Ciencias con calificaciones que siguen el modelo del sistema de ciencia integrada. A través de todo este percurso historico, fue posible percibir el crecimiento de la UFRPE como instituición superior de enseñanza, su papel en las acciones para la educación del hombre del campo y su apertura para el diálogo con otros campos del saber, al introducir nuevos cursos.
Palabras clave: Memoria, Relatos Orales, Enseñanza Superior, Enseñanza de Ciencias.
Downloads
Referências
Almeida, A. V. (1998). Prof. D. Bento Pickel: uma biobliografia. Recife: [s. n.].
Andrade, J. A., Miranda, A, H. S., & Silva, L. V. (2015). 50 anos do Departamento de Educação da UFRPE: (re) construindo identidades, (des) construindo lembranças e esquecimentos. In Andrade, J. A., Miranda, H. S., Silva, L. V., & Araújo, M. F. (Orgs.). Ded/UFRPE 50 anos: histórias e memórias (pp. 11-44). Recife: EDUFRPE.
Araújo, M. L. F. (2015). Departamento de Educação: uma história de lutas e colheitas frutos. In: Andrade, J. A. de, Miranda, H. S., Silva, L. V. & Araújo, M. F. (Org.). Ded/UFRPE 50 anos: histórias e memórias (pp. 11-17). Recife: EDUFRPE.
Bôas, R. L. V. (2013). MST conta Boal do diálogo das Ligas Camponesas com o Teatro de Arena à parceria do Centro do Oprimido com o MST. Rev. Inst. Bras., 57, 277-298. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i57p277-298
Coelho, G. (2002). Paulo Freire e o Movimento de Cultura Popular. In: Rosas, P. (Org.). Paulo Freire: educação e transformação social (pp. 31-114). Recife: Ed. Universitária da UFPE.
Soares, M. do C. F., & Hazin, F. H. V. (Org.). (2010). A Engenharia de Pesca no Brasil: trajetória de 40 anos. Recife: Edição dos Organizadores.
Gaspar, L. (2009). Miguel Arraes de Alencar: pesquisa escolar online. Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Recuperado de: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar
Gondim, Z. V. L. (2017). Entrevista concedida a Vania Ferreira. Recife, 16 fev. 2017.
Hamburger, A. I. (1980). Resumo das discussões do "Encontro - Licenciatura em Física" patrocinado pela SBF, realizado em Fortaleza, 18 de julho de 1979 na 31ª Reunião Anual da SBPC. Revista Brasileira do Ensino de Física, 2(3), 83-85. Recuperado de: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol02a31.pdf
Le Goff, J. (2003). História e memória. 5. ed. Campinas, SP: Ed. Unicamp.
Leão, R. S. C. (Org.). (2013). O livro dos 100 anos: memorial fotográfico da UFRPE. Recife: UFRPE.
Lima, J. R. T. (2015). Expansão e melhoria da educação profissional: reflexão e propostas. . In Andrade, J. A., Miranda, H. S., Silva, L. V., & Araújo, M. F. (Orgs.). Ded/UFRPE 50 anos: histórias e memórias (pp. 45-73). Recife: EDUFRPE.
Maciel, G. A. (2012). A medicina veterinária no tempo dos beneditinos: notas para sua história. Recife: EDUFRPE.
Martins, C., & Leitão, M. R. F. A. (Orgs.). (2009). Prédio da Reitoria da UFRPE: resgate histórico 1935-2009. Recife: EDUFRPE.
Medeiros, A. J. G. (2018). Entrevista concedida a Vania Ferreira. Recife, 03 jul. 2018.
Minayo, M. C. S. (2012). Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, 17(3), 621-626. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007
Moraes, M. A. (2014). A formação de licenciados em Ciências Agrícolas/Agrárias o conhecimento e suas conexões. Educação, 39(3), 641-652. https://doi.org/10.5902/1984644413683
Pollak, M. (1992). Memória e identidade social. Estudos Históricos, 5(10), 200-212.
Portaria n.432, de 19 de julho de 1971. Normas para organização curricular do Esquema I e do Esquema II. Recuperado de: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/notas/port432_71.htm
Silva, D. S. (2010). O centro acadêmico das Faculdades de São Bento de Olinda: 1918-1936. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, 7, 256-271.
Souza. C. L. O., Lopes, A. S., Pereira, M. G. R., & Oliveira, L. M. T. (2010). Licenciatura em Ciências Agrícolas: “Meia idade” de formação sócio-profissional de docentes para o ensino agrícola na UFRJ. Revista Brasileira de Educação Agrícola Superior, 25(2), 84-86. Recuperado de: http://www.abeas.com.br/wt/files/9_2010_2.pdf
Souza, C. P. (1998). Fragmentos de histórias de vida e de formação de professores: rupturas e acomodações. In Souza, C. P. (Org.). História da Educação: processos, práticas e saberes. São Paulo: Escrituras.
Tavares, C. A. (1971). A formação profissional do técnico agrícola. Recife.
Tavares, C. A. (2015). Projeto Vozes da UFRPE: professor Carlos Alberto Tavares. Parte 2. Entrevista concedida a Conceição Martins. Recife, 09 set. 2015.
Tavares, C. A. (2017). Entrevista concedida a Vania Ferreira. Recife, 16 fev. 2017.
Terribili Filho, A., & Nery, A. C. B. (2009). Ensino superior noturno no Brasil: história,atores e políticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 25(1), 61-81. Recuperado de: http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19327/11227
Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. (2006). Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Recife.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).