Reflections on ethics in scientific research: specificities of the field of education

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19549

Abstract

Reflexões sobre a ética na investigação científica: especificidades da área da educação

RESUMO. A ética na pesquisa envolve o compromisso com a construção responsável e coletiva do conhecimento científico. Este ensaio teórico busca examinar os dilemas e desafios relacionados à pesquisa em Educação, que incluem aspectos proeminentes, como responsabilidade do pesquisador, anonimato, sigilo e minimização de riscos, mas discutindo também as especificidades das ciências humanas e a dificuldade de avaliação pela orientação biomédica de diversos Comitês de Ética, mesmo com a existência da resolução CNS 510/2016. Ademais, propõe-se analisar infrações éticas, como lidar eticamente com resultados que refutam a hipótese inicial e a importância da devolutiva dos resultados aos participantes e às instituições, mantendo o compromisso com a realidade observada. Por fim, defende-se que a formação do pesquisador durante toda sua trajetória deva incluir os aspectos atitudinais e interacionais sobre ética, pois a construção de uma pesquisa eticamente responsável é diretamente dependente de valores comprometidos com a integridade científica.

Palavras-chave: pesquisa, educação, ética

 

Reflections on ethics in scientific research: specificities of the field of education

ABSTRACT. Ethics in research involves a commitment to the responsible and collective construction of scientific knowledge. This bibliographical review of exploratory character seeks to examine a few dilemmas and challenges related to research in Education, which include prominent aspects such as researcher responsibility, anonymity, secrecy and risk minimization, but also discussing the specificities of the human sciences and the difficulty of evaluating biomedical orientation of several Ethics Committees, even with the existence of resolution CNS 510/2016. Furthermore, it is proposed, how to deal ethically in the relationship between the researcher and participants and the importance of returning results, maintaining the commitment to the observed reality. Finally, it is argued that the researcher's training throughout his career must include attitudinal and interactional aspects of ethics, as the construction of ethically responsible research is directly dependent on values committed to scientific integrity.

Keywords: research, education, ethics.

 

Reflexiones sobre la ética en la investigación científica: especificidades del campo de la educación

RESUMEN. La ética en la investigación implica un compromiso con la construcción responsable y colectiva del conocimiento científico. Este ensayo teórico busca examinar los dilemas y desafíos relacionados con la investigación en Educación, que incluyen aspectos destacados como la responsabilidad del investigador, el anonimato, el secreto y la minimización de riesgos, pero también discutir las especificidades de las ciencias humanas y la dificultad de evaluar la orientación biomédica de varios Comités de Ética, aún existiendo la resolución CNS 510/2016. Además, se propone analizar las infracciones éticas, cómo afrontar éticamente los resultados que refutan la hipótesis inicial y la importancia de devolver los resultados a los participantes e instituciones, manteniendo el compromiso con la realidad observada. Finalmente, se sostiene que la formación del investigador a lo largo de su carrera debe incluir aspectos actitudinales e interaccionales de la ética, pues la construcción de una investigación éticamente responsable depende directamente de valores comprometidos con la integridad científica.

Palabras clave: investigación, educación, ética.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Camila Mugnai Vieira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Professora no Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano da Unesp/Marília. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Marília, Linha Educação Especial no Brasil. Professora e Orientadora do Programa de Mestrado Profissional "Ensino em Saúde" da Pós-graduação da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), desde 2015. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Diferença, desvio e estigma", da Unesp de Marília e membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ Desenvolvimento Humano, formação e ensino, da Famema. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2003), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Doutorado em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Unesp/Marília (2014) e Pós-Doutorado em Educação pela Unesp/Marília (2022). Foi Docente da Disciplina de Psicologia da Famema de 2008-2022. Foi Chefe de Disciplina de Psicologia de 2013-2018. Atuou nos cursos de Medicina e Enfermagem nas áreas de Psicologia, Comunicação e Relação profissional-paciente, por meio de métodos ativos de ensino e aprendizagem. Foi Facilitadora de grupos de Educação Permanente do Núcleo de Desenvolvimento Docente da instituição de 2008 a 2022. Orientadora na Sociedade Acadêmica Científica "Liga Acadêmica de Libras da Famema". Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6321486142314762. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7564-6218.

Ana Carolina Nonato , Faculdade de Medicina de Marília – Famema

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (2014-2019). Mestre pelo programa de Mestrado Profissional "Ensino em Saúde" da Faculdade de Medicina de Marília (2020-2022). Pós-graduação em Gestão em Saúde pela instituição VerboMed (2020-2021) e em Direitos Humanos pela Faculdade Focus (2021-2022). Professora voluntária do Núcleo de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Marília.

Bianca Pereira Rodrigues Yonemotu, Faculdade João Paulo II - FAJOPA

Docente de Língua Brasileira de Sinas (Libras) na Faculdade João Paulo II (FAJOPA) em Marília/SP. Graduada em odontologia pela Universidade Santo Amaro - SP/SP (1996), licenciada em Biologia pelo Programa Especial de Formação Pedagógica em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano - Batatais/SP (2013), especialista em Educação Especial: práticas Inclusivas com ênfase em deficiência auditiva pela Universidade do Sagrado Coração - Bauru/SP (2007), mestre em Ensino em Saúde pela Faculdade de Medicina de Marília/SP (2019) e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Marília/SP.  Especialização em andamento em “Tradução e Interpretação de Libras: Educação, Arte e Cultura” no Instituto Singularidades/São Paulo-SP.

Literaturhinweise

Almeida, U. R., César, J. M., Luciano, L. dos S., & Carvalho, P. H.. (2018). A devolutiva como exercício ético-político do pesquisar. Fractal: Revista De Psicologia, 30(2), 204–213.

Alves, D. A. D., & Teixeira, W. M. (2020). Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias. Educação e Pesquisa, 46, e217376, 1-20.

Barbosa, A. S., Corrales, C. M., & Silbermann, M. (2014). Controvérsias sobre a revisão ética de pesquisas em ciências humanas e sociais pelo Sistema CEP/Conep. Revista Bioética, 22 (3), 482–492.

Barrow, J. M., Brannan, G. D., & Khandhar, P. B. (2024). Research ethics. In StatPearls. StatPearls Publishing.

Batista, K. T., Andrade, R. R. D., & Bezerra, N. L. (2012). O papel dos comitês de ética em pesquisa. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, 27(1), 150–155.

Beauchamp, T., & Childress, J. (2019). Principles of biomedical ethics: Marking its fortieth anniversary. The American Journal of Bioethics, 19(11), 9–12.

Binsfeld, P. C. (2019). Sistema Nacional de Ética de Pesquisas com Seres Humanos. Cadernos de Ética em Pesquisa, 1(1), 17–30.

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. (2020). Cartilha dos direitos dos participantes de pesquisa - Versão 1.0. Recuperado de: https://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/conep/img/boletins/Cartilha_Direitos_Participantes_de_Pesquisa_2020.pdf

Conselho Nacional de Saúde. (1996). Resolução CNS no 196, de 10 de outubro de 1996. Recuperado de: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegi/cns/1996/res0196_10_10_1996.html

Conselho Nacional de Saúde. (2012). Resolução CNS no 466, de 12 de dezembro de 2012. Recuperado de: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

Conselho Nacional de Saúde. (2016). Resolução CNS no 510, de 07 de abril de 2016. Recuperado de: https://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/conep/documentos/NORMAS-RESOLUCOES/Resoluo_n_510_-_2016_-_Cincias_Humanas_e_Sociais.pdf

Dutra, H. S., & Reis, V. N. (2016). Desenhos de estudos experimentais e quase-experimentais: definições e desafios na pesquisa em enfermagem. Rev enferm UFPE on line, 10 (6), 2230-41.

Fernandes, N. (2016). Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios. Revista Brasileira de Educação, 21(66), 759–779.

Francischini, R., & Fernandes, N. (2016). Os desafios da pesquisa ética com crianças. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(1), 61–69.

Guerriero, I. C. Z. (2016). Resolução no 510 de 7 de abril de 2016 que trata das especificidades éticas das pesquisas nas ciências humanas e sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Ciência & Saúde Coletiva, 21(8), 2619–2629.

Mainardes, J. (2017). A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS no 510/2016. Educação, 40(2), 160-173.

Miranda, J. de O. F., Santos, D. V. D., Camargo, C. L. D., Nascimento Sobrinho, C. L., Rosa, D. de O. S., & Souza, G. M. do S. (2017). Construção e aplicação de um termo de assentimento: relato de experiência. Texto & Contexto - Enfermagem, 26(3), e2460016.

Moro, C., Coutinho, A. S., & Pinho, G. (2023). Ética na pesquisa em Educação: desafios perante encaminhamentos sobrepostos à Plataforma Brasil. Praxis Educativa, 18, 1–17.

OPAS, & OMS. (2022). Catalisar a pesquisa ética em emergências: orientação ética, lições aprendidas com a pandemia de COVID-19 e agenda pendente. Recuperado de: https://www.paho.org/sites/default/files/opashssbiocovid19220019_por_1.pdf

Padilha, M. I. C. D. S., Ramos, F. R. S., Borenstein, M. S., & Martins, C. R. (2005). A responsabilidade do pesquisador ou sobre o que dizemos acerca da ética em pesquisa. Texto & Contexto - Enfermagem, 14(1), 96–105.

Vieira, C. M., & Omote, S. (2017). Aspectos metodológicos e éticos de uma pesquisa sobre mudanças de atitudes sociais de professores e estudantes em relação à inclusão. Reflexão e Ação, 25(3), 299-320. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9727

Sigaud, C. H. de S., Rezende, M. A., Veríssimo, M. D. L. Ó. R., Ribeiro, M. O., Montes, D. C., Piccolo, J., Souza, J. M. de, & Marins, S. S.. (2009). Aspectos éticos e estratégias para a participação voluntária da criança em pesquisa. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(spe2), 1342–1346.

Veröffentlicht

2025-06-15

Zitationsvorschlag

Mugnai Vieira, C., Nonato , A. C., & Pereira Rodrigues Yonemotu, B. (2025). Reflections on ethics in scientific research: specificities of the field of education. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19549. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19549

Ausgabe

Rubrik

DOSSIÊ: (DES) CAMINHOS DA ÉTICA EM PESQUISAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO