A retomada pós pandemia: vozes de professoras, alunos e mães sobre o ensino-aprendizagem em contexto rurbano

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19817

Abstract

O presente artigo decorre de uma dissertação em andamento e tem como intuito investigar as vozes depreendidas das narrativas de sujeitos de escola rurbana sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em contexto pós-pandêmico. Para tanto, este estudo situa-se no âmbito do paradigma qualitativo-interpretativista e classifica-se como interpretativa de método narrativo do tipo exploratório, no âmbito das pesquisas em Linguística Aplicada, tendo como instrumento de geração de dados a entrevista narrativa. Dos resultados obtidos através de análise ancorada na perspectiva socipragmática das vozes societais foi possível desvelar, como comum aos três grupos de participantes investigados (professoras-alunos-mães) a voz societal que denuncia as desigualdades sociais potencializadas pelo ensino remoto emergencial no contexto de retomada ao ensino presencial. Nesse sentido, os resultados obtidos apontam para um entrave na garantia da equidade educacional, uma vez que o ensino remoto emergencial potencializou desigualdades sociais e educacionais, sendo o âmbito rurbano potencialmente afetado por essa potencialização, o que demanda estratégias de recomposição de aprendizagens que considere o processo educacional em sua diversidade e especificidades, diferente da estratégia adotada no modelo de educação de ensino remoto emergencial que desprezou particularidades de segmentos sociais marginalizados, a exemplo do público rurbano.

 

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem pós pandemia, Vozes societais, Cenário rurbano.

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Autor/innen-Biografien

Ana Carolina Guedes, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino da mesma instituição, desenvolve pesquisa no âmbito da Linguística Aplicada com foco no processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em contexto remoto e atua como professora de Língua Portuguesa do ensino médio da rede pública estadual paraibana.

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Denise Lino de Araújo é Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. Tem formação em Linguística Aplicada (LA), numa vertente mestiça e indisciplinar, construída no Pós-doutorado em Educação, feito no GECC FAE/UFMG, 2012-2013; no Doutorado em Educação, USP 2004; no Mestrado em LA, pela Unicamp, em 1995; na Especialização em LA pela PUC MG, em 1993, e na graduação em Letras/Português, pela UFPB em 1991. Seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão têm como foco o ensino de Português como língua materna, em especial no Ensino Médio, a transposição didática, currículo, os objetos de ensino e a formação de professores de Português. Em função desses temas, orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado. Idealizadora e coordenadora do projeto de ensino ENEM na PALMA da MÃO. Membro do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino e do GT da ANPOLL Ensino e a Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada. Coordenadora PIBID- LETRAS/CH/UFCG 2022-2024. Ex-tutora do PET-LETRAS/UFCG; Ex- coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - UFCG ORCID https://orcid.org/0000-0002-5426-340X

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Veröffentlicht

2025-12-22

Zitationsvorschlag

Guedes, A. C., & Lino de Araújo, D. (2025). A retomada pós pandemia: vozes de professoras, alunos e mães sobre o ensino-aprendizagem em contexto rurbano. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19817. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19817

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Rubrik

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios