Educação do Campo no norte do Tocantins: relatos das experiências da Licenciatura em Educação do Campo na UFT
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9934Abstract
Dando continuidade ao extenso projeto de entrevistas com professores e pesquisadores que se dedicam à Educação do Campo em Universidades Públicas brasileiras, o presente relato de experiência vem enriquecer esse repertório. As duas primeiras entrevistas publicadas pela Revista Brasileira de Educação do Campo trouxeram os pontos de vista e as experiências dos Professores Alessandro Pimenta (UFT) e Ramofly Bicalho (UFFR). A presente entrevista foi gentilmente concedida pelo colega e professor Maciel Cover. Antes de apresentar a entrevista é importante algumas considerações. Conheci esse jovem pesquisador quando os cursos de Educação do Campo de Arraias e Tocantinópolis, ambos da Universidade Federal do Tocantins, estavam na batalha para implantar a Escola da Terra em 2017. Na ocasião conversamos bastante sobre a necessidade de alcançar os professores que atuam em comunidades rurais, quilombolas e indígenas. De lá para cá, nos encontramos em Congressos e Encontros sobre a Escola da Terra. Nas conversas entre as atividades, o professor Maciel demonstrou uma sensibilidade e afinidade enorme com as comunidades vítimas da expropriação fundiária ocorrida no Brasil. Por essa razão, achei oportuno convidá-lo para participar desse projeto, onde procuro realizar o registro das memórias de indivíduos dedicados à Educação do Campo. Nessa entrevista, o Prof. Dr. Maciel Cover nos contou sobre seus estudos desde as primeiras experiências no curso de Pedagogia da Terra no Rio Grande do Sul até seu estágio de pós-doutoramento em Campinas-SP, assim como, seus primeiros passos na docência até sua atuação na UFT-Tocantinópolis. Então, espero que o leitor acompanhe a entrevista concedida por esse educador assumidamente militante em prol da Educação voltada para as comunidades campesinas brasileiras.
Downloads
References
Coelho, G. L. S. (2023). Educação do Campo no norte do Tocantins: relatos das experiências da Licenciatura em Educação do Campo na UFT. Rev. Bras. Educ. Camp., 8, e9934. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e9934
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 George Leonardo Coelho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).