Educação matemática realística: uma abordagem teórico-metodológica para o ensino de matemática nas escolas do campo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7879Resumo
O movimento por uma Educação do Campo ainda carece de investigações de pressupostos teórico-metodológicos para o campo didático, pautadas no estudo de práticas de ensino que considerem o objeto de conhecimento e, ao mesmo tempo, valorize o aspecto realístico/contextual onde o aluno está inserido. Nessa perspectiva, investigamos as implicações teórico-metodológicas da teoria da Educação Matemática Realística (EMR) para o ensino de matemática na escola do campo. Baseados em uma abordagem metodológica qualitativa, elaborou-se uma trajetória hipotética de aprendizagem fundamentada nos princípios da EMR relacionada ao ensino de geometria analítica, a partir da prática de gabaritagem de terra no cultivo do Maracujá (passiflora edulis). Nossos resultados apontam a EMR como uma via teórico-metodológica promissora de exploração didática para o contexto do campo capaz de promover raciocínios formais, conceitos em situações realísticas, apropriação de linguagem matemática e potencial para o desenvolvimento de conceitos no ramo da geometria cartesiana.
Palavras-chave: Educação Matemática Realística, Modelos Emergentes, Geometria Analítica, Escola Rural. Educação do Campo.
Realistic Mathematic Education: a theoretical- methodological approach to the teaching of mathematics in countryside schools
ABSTRACT. The movement for a Rural Education still lacks investigations of methodological theoretical assumptions for the didactic field, based on the study of teaching practices that consider the object of knowledge and, at the same time, value the realistic/contextual aspect in which the student is inserted. From this perspective, we investigate the methodological theoretical implications of the theory of Realistic Mathematical Education (EMR) for the teaching of mathematics in the countryside school. Based on a qualitative methodological approach, a hypothetical learning path was elaborated based on the principles of EMR related to the teaching of analytical geometry, from the practice of soil modeling in passion fruit (passiflora edulis) cultivation. Our results point to the EMR as a promising methodological theoretical approach of didactic exploration to the countryside context capable of promoting formal reasoning, concepts in realistic situations, appropriation of mathematical language and potential for the development of concepts in the field of Cartesian geometry.
Keywords: Realistic Mathematics Education, Emerging Models, Analytical Geometry, Countryside School, Rural Education.
Educación Matemática realista: un enfoque teórico- metodológico para la enseñanza de las matemáticas en las escuelas rurales
RESUMEN. El movimiento para una Educación del Campo aún carece de investigaciones de supuestos teóricos metodológicos para el campo didáctico, basados en el estudio de prácticas de enseñanza que consideran el objeto del conocimiento y, al mismo tiempo, valoran el aspecto realista / contextual en el que se inserta el estudiante. Desde esta perspectiva, investigamos las implicaciones teóricas metodológicas de la teoría de la Educación Matemática Realista (EMR) para la enseñanza de las matemáticas en la escuela del campo. Basado en un enfoque metodológico cualitativo, se elaboró un camino de aprendizaje hipotético basado en los principios de EMR relacionados con la enseñanza de la geometría analítica, a partir de la práctica del modelado del suelo en el cultivo de maracuyá (passiflora edulis). Nuestros resultados apuntan a la RME como un enfoque teórico metodológico prometedor de la exploración didáctica en el contexto rural capaz de promover el razonamiento formal, los conceptos en situaciones realistas, la apropiación del lenguaje matemático y el potencial para el desarrollo de conceptos en el campo de la geometría cartesiana
Palabras clave: Educación Matemática Realista, Modelos Emergentes, Geometría Analítica, Escuela Rural. Educación del Campo.
Downloads
Referências
De lange, J. (1987). Mathematics, insight and meaning. Utrecht: OW & OC.
De Lange, J. (1999). Framework for classroom assessment in mathematics. Madison: WCER.
Ferreira, P. E., & Buriasco, R. L. (2015). Enunciados de tarefas de matemática baseados na perspectiva da Educação Matemática Realística. Bolema, 29(52), 452-472. https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n52a02
Ferreira, P. E., & Buriasco, R. L. (2016). Educação matemática realística: uma abordagem para os processos de ensino e de aprendizagem. Educação Matemática Pesquisa, 18(1), 237-252.
Freudenthal, H. (1983). Didactical phenomenology of mathematical structures. Kluwer Academic Publishers New York, Boston, Dordrecht, London, Moscow.
Gravemeijer, K. P. E. (1994). Developing Realistic Mathematics Education. CD-ß Press/Freudenthal Institute, Utrecht, The Netherlands.
Gravemeijer, K. (1999). How emergent odels May Foster the constitution of formal mathematics. Mathematical Thinking and Learning, 1(2), 155-177. https://doi.org/10.1207/s15327833mtl0102_4
Gravemeijer, K. P. E., & Terwel, J. (2000). Hans Freudenthal: a mathematician on didactics and curriculum theory. Journal of Curriculum Studies, 32(6), 777-796.
Gravemeijer, K., Bowers, J., & Stephan, M. (2003). Chapter 4: A Hypothetical Learning Trajectory on Measurement and Flexible Arithmetic. In Stephan, M; Bowers, J; Cobb, P. Journal for Research in Mathematics Education (pp. 51-66). Retrieved from: https://www.researchgate.net/publication/46654962_Supporting_students'_development_of_measuring_conceptions_Analyzing_students'_learning_in_social_context_Journal_for_Research_in_Mathematics_Education_Monograph_No_12, accessed on November 7, 2019.
Gravemeijer, K. (2004). Learning trajectories and local instruction theories as means of support for teachers in reform mathematics education. Mathematical Thinking and Learning, 6(2), 105-128.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. (2011). Microdados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB. Brasília: INEP.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. (2018). Microdados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB. Brasília.
Rasmussen, C., & Blumenfeld, H. (2007). Reinventing solutions to systems of linear differential equations: A case of emergent models involving analytic expressions. Journal of Mathematical Behavior, 26(3), 195-210. https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2007.09.004
Treffers, A., & Goffree, F. (1985). Rational analysis of realistic mathematics education – the Wiskobas program’. In Streefland, L. (Ed.). Proceedings of the Ninth International Conference for the Psychology of Mathematics Education (pp. 97–121). OW&OC; Utrecht University; Utrecht; The Netherlands.
Treffers, A. (1987). Mathematics education library. Three dimensions: A model of goal and theory description in mathematics instruction-the Wiskobas Project. Dordrecht, Netherlands: D Reidel Publishing Co.
Treffers, A. (1991). Didactical background of a mathematics program for primary education. In Streefland, L. (Ed.). Realistic Mathematics Education in Primary School (pp. 21–57). CD-ß Press, Utrecht.
Van Den Heuvel-Panhuizen, M. (2005). The role of contexts in assessment problems in mathematics. For the Learning of Mathematics, 25(2), 2-9.
Zandieh, M., & Rasmussen, C. (2010). Defining as a mathematical activity: A framework for characterizing progress from informal to more formal ways of reasoning. Journal of Mathematical Behavior, 29(2), 57-75.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).