A Educação Ambiental na visão de gestores públicos e produtores rurais no município de Palmeira das Missões/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9429

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo compreender a visão de gestores públicos e produtores rurais no município de Palmeira das Missões/RS em relação à prática de Educação Ambiental (EA) em Áreas de Preservação Permanente do Arroio Macaco, por meio da vertente teórica da Educação Ambiental Crítica e Transformadora. A relevância desta compreensão envolve a necessidade de fazer emergir e/ou potencializar a percepção dos gestores e produtores rurais acerca da EA e de seus significados. A metodologia pautou-se em: análise documental, observação direta in loco, entrevistas semiestruturadas. O estudo de caso foi realizado envolvendo 18 sujeitos, que manifestaram seu entendimento sobre o que entendem por Educação Ambiental, se a mesma auxilia no cumprimento dos Termos de Ajustamento de Conduta e se participaram de cursos relacionados à Educação Ambiental. Os dados coletados foram submetidos e interpretados por meio dos discursos (contexto categórico) dos envolvidos, criando categorias (categoria temática) por meio da Análise de Conteúdo. As principais dificuldades encontradas foram a falta de informações sobre Educação Ambiental e a não realização de cursos pela maioria dos envolvidos. Espera-se que as reflexões propostas promovam outras discussões com enfoque na Educação Ambiental Crítica, entre gestores, produtores e a Comunidade como um todo.

Palavras chave: Educação Ambiental, Gestores Públicos, Produtores Rurais, Áreas de Preservação Permanente.

 

Environmental Education in the Vision of Public Managers and Rural Producers in the Municipality of Palmeira das Missões/RS                         

ABSTRACT. The present work had as objective to understand the vision of public managers and rural producers in the municipality of Palmeira das Missões/RS in relation to the practice of Environmental Education (EA) in Areas of Permanent Preservation of Arroio Macaco, through the theoretical component of Environmental Education Critical and Transformative. The relevance of this understanding involves the need to emerge and / or enhance the perception of managers and farmers about the EA of their meanings. The methodology was based on: documental analysis, direct observation in loco, semi-structured interviews. The case study was carried out involving 18 subjects, who expressed their understanding about what they mean by Environmental Education, if it helps to comply with the Terms of Conduct Adjustment and if they participated in courses related to Environmental Education. The collected data were submitted and interpreted through the discourses (categorical context) of those involved, creating categories (thematic category) through Content Analysis. The main difficulties encountered were the lack of information on Environmental Education and the lack of courses by the majority of those involved. It is hoped that the proposed reflections will promote further discussions focusing on Critical Environmental Education, between Managers, Producers and the Community as a whole. 

Keywords: Environmental Education, Public Managers, Farmers, Permanent Preservation Areas.

 

Educación Ambiental desde la visión de gerentes públicos y productores rurales en el Municipio de Palmeira das Missões/RS

RESUMEN. El presente trabajo tuvo como objetivo comprender la visión de los gestores públicos y productores rurales en la ciudad de Palmeira das Missões/RS en relación con la práctica de la Educación Ambiental (EA) en Áreas de Preservación Permanente de Arroio Macaco, a través del aspecto teórico de Educación ambiental crítica y transformadora. La relevancia de esta comprensión implica la necesidad de elevar y/o mejorar la percepción de los gerentes y productores rurales sobre el AE de sus significados. La metodología se basó en: análisis de documentos, observación directa in loco, entrevistas semiestructuradas. El estudio de caso se realizó con 18 sujetos, que expresaron su comprensión de lo que quieren decir con Educación Ambiental, si esto ayuda a cumplir con los Términos de Ajuste de Conducta y si participaron en cursos relacionados con la Educación Ambiental. Los datos recopilados fueron enviados e interpretados a través de los discursos (contexto categórico) de los involucrados, creando categorías (categoría temática) a través del análisis de contenido. Las principales dificultades encontradas fueron la falta de información sobre Educación Ambiental y la falta de cursos por parte de la mayoría de los involucrados. Se espera que las reflexiones propuestas promuevan otras discusiones con un enfoque en Educación Ambiental Crítica, entre Gerentes, Productores y la Comunidad en general.

Palabras clave: Educación Ambiental, Gerentes Públicos, Agricultores, Áreas de Preservación Permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Rosa Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Jeferson Rosa Soares - Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande e Especialista em Educação em Ciências – Universidade Federal do Pampa. Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná.

Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Luis Roberval Bortoluzzi Castro - Atualmente é Doutorando em Educação em Ciências, na Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Mestre em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde (2016-2018), pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Ciências Biológicas (2003 - 2006), com atualização em Ciências Biológicas (2009) pela PUCRS.

Dione Iara Silveira Kitzmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Dione Iara Silveira Kitzmann - Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1986), mestrado e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2000 e 2009). É docente Associada da Universidade Federal do Rio Grande, atuando em cursos de graduação (Gestão Ambiental e Oceanologia), no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA) e no Programa de Pós-graduação em Gerenciamento Costeiro (PPGC).

Referências

Ab’saber, A. N. (1991). (Re)conceituando educação ambiental. Rio de Janeiro: CNPq, MAST. (Folder de divulgação).

Andrighetto, A. (2010). Meio ambiente e educação. Revista direito em debate, Ano XIX, 33.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Berlinck, C. N. Caldas, A. L. R., Monteiro, A. H. R. R., & Saito, C. H. (2003). Contribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos. Ambiente e Educação, 8(2), 117-129.

Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2016). Recuperado de: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rs/palmeira-das-missoes.html

Brasil. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política da Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 28 abr. 1999. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm.

Brasil. Lei Federal nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Novo Código Florestal. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 de maio de 2012.

Brasil. Agência Nacional de Águas. (2012). Manual Operativo do Programa Produtor de Água / Agência Nacional de Águas. 2ª Edição. Brasília: ANA.

Capra, F. (1996). A Teia da Vida. São Paulo: Cultrix.

Drumond, M. A., Giovanetti, L., & Guimarães, A. (2009). Técnicas e Ferramentas Participativas para a Gestão de Unidades de Conservação. Brasília: MMA.

Fernandes, D. N. (2010). A importância da educação ambiental na construção da cidadania. Revista OKARA: Geografia em Debate, 4(2), 77-84.

Franco, J. G. O. (2005). Direito ambiental, matas ciliares. Curitiba, Juruá.

Guimarães, M. (2003). Educação Ambiental e a Gestão para a Sustentabilidade. In Santos, J. E., & Sato, M. (Eds). A Contribuição da Educação Ambiental à Esperança de Pandora (pp. 183-195). 2 Ed. São Carlos: RiMa.

Guimarães, M. (2004). A formação de educadores ambientais. Campinas, SP: Papirus.

Higuchi, M. I. G. (2003). Crianças e Meio Ambiente: dimensões de um mesmo mundo. In Noal, F. O., & Barcelos, V. H. L. (Orgs.). Educação Ambiental e Cidadania: cenários brasileiros (pp. 253-283). Santa Cruz do Sul: EDUNISC.

Jacobi, P. (2005). Participação. In Ferraro Júnior, L. A. (Coord.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores (pp. 231-236). Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental.

Kitzmann, D. I. S. (2014). Convergências e percursos formativos em educação ambiental. Anais do IV EDEA – Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental. (pp. 65-77). Rio Grande. Recuperado de: http://bibliotecasalaverde.blogspot.com/p/anais-edea.html.

Layrargues, P. P. (2012). Para onde vai a Educação Ambiental? O cenário político ideológico da Educação Ambiental brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra hegemônica. Revista Contemporânea de Educação, 1, 389-411.

Layrargues, P. P., & & Lima, G. F. C. (2011). Mapeando as macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. In Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental”, VI, Ribeirão Preto, Anais..., 1-15.

Layrargues, P. P., & Lima, G. F. C. (2014). As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental Brasileira. Ambiente & Sociedade, 17(1), 23-40. https://doi.org/10.1590/S1414-753X2014000100003

Lima, G. F. C. (2010). Violência e meio ambiente: Pode a Educação Ambiental contribuir para a paz e a Sustentabilidade? Espaço do Currículo, 2(2), 231-247.

Loureiro, C. F. B. (2004). Educação ambiental transformadora. In Layrargues, P. P. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. 65-84. Recuperado de: https://www.academia.edu/17263513/Identidades_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_Ambiental_Brasileira.

Medeiros, M. C. S., Ribeiro, M. C. M., & Ferreira, C. M. A. (2011). Meio Ambiente e educação ambiental nas escolas públicas. Âmbito Jurídico, 92(2), 62-72. Recuperado de: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?artigo_id=10267&n_link=revista_artigos_leitura

Minayo, M. C. S. (2010). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec–Abrasco.

Phillippi, A., J., & Pelicioni, M. C. F. (2005). Educação Ambiental e a Sustentabilidade. 2. ed. Barueri: Manole.

Queiroz, E. D. (2013). Contribuições da educação ambiental crítica para o uso público sustentável em unidades de conservação. Uso Público em Unidades de Conservação, 1(1). Recuperado de: http://docplayer.com.br/16522906-Contribuicoes-da-educacao-ambiental-critica-para-o-uso-publico-sustentavel-em-unidades-de-conservacao.html

Quintas, J. S. (2007). Educação na Gestão Ambiental Publica. In Junior, L. A. F. (Org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores (pp. 131-142). Brasília: MMA, Departamento de Educação Ambiental.

Reigota, M. (2001). O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense.

Ribeiro, C. A., Lemos, N. C., Barros, K. O., Soares, V. P., Silva, E., & Menezes, S. J. (2014). Uso e a ocupação da terra em áreas de preservação permanente na bacia hidrográfica do Córrego Sertão, Cajuri, MG. Revista Agrogeoambiental, 6(2), 21-29. https://doi.org/10.18406/2316-1817v6n22014635.

Teass. (1992). Tratado de educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global. Recuperado de: https://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf

Viégas, A. A. (2002). Educação ambiental nos contextos escolares: para além da limitação compreensiva e da incapacidade discursiva (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

Zakrzevski. S. B. B. (2004). Por uma educação ambiental crítica e emancipatória no meio rural. Revista Brasileira de Educação Ambiental, 1(1), 79-86. Recuperado de: http://www.ufmt.br/remtea/revbea/pub/revbea_n_zero.pdf

Downloads

Publicado

2020-11-26

Como Citar

Rosa Soares, J., Bortoluzzi Castro, L. R., & Silveira Kitzmann, D. I. (2020). A Educação Ambiental na visão de gestores públicos e produtores rurais no município de Palmeira das Missões/RS. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e9429. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9429

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos