A retomada pós pandemia: vozes de professoras, alunos e mães sobre o ensino-aprendizagem em contexto rurbano
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19817Abstract
O presente artigo decorre de uma dissertação em andamento e tem como intuito investigar as vozes depreendidas das narrativas de sujeitos de escola rurbana sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em contexto pós-pandêmico. Para tanto, este estudo situa-se no âmbito do paradigma qualitativo-interpretativista e classifica-se como interpretativa de método narrativo do tipo exploratório, no âmbito das pesquisas em Linguística Aplicada, tendo como instrumento de geração de dados a entrevista narrativa. Dos resultados obtidos através de análise ancorada na perspectiva socipragmática das vozes societais foi possível desvelar, como comum aos três grupos de participantes investigados (professoras-alunos-mães) a voz societal que denuncia as desigualdades sociais potencializadas pelo ensino remoto emergencial no contexto de retomada ao ensino presencial. Nesse sentido, os resultados obtidos apontam para um entrave na garantia da equidade educacional, uma vez que o ensino remoto emergencial potencializou desigualdades sociais e educacionais, sendo o âmbito rurbano potencialmente afetado por essa potencialização, o que demanda estratégias de recomposição de aprendizagens que considere o processo educacional em sua diversidade e especificidades, diferente da estratégia adotada no modelo de educação de ensino remoto emergencial que desprezou particularidades de segmentos sociais marginalizados, a exemplo do público rurbano.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem pós pandemia, Vozes societais, Cenário rurbano.
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