Stating a Popular Life Science: ancestry and Agroecology in the Formulation of Rural Education Science Teaching (Countryside)

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DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p862

Abstract

ABSTRACT. The purpose of this article is to propose, from historical and conceptual aspects, a science teaching for Rural Education. For this task, we analyzed some historical facts with the purpose to present a popular view of the environmental problems in the western world, highlighting the role of biocultural memory in the sustainability of the planet. Subsequently, a resumption of the Life Sciences in its formulation process was made throughout the nineteenth century, correlating them with the projects of society in dispute. Recognizing the agro-industrial way of appropriating ecosystems as a producer of irreparable metabolic failures in the relationship between society and the environment, we finally established a science education that makes Agroecology and the modes of appropriation of agroecosystems central elements of analysis and pedagogical guidance.v

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Autor/innen-Biografie

Marcelo de Albuquerque Vaz Pupo, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciado em Biologia, interesso-me pelo movimento cidade-campo e pelas áreas de Reforma Agrária. Pesquiso a Agroecologia como matriz curricular para as Ciências da Natureza na Educação do campo, buscando investigar a criação de práticas pedagógicas relacionadas à cultura, ao ambiente e à sociedade instigado pelas expressões concretas e simbólicas do campesinato brasileiro. Atuo em projetos de Educação do Campo e Agroecologia que envolvem Movimentos Sociais e Universidade, buscando compreender a importância da Agricultura Camponesa no cenário atual de produção agrícola e de conhecimento. A partir da Educação Popular, Pesquisa Ação e Metodologias Participativas, atuo no coletivo gestor da Plataforma Sementeia (sementeia.org) compreendendo a produção de mídias como um processo autóctone de criação simbólica, problematizando a relação entre política e estética numa perspectiva camponesa. Atualmente estou vinculado ao curso de Educação do Campo - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e Colaboro com o Laboratório Terra Mãe (Nepam/Feagri/IA Unicamp) em seus espaços pedagógicos. Tenho mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/IEL Unicamp) e especialização na Residência Agrária em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa (Pronera/Feagri Unicamp); sou estudante de doutorado no Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Estadual de Campinas.

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Veröffentlicht

2018-11-15

Zitationsvorschlag

Pupo, M. de A. V. (2018). Stating a Popular Life Science: ancestry and Agroecology in the Formulation of Rural Education Science Teaching (Countryside). Brazilian Journal of Rural Education, 3(3), 862–890. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p862

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